Yupi! chegaram hoje os cd's do ubuntu encomendados online. demorou mas chegou! bem la vai começar a minha 1ª experiencia com Linux.. wish me luck
Bam, já posto a partir do ubuntu... Que maravilha, agora é que vai fôr... Vamos ver se consigo configurar o resto das coisas, tipo colunas 5.1, codecs, mula e afins... Obrigado malta por me darem a conhecer a liberdade...
Alg consegue usar programas k precisem de aceder por portas TCP? Já li k o Ubuntu vem com todas as TCP blokiadas de origem, mas n encontro meio de as abrir =(
$IFACE_INT = eth0 ou eth1 $IP_MACH = ip da máquina $PORTA = porta que queres abrir $IP_EXT = o teu ip externo Redirect $IP_EXT:$PORTA para $IP_MACH:$PORTA Se quiseres adicionar UDP na porta $PORTA era $IFACE_INT = eth0 ou eth1 $IP_MACH = ip da máquina $PORTA = porta que queres abrir $IP_EXT = o teu ip externo ps: li isto num forum...experimenta Depois podes fazer isto para ver se a porta ficou aberta: Anyway...man iptables ou lê isto 8o ou então deixa vir os peritos no assunto
Não tou a perceber nem a pergunta nem a resposta. Para que querem abrir portos dessa maneira? Só vale apena deixar portos abertos quando tens um serviço, do qual precisas, lá á escuta certo? Portanto é memo só lançar o serviço e se não quiseres usar o porto de omissão configuras o novo. Se tens uma regra no iptables ou que definiste num front-end que bloqueia o trafego do exterior tens que a retirar desse porto. Edit: por acaso agora até estou com curiosidade em saber em que alturas é que é necessário fazer aquilo que indicaste kidloco. Alguem me explica?
Para abrires a porta e fazeres port forwarding de tudo o que entrar por essa porta para o ip que quiseres.
Oh! silly me : / MENTAL NOTE: para a proxima a ver se não leio as coisas ás 3 pancadas e penso um bocadinho antes de escrever.
Já fiz mais uns progressos. De momento tenhu Ubuntu 5.04 a correr no meu "servidor", um Celeron 1700Mhzs com 512Mb de ram e uma Nvidia FX5200. Já meti os botões de back e foward do mouse a funcionar, aMule a funcionar com filtro pa IP's tugas, aMsn instalado, 3 discos montados e particionados, folding a correr como processo e mais umas coisitas. Este já fika pa 24/7 neste PC =) Btw last screen shot:
Depois de algum tempo lá consegui instalar o Ubuntu no VMWare, neste momento ate tou a responder a este topico atraves dele mas há uma coisa k reparei, no Windows XP eu uso o Netcount pra contabilizar o trafego k gasto e após ter efectuado alguns downloads atraves do Ubuntu no VMWare reparei que o netcount no Windows não contou nenhum desse trafego, existe alguma forma de contar o trafego produzido atraves do VMWare? É que dava jeito pra ter uma ideia senão posso ter uma surpresa na conta no fim do mes...
Como é que está a placa de rede no vmware? Bridged, NAT, Custom? Se não estou em erro, em windows ele cria dois dispositivos, vmnet1 e vmnet8 (Vê a opção manage networks no vmware). Se estiveres a usar um deles, vê se há a opção no Netcount. Nunca usei o netcount, por isso não posso ajudar mais.
Esta por NAT. Curiosamente depois de fazer reboot ao windows ja conta. enfim. Agora tenho outro problema, n consigo instalar pacotes. Faço sudo apt-get install amule por exemplo e ele diz que e impossivel encontrar o pacote, e acontece com qualquer coisa k tente instalar, desde kde, opera, etc, etc. Any idea?
Faz gedit /etc/apt/sources.list em modo Root e tira os cardinais atrás de cada URL k lá tá. Assim fikas com mais fontes pa sakar os files. Se mm assim o apt-get n der vai a System/Administration/Synaptic Package Manager e peskisa pelas packages k keres =)
Eu fiz isso e ele começou a dar uns erros meio malucos mas depois fiz apt-get update e resolveu o problema, ja instala pacotes. Thanks
E eu ando a tentar encontrar alguns programas ekivalentes aos do XP mas ta dificil, ainda me faltam algumas coisas tipo conversor de avi pra dvd como o Avixdvd, algo tipo virtual dub mod, etc. Felizmente ja me entendo com o GIMP.