UBUNTU 5.04 Tutoriais e discussão [56K WARNING]

[_Silence_] disse:
Tb me deu esse erro, mas passei ao comando seguinte e deu td bem. N sei se esse comando k dá erro é importante.....LOL
Eu alterei a entrada "nv" para "nvidia". Não estava a dar, voltei a pôr nv e instalou na boa.

Mas continuo sem mais que 1024x768.

Desinstalei o Xmms e o Mplayer, voltei a instalar e ficou tudo na mesma. Parece-me que não removeu nenhum dos ficheiros que tinha. "Raisparta" isto.

EDIT:para alterar a resolução do monitor alterei no xorg.conf, na parte do monitor, as frequências verticais e horizontais de acordo com o meu monitor. Supimpa já tá a 1280x1024. Tb não dá mais este tft.
 
Última edição:
Vocês estão imparáveis:)

Uma coisa para noobs:

Fazer isto:

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=22646

Vejam o primeiro post. Se fizerem aquele comando ficam com tudo instalado para verem divx etc etc.

Depois lêm esta thread toda. É preciso pq tb não aprenderam Windows num dia. Por mais ajuda que se dê ninguem consegue sem ler umas coisitas antes.
A seguir têm aqui a biblia:
http://ubuntuguide.org/

É facil de dar com tudo o que precisam.

Silence:
Dá para sacar tudo nacional mas aguenta ai os cavalos porque o ist está em baixo como te tinha dito.
Qd ele estiver outra vez a funcionar alteras e passas a sacar sempre nacional.
Hoje nas HH aproveita para actualizar tudo e correr o script para veres divx e afins.

A resolução eu tenho a 1280X1024 mas foi com ajuda. A ver se temos ajuda sobre isso. Não é muito complicado.

greven:
O Ubuntu tem lançamentos novos de 6 em 6 meses. O proximo é o 5.10 ou seja em Outubro de 2005. A seguir deve ser em abril de 2006.

Já anda ai o que eles fizeram até agora da nova versão que se vai chamar brezzy mas um passo de cada vez:)
 
Metro consegui fazer os updates pelos sites do IST ainda há pouco =) N devem estar down. Tb acrescentei o 1280x1024 no file de configs mas n deu nada =( foi logo a 1ª cena k tentei =(
 
[_Silence_] disse:
Metro consegui fazer os updates pelos sites do IST ainda há pouco =) N devem estar down. Tb acrescentei o 1280x1024 no file de configs mas n deu nada =( foi logo a 1ª cena k tentei =(

Sorry.
Realmente o IST já está bom.
Se colocares o sorces.list que colocas-te do link do meu post vais passar a ter updates só nacionais.
Se correres o script que eu coloquei no meu post ele vai alterar a tua sources.list para o que ele precisa. No fim tens que voltar a meter a sources antiga.

Sobre a resolução não sei como se faz. Já não me lembro. Vamos esperar por mais ajuda:)
 
Thx Metro. Engraçado, a minha resolução no Ubuntu é de 1280*960 de default e tenho uma ATI 9700Pro. Não tive que fazer nada, até estava nos 85Hz que é como o tenho no Windows.
 
Metro disse:
Sorry.
Realmente o IST já está bom.
Se colocares o sorces.list que colocas-te do link do meu post vais passar a ter updates só nacionais.
Se correres o script que eu coloquei no meu post ele vai alterar a tua sources.list para o que ele precisa. No fim tens que voltar a meter a sources antiga.

Sobre a resolução não sei como se faz. Já não me lembro. Vamos esperar por mais ajuda:)

Ya, já tinha feito à pouco os updates e deu nacional =)

Btw já toka MP3 e td =) Windows agora só mm pa jogos!! :D:D E o file server vai já comer com Ubuntu.
 
hellaxe disse:
Desinstalei o Xmms e o Mplayer, voltei a instalar e ficou tudo na mesma. Parece-me que não removeu nenhum dos ficheiros que tinha. "Raisparta" isto.
.

Vê lá se isto ajuda:

Does xmms crash or just freeze? Mine was just openinging up and freezing/hanging...Couldnt close it, and nothing would ever play. I fixed it by killing the process, opening xmms back up and going to options > preferences > Output Plugin and changed it to eSound Output Plugin and then everything worked. (Found this resolution somewhere on this board).

retirado daqui
 
Ontem à noite fiz pa lá kualker coisa k perdi o interface gráfco :S lololol Bem já tá a instalar de novo, tb n custa nada =)

Uma coisa psl, tenhu um Raid0 de 300Gb com Windows XP Pro SP1. O k preciso para ter Ubuntu instalado tb nesse Raid0 e ter tipo um menu no boot pa escolher XP ou Ubuntu? É k de momento tenhu o Linux no disco IDE de benchs :P

EDIT: Já tou na nova instalação, 1280x1024 já rula :) Cada vez tou a gostar mais do Linux :D
 
Última edição:
itsy disse:
Vê lá se isto ajuda:



retirado daqui

Ajudou -> Solved.

