Ubuntu 18lts ou outra distro?

IPPS

Power Member
Boas tardes pessoal.

Tinha aqui em casa um pisa papéis, resumidamente, o pior do mundo e a semana passada como vi uns SSDs em promoção comprei para recuperar o portátil.

É um asus k55vm sx026v já com mais de 6 anos.. Demorava 15min a ligar, 1min para abrir o browser :D

A ideia era, meter um SSD, 240gb, meter um novo SO.

O original era Windows 7. Eu instalei o Ubuntu 18 lts, correu tudo bem. (Queria instalar uma coisa leve e que o portátil não precisasse de puxar muito)

Agora a experimentar este SO aquilo parece que tem bugs. (A ligar ouve-se o som do portátil como se fosse a ligar, ecrã fica todo roxo durante uns segundos, depois volta a ficar preto durante uns segundos, volta-se a ouvir o som e depois o ecrã volta a ficar todo roxo mas já diz Ubuntu, isto não mas parece normal.. Outra, o menu das definições desapareceu, foi uma carga de trabalhos para voltar a meter aquilo no sítio a aparecer, um minuto depois de arranjado voltou a desaparecer... O browser que uso, Opera, quando maximizo perco acesso aos botões da barra superior, ficam por debaixo da barra do Ubuntu?!) Em uma hora cansei logo.

Eu não queria ir para o Windows 10 porque é pesado e ocupa ainda um grande espaço no disco. O windows 7 secalhar até se safava, não sei. Posso experimentar outras distribuições Linux que me recomendem.

O portátil é mais para browser e edição de documentos, o tipo de portátil para levar para o trabalho ou pra ter em casa e ir à net enquanto estou no sofá.

Pessoal, escrevi muito, desculpem lá. O que é que me recomendam?

Um bom fim-de-semana para todos
 
Boas tardes pessoal.

Tinha aqui em casa um pisa papéis, resumidamente, o pior do mundo e a semana passada como vi uns SSDs em promoção comprei para recuperar o portátil.

É um asus k55vm sx026v já com mais de 6 anos.. Demorava 15min a ligar, 1min para abrir o browser :D

A ideia era, meter um SSD, 240gb, meter um novo SO.

O original era Windows 7. Eu instalei o Ubuntu 18 lts, correu tudo bem. (Queria instalar uma coisa leve e que o portátil não precisasse de puxar muito)

Agora a experimentar este SO aquilo parece que tem bugs. (A ligar ouve-se o som do portátil como se fosse a ligar, ecrã fica todo roxo durante uns segundos, depois volta a ficar preto durante uns segundos, volta-se a ouvir o som e depois o ecrã volta a ficar todo roxo mas já diz Ubuntu, isto não mas parece normal.. Outra, o menu das definições desapareceu, foi uma carga de trabalhos para voltar a meter aquilo no sítio a aparecer, um minuto depois de arranjado voltou a desaparecer... O browser que uso, Opera, quando maximizo perco acesso aos botões da barra superior, ficam por debaixo da barra do Ubuntu?!) Em uma hora cansei logo.

Eu não queria ir para o Windows 10 porque é pesado e ocupa ainda um grande espaço no disco. O windows 7 secalhar até se safava, não sei. Posso experimentar outras distribuições Linux que me recomendem.

O portátil é mais para browser e edição de documentos, o tipo de portátil para levar para o trabalho ou pra ter em casa e ir à net enquanto estou no sofá.

Pessoal, escrevi muito, desculpem lá. O que é que me recomendam?

Um bom fim-de-semana para todos

Como instalaste live cd ou pen? Tens preferencia por algum ambiente de trabalho, xfce, kde, mate, cinnamon,etc?
 
Como instalaste live cd ou pen? Tens preferencia por algum ambiente de trabalho, xfce, kde, mate, cinnamon,etc?
Boas
Instalei com pen, a driver otica para cds nao está a funcionar...
Não tenho preferencia por nenhum ambiente de trabalho, só quero mesmo algo que o pc aguente bem sem problemas, que não tenha muitos bugs e que em termos de documentos e ficheiros seja compativel com windows. Não preciso de muito mais, se permitir costumizar o ambiente de trabalha também gostava. Obrigado
 
Como gravas na pen no Windows? Se sim utilizas o Rufus?

Aconselho o linuxmint, é só instalares e ficas com a maior parte dos programas que necessitas, out-of-the-box. O Ubuntu tem dado alguns bugs, li em vários foruns.

Mate https://mirrors.up.pt/pub/linuxmint/stable/19/linuxmint-19-mate-64bit-v2.iso

Cinnamon https://mirrors.up.pt/pub/linuxmint/stable/19/linuxmint-19-cinnamon-64bit-v2.iso

Xfce https://mirrors.up.pt/pub/linuxmint/stable/19/linuxmint-19-xfce-64bit-v2.iso

Depois diz por aqui qual escolheste e se ficou a funcionar.
 
