Ubuntu 5.04 is OUT

Eu ainda me fico pela RC..
Tenho o Ubuntu e o Kubuntu 5.04 RC Instalados e a 100% :P
Contém com mais um newbie-helper ;) :003: :x2:
 
Última edição:
Sou totalmente novato em linux. Qual a diferença (no Ubuntu) entre Hoary e Warty?

O que significa "repositórios"?

Obrigado.
 
paraver disse:
Sou totalmente novato em linux. Qual a diferença (no Ubuntu) entre Hoary e Warty?

O que significa "repositórios"?

Obrigado.

Warty é a versão 4.10 do Ubuntu, lançada em 2004 (daí o 4.) em Outubro (.10).

O Hoary é a última versão, lançada à poucos dias (dia 8) também chamada de 5.04 (Abril (.04) de 2005)

Repositórios, são endereços "especiais" onde se podem encontrar todos os programas, etc.. para uma dita distribuição, por assim dizer. Por exemplo, o ubuntu usa o sistema de pacotes .deb e o "instalador" apt-get. Ao escreveres o comando apt-get install xine, o apt-get iria automaticamente ligar-se aos repositórios defenidos na sua configuração, e caso existisse o programa "xine" (que existe), iria descarregá-lo automaticamente
(e também descarregar quaisquer outros programas (ou libraries) que este precisasse para funcionar), instalá-lo e configurá-lo minimamente de maneira a que estivesse pronto a funcionar.

Espero ter esclarecido.
Abraço.
Marcos.
 
Xeon3D disse:
Warty é a versão 4.10 do Ubuntu, lançada em 2004 (daí o 4.) em Outubro (.10).

O Hoary é a última versão, lançada à poucos dias (dia 8) também chamada de 5.04 (Abril (.04) de 2005)

Repositórios, são endereços "especiais" onde se podem encontrar todos os programas, etc.. para uma dita distribuição, por assim dizer. Por exemplo, o ubuntu usa o sistema de pacotes .deb e o "instalador" apt-get. Ao escreveres o comando apt-get install xine, o apt-get iria automaticamente ligar-se aos repositórios defenidos na sua configuração, e caso existisse o programa "xine" (que existe), iria descarregá-lo automaticamente
(e também descarregar quaisquer outros programas (ou libraries) que este precisasse para funcionar), instalá-lo e configurá-lo minimamente de maneira a que estivesse pronto a funcionar.

Espero ter esclarecido.
Abraço.
Marcos.

Obrigado pelas informações.

Sei que o KDE e Gnome são aplicações para o Gui, e por existem o Ubuntu e o kubuntu. Não é possível, por exemplo, no ubuntu instalar o kde?
 
Já tirei o ISO.
Espero q n haja problemas com o meu Virtual PC 2004 (o mandrake corria bem).
Algum conselho q um de vcs queira dar a um novo user de Ubuntu ?
Thanks.
 
blastarr disse:
Já tirei o ISO.
Espero q n haja problemas com o meu Virtual PC 2004 (o mandrake corria bem).
Algum conselho q um de vcs queira dar a um novo user de Ubuntu ?
Thanks.

Activa o universe e multiverse.

Acho que este é um bom sources.list

Código:
deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu hoary main restricted
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu hoary main restricted

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu hoary-updates main restricted
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu hoary-updates main restricted

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu hoary universe
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu hoary universe

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu hoary-security main restricted
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu hoary-security main restricted

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu hoary-security universe
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu hoary-security universe

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu hoary multiverse
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu hoary multiverse

#deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ unstable main

O marillat é para o w32codecs, libdvdcss2, MPlayer, etc.

Vê também este mini-guia:
http://www.ubuntuguide.org/

De resto, é Debian.

Quanto ao VirtualPC, não sei como corre. Penso que em linux não tens som, mas já não me lembro bem.
 
