[Ubuntu - 32bits] Que kernel instalar em Amd64 ?

Gunn3r

Power Member
Olá a todos.

Gostava de saber qual é o melhor kernel para instalar num amd64 3000+. Tenho o Ubuntu 6.06 32bits com todos os updates e já tudo instalado, automatix, drivers nvidia, montes de software, etc.

O meu sistema funciona bem, é rapido mas estive a ver os Ubuntu foruns e recomendam instalar o kernel k7 para estes cpus pois com o normal 386 não se aproveita o cpu na sua totalidade, mas fiquei na duvida como fazer depois... tenho de instalar tudo de novo, todo o software ? ou só os drivers nvidia? Se me pudessem ajudar com um pequeno guia passo-a-passo agradecia imenso, já que sou muito noob em Linux mas adoro isto e quero aprender mais.

Além disso, para apenas ver no ecrã o kernel que temos instalado usa-se o comando "uname" ou "uname -a" ?

E para o grub não mostrar kernel's antigos, basta marcar com # à frente da linha ou posso apagar mesmo a referência ?

Obrigado pela ajuda
 
Olá a todos.

Gostava de saber qual é o melhor kernel para instalar num amd64 3000+. Tenho o Ubuntu 6.06 32bits com todos os updates e já tudo instalado, automatix, drivers nvidia, montes de software, etc.

O meu sistema funciona bem, é rapido mas estive a ver os Ubuntu foruns e recomendam instalar o kernel k7 para estes cpus pois com o normal 386 não se aproveita o cpu na sua totalidade, mas fiquei na duvida como fazer depois... tenho de instalar tudo de novo, todo o software ? ou só os drivers nvidia? Se me pudessem ajudar com um pequeno guia passo-a-passo agradecia imenso, já que sou muito noob em Linux mas adoro isto e quero aprender mais.

Basta ires ao Synaptic e procurares por linux-k7, vão-te aparecer dois resultados, linux-k7 e linux-k7-smp instalas o primeiro (linux-k7) e já está. O segundo kernel (linux-k7-smp) é para sistemas com mais que um processador e/ou com mais que um core.

Além disso, para apenas ver no ecrã o kernel que temos instalado usa-se o comando "uname" ou "uname -a" ?

uname -a

E para o grub não mostrar kernel's antigos, basta marcar com # à frente da linha ou posso apagar mesmo a referência ?

Obrigado pela ajuda

Basta adicionar um # no principio da linha dos kernels que não queres que apareçam, ficam como comentários e se no futuro quiseres voltar a arrancar aquele kernel é só retirar o #.
 
Muito obrigado pela dica e pelo link. Vou tratar disso hoje à noite.

Depois tenho de instalar os drivers nvidia outra vez pro novo kernel ?



Update : Ok, já instalei o novo kernel k7.
Notei foi uma ligeira diferença de perda de performance a fazer o boot dos serviços ao iniciar.
É normal? De resto está tudo ok. Posso remover versões antigas/ou que não queira do kernel ? por ex, agora tenho 3 versões no pc. Queria remover pelo menos a 2.6.15.23-386 que é o original e ficar com o 2.6.15.26-386. Como faço ?

Thx pelas dicas
 
Última edição:
Back
Topo