Como gravas na pen no Windows? Se sim utilizas o Rufus?

Aconselho o linuxmint, é só instalares e ficas com a maior parte dos programas que necessitas, out-of-the-box. O Ubuntu tem dado alguns bugs, li em vários foruns.

Mate https://mirrors.up.pt/pub/linuxmint/stable/19/linuxmint-19-mate-64bit-v2.iso

Cinnamon https://mirrors.up.pt/pub/linuxmint/stable/19/linuxmint-19-cinnamon-64bit-v2.iso

Xfce https://mirrors.up.pt/pub/linuxmint/stable/19/linuxmint-19-xfce-64bit-v2.iso

Depois diz por aqui qual escolheste e se ficou a funcionar.
Obrigado, usei um programa identico com o nome de PowerISO. Vou ver quais sao as diferenças entre esses que me aconcelhas-te e amanhã tento instalar um e testo. :victory:

ps: tenho é um bocado de pena porque em si este OS não parece mau mas cada vez que ligo o computador pra uso normal tem lá os bugs e isso é que nao me deixa satisfeito...
 
Última edição:
Obrigado, usei um programa identico com o nome de PowerISO. Vou ver quais sao as diferenças entre esses que me aconcelhas-te e amanhã tento instalar um e testo. :victory:

ps: tenho é um bocado de pena porque em si este OS não parece mau mas cada vez que ligo o computador pra uso normal tem lá os bugs e isso é que nao me deixa satisfeito...

Mas ficas melhor servido com o LinuxMint, deriva do Ubuntu. Mas sem esses bugs que costumam aparecer.
 
Já estou a usar o linux mint cinnamon desde de manhã e ainda não encontrei nenhum bug ou falhas e é fácil de usar, estou a gostar bastante. Muito obrigado pela ajuda slblxs ;)
 
Os problmas que relatavam acima de ecra roxo , falta de paineis do opera. Devia de ser um problema gráfico provavelmente os drivers gráficos não ficaram bem instalados e não configurou bem nem o Plymouth nem a configuração do tamanho de monitor.

Se o computador tem menos de 4 GB RAM , a considerar o uso de LXDE.
 
Ubuntu
É interessante usar estas distribuição (distro) baseado no Debian, desde que se escolha um Desktop Environment (DE) diferente do original, que é muito pouco produtivo (na minha opinião). Usei desde 2006 e deixei de usar em 2011 exatamente devido ao lançamento do DE Unity. Quero um PC para trabalhar, não quero um tablet para usar com o rato... nem tenho tempo para andar a "arrumar" o que devia vir bem melhor preparado de raíz.

Mint
Passo em frente em relação ao Ubuntu, mas costumava ter um problema que é basear-se numa distro (Ubuntu) que por sua vez se baseia noutra (Debian). Fizeram um DE toto catita de origem, o Cinnamon, mas pode ser algo pesado para os laptops mais antigos. Deu problemas de segurança no passado recente, pois isso fez com que as atualizações do sistema e dos programas demorem anos! Parece que estão agora a tentar corrigir estes problemas, com a nova versão LMDE diretamente baseada em Debian. Uso desde 2011, mas estou a pensar deixar de usar este ano.

Manjaro
Neste último ano parece ser a nova estrela em ascensão (ver Distrowatch), baseada em Arch, e de origem com o DE leve e rápido XFCE. Ultrapassou as restantes distros por ter um sistema operativo sempre atualizado e onde não é preciso andar a fazer novas instalações de raíz com cada lançamento, sempre com as versões mais recentes do software, e finalmente um Arch que serve todo o público, desde novatos a veteranos em Linux.

Do que experimentei ainda esta semana, a nota mais negativa vai para um dos seus pontos fortes: sim, está sempre atualizado, mas isso é também feito à custa de updates forçados em momentos inoportunos, como aquando da instalação de um novo software via GUI, em que não podemos descartar as atualizações pendentes... (para essa estupidez há o Windows 10 Home) E eu não estou para andar a escrever linhas e linhas de comandos, quando o poderia, DEVERIA, poder fazer o mesmo com um clique! Daí que na Distrowatch tenham decidido que ainda não esteja 100% pronto para "Beginners".

NOTAS:
Todos são compatíveis com Live Medium, o que com portas USB 3.0 e PENs baratas que chegam facilmente aos 32 ou 64 GB e com boas velocidades de leitura e escrita que envergonham os HDD tradicionais, faz desta a melhor forma como mais gosto de usar Linux, pois não precisamos correr perigo de esbardalhar a GRUB quando fazemos instalações Dual-boot (o que se tornou mais provável com a super treta da Microsoft chamada UEFI aka. tentativa fútil de trocar a BIOS por algo que impeça outros SO no mesmo PC).

E dessa forma temos um SO completo e cheio de ferramentas úteis sempre à nossa disposição em qualquer computador, e sempre com as nossas definições e trabalho guardados. E ainda sobram uns generosos 80% da PEN disponíveis para transferir/backup muitos ficheiros.