Última edição:
Bom, instalei o Ubuntu no VirtualPC 2004, embora só tenha chegado ao desktop à segunda instalação (mental note: desligar o suporte ACPI na Bios "virtual"), até me detectou o cool'n'nquiet (embora com o nome Powernow, q existia nos Athlon MP, se n estou enganado), placa de som virtual, actualizou pacotes via internet durante o install, the works..., tudo isto à velocidade da luz, enquanto via TV no Dscaler do XP, sem um único dropped frame :p
Mas tenho um problema.

Acho que a placa gráfica emulada pelo VPC é uma S3 Trio3D ou Virge de 4/8MB de RAM, o problema é q, ao entrar no ecrã de login, depois de um ecrã de pass/user já de si meio passado (parecia um jogo arcade dos anos 80, com cores trocadas, etc), chego a um desktop completamente "psicadélico", as cores estão tipo arco-íris de arcade anos 70, em fundo negro, o rato funciona e até seleciona áreas como normalmente faz no XP, e vêm-se algumas letras e ícones... :(
Maldita S3, depois de ter deitado aquela trio 64v+ de 1 mb (upgradeable para 2mb num socket da placa, hilarious) ao lixo há muitos anos atrás, voltou agora para me atormentar...

Será q tenho mesmo de ir para uma instalação "real" partilhada em dual-boot ?
Experts, heeeeeelp ! ;)
 
pah é assim: nada como uma "makina real" mas pk nao tentas o vmware? saiu a pouco o 5.pra na instalares tudo outra vez tenta com o live cd...
mas nada como o dualboot... vai nao vai inda mandas o windows as ortigas pk percebes k linux é melhor :)
 
Já uso linux desde os Red Hat 5.x e aínda n senti necessidade de mudar... por completo.
Para net/email já só uso linux, mas para outras coisas o windows é imprescindível para mim. O knoppix é excelente para tv/dvd/divx/mp3's.
Tb cheguei a usar o VMware 1.x, mas aínda estava pouco desenvolvido na altura.
 
Boas.

Instalei a última versão do Ubuntu. Nunca pensei que fosse encontrar tantos recursos num Linux.

Algumas questões:
1) aloquei à máquina virtual 450Mb de memória, mas quando faço logi e logout, essas operações são extremamente lentas (quando comparadas com o XP);
2) no Firefox que acompanha o Ubuntu, verifiquei que em «TOOLS» não existe o campo das "Options". Isso foi uma alteração no Ubuntu, o FF em Linux não tem esse campo?

Obrigado.
 
paraver disse:
Boas.
2) no Firefox que acompanha o Ubuntu, verifiquei que em «TOOLS» não existe o campo das "Options". Isso foi uma alteração no Ubuntu, o FF em Linux não tem esse campo?

Obrigado.

Está em "Preferencies"
 
Boas pessoal.

Segundo bem percebi, o Ubuntu tem como ambiente gráfico o GNOME.
Se eu quiser o Ubuntu com KDE tenho de sacar o Kubuntu, certo?

Alguem me pode fornecer o mirror para sacar o Kubuntu (caso esteja correcto)?

E já agora (naquela de mãos largas e tal) fornecer ai uma lista de "repositórios" para poder sacar posteriormente o que precisar com o apt-get.


Um abraço.
 
Condez disse:
Boas pessoal.

Segundo bem percebi, o Ubuntu tem como ambiente gráfico o GNOME.
Se eu quiser o Ubuntu com KDE tenho de sacar o Kubuntu, certo?

Alguem me pode fornecer o mirror para sacar o Kubuntu (caso esteja correcto)?

E já agora (naquela de mãos largas e tal) fornecer ai uma lista de "repositórios" para poder sacar posteriormente o que precisar com o apt-get.


Um abraço.

Tens aqui tudo o que queres saber:)
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=58079

Podes instalar o KDE no Ubuntu.
http://www.kubuntu.org.uk/

Curte:
http://www.kubuntu.org.uk/faq.php

I already have Ubuntu installed, how can I get Kubuntu?

1. Make sure you are using hoary in your /etc/apt/sources.list
2. apt-get install kubuntu-desktop

See InstallingKDE for a full explanation.
 
Back
Topo