Agora o Mplayer tem problemas com o ALSA. Crasha aí. Se colocar OSS vê-se na boa mas na se ouve.
Então há que resolver a questão do ALSA, mas como? é a questão!!
Help please.
 
conselho d amigo. eskece esse raid.
a unica maneira k vi fazer foi meter linux > raid > windows... é preferivel 1 disco á parte.
(e á custa do raid perdi os dados tds... lol)
cumps
 
AndreAPL disse:
conselho d amigo. eskece esse raid.
a unica maneira k vi fazer foi meter linux > raid > windows... é preferivel 1 disco á parte.
(e á custa do raid perdi os dados tds... lol)
cumps

Ya, já eskeci lol, tive a ler com cada coisa k até metia medo :S

No A64 fika WIndows k é mais para jogos, Linux @ Fileserver (eMule, Web Browsing, iRC, MSN, etc....)

EDIT: Mais uma kestão, tenhu um disco IDE com o Ubuntu e um raid0 de dois discos com WIndows XP. Até agora para tar no Windows tinha o IDE desactivado e para estar no Ubuntu tinha os satas em raid0 desactivados. Se ligar os 2 haverá problema? Ou aparece alguma opção no boot pa escolher Linux ou Windows?
 
Última edição:
[_Silence_] disse:
Ya, já eskeci lol, tive a ler com cada coisa k até metia medo :S

No A64 fika WIndows k é mais para jogos, Linux @ Fileserver (eMule, Web Browsing, iRC, MSN, etc....)

EDIT: Mais uma kestão, tenhu um disco IDE com o Ubuntu e um raid0 de dois discos com WIndows XP. Até agora para tar no Windows tinha o IDE desactivado e para estar no Ubuntu tinha os satas em raid0 desactivados. Se ligar os 2 haverá problema? Ou aparece alguma opção no boot pa escolher Linux ou Windows?

ora aí está 1 boa kestao... mas n sei,como ele carrega o boot a partir do arranke da partiçao,isto é, no fundo em raid, tens 1 pekena partiçao pra boot k é possivel ler. n deve haver problemas. mas é confirmar :D k tiver essa config k ajude sff.
cumps
 
AndreAPL disse:
ora aí está 1 boa kestao... mas n sei,como ele carrega o boot a partir do arranke da partiçao,isto é, no fundo em raid, tens 1 pekena partiçao pra boot k é possivel ler. n deve haver problemas. mas é confirmar :D k tiver essa config k ajude sff.
cumps

Após alguma leitura parece k o Grub n suporta boot de OS's em sistemas Raid, pelo menos software raid. A solução foi usar o boot menu da DFI (k eu desconhecia lol), ou seja no arranke carrego em escape e aparece um menu k me pergunta o k kero bootar, ora ou escolho o IDE ou escolho o Raid, assim sem precisar de tar sempre a activar e desactivar discos.

Surgiume mais uma dúvida (uma no meio de mtas eheheh), aceder aos discos k estão em Raid0 (formatados em NTFS) pelo Linux. Já consegui o Linux fazer reconhecer as partições do raid, pelo menos aparecem no GParter, mas acederlhes ta kieto.
Para as tornar visiveis instalei o Device Mapper e o DMRaid e segui os passos desta thread: http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=2557&highlight=raid0

Mas surgem-me dois problema, como faço uma Mount Dir (será só uma pasta?) se é já o fiz, depois faço o ./activateraid como eles mandam e dáme isto - mount: special device dev/mapper/PARTIÇÃO X does not exist, isto para cada partição k meti no file Activateraid, e eu sei k essa partição existe pois o Mapper detecta-a. Alguem tem alguma ideia do k será? (Se tiver assim meio confuso posso tirar screen shots e postálos aki)
 
[_Silence_] disse:
Após alguma leitura parece k o Grub n suporta boot de OS's em sistemas Raid, pelo menos software raid. A solução foi usar o boot menu da DFI (k eu desconhecia lol), ou seja no arranke carrego em escape e aparece um menu k me pergunta o k kero bootar, ora ou escolho o IDE ou escolho o Raid, assim sem precisar de tar sempre a activar e desactivar discos.

Quem diria que algum dia te ajudei a dar o primeiro passo em Linux:)
Já sabes mais do que eu:)
Não te consigo ajudar nas tuas duvidas.

A questão do boot é dentro da BIOS ou nem entras na BIOS? Na BIOS podes selecionar a ordem do boot. É ai que mexes? Não percebi.
 
Metro disse:
Quem diria que algum dia te ajudei a dar o primeiro passo em Linux:)
Já sabes mais do que eu:)
Não te consigo ajudar nas tuas duvidas.

A questão do boot é dentro da BIOS ou nem entras na BIOS? Na BIOS podes selecionar a ordem do boot. É ai que mexes? Não percebi.


Eheheh Metro, ainda nada percebo disto, apenas perdi 2 tardes a exprimentar, concerteza sabes bem mais k eu, tenhu é umas duvidas mta dificeis :P

A cena do boot é exterior à bios, a DFI kuando faz post tem duas opções: Delete para entrar na bios e Escape para entrar no boot menu. Carregando no Escape aparece uma lista com os discos tds, drives de CD-Rom, diskettes e penso k pens USB tb, td o k fôr "bootável". Ora escolho o raid ora escolho o IDE, conforme se kero Windows ou Linux e ele nem reinicia segue logo po k escolhi. Simples e fácil =)
 
Back
Topo