Há quem prefira a instalação pura em Dual-Boot, como eu no passado. E há quem prefira SO virtuais, mas fica dependente do bom funcionamento da partição Windows, o que significa que em caso de problema ficam de mãos a abanar, sem nenhum SO.

Eu passei a preferir Windows no 1ª SSD, ficheiros num 2º disco maior, e uma PEN com um Linux Live USB.
Sendo que o que me está, para já, a impedir-me de passar em definitivo para o Manjaro é a negligência dos seus desenvolvedores para com esta solução, que resulta numa grande dor de cabeça para ter um Live USB perfeitamente funcional... obriga a gravações por exemplo com o Rufus no modo DD, o que inviabiliza uso do espaço que sobra na PEN.
 
Obrigado.. continuo a usar o Mint à quase meio ano e estou bastante satisfeito. Tenho outro pc com win10 que uso mais quando preciso de trabalhar ou jogar sendo que o Mint uso mais para browser, daí a nao dar grandes problemas..
 
Obrigado.. continuo a usar o Mint à quase meio ano e estou bastante satisfeito. Tenho outro pc com win10 que uso mais quando preciso de trabalhar ou jogar sendo que o Mint uso mais para browser, daí a nao dar grandes problemas..

Se não tens problemas, ótimo. Mantém o que tem sido útil e bom para ti.

Os meus alertas em relação ao Mint são a lentidão das atualizações, quer de software quer de segurança, que são alertas direcionados a quem está a escolher a distro. Por exemplo:

Drivers de som (alsa-lib) = 1.1.7
Manjaro e Ubuntu atualizados. Mint ainda com versão 1.1.3.

Firefox = 63.
Manjaro e Ubuntu atualizados. Mint ainda com versão 60.
NOTA: a vontade de sair do Mint foi fortemente causada por isto, pois esteve quase até 2018 a usar versões do Firefox de 2015. Inadmissível.

LibreOffice = 6.1.3.
Manjaro e Ubuntu atualizados. Mint ainda com versão 5.2.7.

Etc. Isto é só o mais óbvio e menos grave... Mas agora imagina as implicações deste atraso nas atualizações de segurança!
 
Pois eu cá uso o mesmo sistema em máquina desde 2014. Foi quando ganhei juízo e resolvi cumprir a velha máxima de programador - se está bem não mexas... Faz poucos dias deu-me o bichinho e fiz um novo sistema - remaster Lubuntu mas não tenho máquina para o instalar e tive de deixar em USB persistente...

As distribuições são todas boas óbviamente se queremos uma roca usamos um Slackware, se queremos muito controlo de dependências e velocidade um Gentoo, se queremos muitos pacotes um Debian, se queremos pacotes com muita revisão Fedora e Slackware. ... O bom velho Slackware está sempre à mão.

O Manjaro está na moda.

Todas as distros são boas pois o que conta é o Kernel e pacotes GPL.

Abraço.
 
Boas tardes pessoal.

Tinha aqui em casa um pisa papéis, resumidamente, o pior do mundo e a semana passada como vi uns SSDs em promoção comprei para recuperar o portátil.

É um asus k55vm sx026v já com mais de 6 anos.. Demorava 15min a ligar, 1min para abrir o browser :D

A ideia era, meter um SSD, 240gb, meter um novo SO.

O original era Windows 7. Eu instalei o Ubuntu 18 lts, correu tudo bem. (Queria instalar uma coisa leve e que o portátil não precisasse de puxar muito)

Agora a experimentar este SO aquilo parece que tem bugs. (A ligar ouve-se o som do portátil como se fosse a ligar, ecrã fica todo roxo durante uns segundos, depois volta a ficar preto durante uns segundos, volta-se a ouvir o som e depois o ecrã volta a ficar todo roxo mas já diz Ubuntu, isto não mas parece normal.. Outra, o menu das definições desapareceu, foi uma carga de trabalhos para voltar a meter aquilo no sítio a aparecer, um minuto depois de arranjado voltou a desaparecer... O browser que uso, Opera, quando maximizo perco acesso aos botões da barra superior, ficam por debaixo da barra do Ubuntu?!) Em uma hora cansei logo.

Eu não queria ir para o Windows 10 porque é pesado e ocupa ainda um grande espaço no disco. O windows 7 secalhar até se safava, não sei. Posso experimentar outras distribuições Linux que me recomendem.

O portátil é mais para browser e edição de documentos, o tipo de portátil para levar para o trabalho ou pra ter em casa e ir à net enquanto estou no sofá.

Pessoal, escrevi muito, desculpem lá. O que é que me recomendam?

Um bom fim-de-semana para todos

pisa papeis com 6 anos? tenho pc 12 anos é usado todo dia.

muda ssd, ram e cpu, lubuntu e siga.
 
Back
Topo