1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

UBUNTU 5.04 Tutoriais e discussão [56K WARNING]

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Metro, 1 de Abril de 2005. (Respostas: 499; Visualizações: 37787)

1. Desordeiro

Desordeiro Power Member

Yupi! chegaram hoje os cd's do ubuntu encomendados online. :)

demorou mas chegou!

bem la vai começar a minha 1ª experiencia com Linux.. wish me luck

2. Bam, já posto a partir do ubuntu... Que maravilha, agora é que vai fôr... Vamos ver se consigo configurar o resto das coisas, tipo colunas 5.1, codecs, mula e afins... Obrigado malta por me darem a conhecer a liberdade...

3. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Alg consegue usar programas k precisem de aceder por portas TCP? Já li k o Ubuntu vem com todas as TCP blokiadas de origem, mas n encontro meio de as abrir =(

4. kidloco

kidloco Power Member

$IFACE_INT = eth0 ou eth1
    $IP_MACH = ip da máquina
    $PORTA = porta que queres abrir
    $IP_EXT = o teu ip externo

Redirect $IP_EXT:$PORTA para $IP_MACH:$PORTA

Se quiseres adicionar UDP na porta $PORTA era

$IFACE_INT = eth0 ou eth1
    $IP_MACH = ip da máquina
    $PORTA = porta que queres abrir
    $IP_EXT = o teu ip externo

ps: li isto num forum...experimenta

Depois podes fazer isto para ver se a porta ficou aberta:

Anyway...man iptables ou lê isto 8o ou então deixa vir os peritos no assunto :-D

Última edição: 12 de Agosto de 2005
  5. itsy

itsy Power Member

Não tou a perceber nem a pergunta nem a resposta. Para que querem abrir portos dessa maneira?

Só vale apena deixar portos abertos quando tens um serviço, do qual precisas, lá á escuta certo? Portanto é memo só lançar o serviço e se não quiseres usar o porto de omissão configuras o novo. Se tens uma regra no iptables ou que definiste num front-end que bloqueia o trafego do exterior tens que a retirar desse porto.

Edit: por acaso agora até estou com curiosidade em saber em que alturas é que é necessário fazer aquilo que indicaste kidloco. Alguem me explica?

Última edição: 12 de Agosto de 2005
  6. kidloco

kidloco Power Member

Para abrires a porta e fazeres port forwarding de tudo o que entrar por essa porta para o ip que quiseres.

7. itsy

itsy Power Member

Oh! silly me : /

MENTAL NOTE: para a proxima a ver se não leio as coisas ás 3 pancadas e penso um bocadinho antes
    de escrever.

8. kidloco

kidloco Power Member

Bebe um café que isso passa :D

9. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Thks kidloco, daki a pouco ja tento.

10. lammer.pt

lammer.pt Power Member

Se pagares os portes posso mandar-te. tenho x86 x86_64 e PPC. PM me. (são 5.04)

11. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Já fiz mais uns progressos. De momento tenhu Ubuntu 5.04 a correr no meu "servidor", um Celeron 1700Mhzs com 512Mb de ram e uma Nvidia FX5200.
    Já meti os botões de back e foward do mouse a funcionar, aMule a funcionar com filtro pa IP's tugas, aMsn instalado, 3 discos montados e particionados, folding a correr como processo e mais umas coisitas. Este já fika pa 24/7 neste PC =)

Btw last screen shot: [​IMG]

12. netscooter

netscooter I'm cool cuz I Fold

Depois de algum tempo lá consegui instalar o Ubuntu no VMWare, neste momento ate tou a responder a este topico atraves dele mas há uma coisa k reparei, no Windows XP eu uso o Netcount pra contabilizar o trafego k gasto e após ter efectuado alguns downloads atraves do Ubuntu no VMWare reparei que o netcount no Windows não contou nenhum desse trafego, existe alguma forma de contar o trafego produzido atraves do VMWare? É que dava jeito pra ter uma ideia senão posso ter uma surpresa na conta no fim do mes... :007:

13. Nazgulled

Nazgulled Power Member

esse trafego deve tar ser gasto atraves do processo do vmware, o netcount devia conta-lo na mesma...

14. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Como é que está a placa de rede no vmware?
    Bridged, NAT, Custom?

Se não estou em erro, em windows ele cria dois dispositivos, vmnet1 e vmnet8 (Vê a opção manage networks no vmware). Se estiveres a usar um deles, vê se há a opção no Netcount.

Nunca usei o netcount, por isso não posso ajudar mais.

15. netscooter

Esta por NAT. Curiosamente depois de fazer reboot ao windows ja conta. enfim.

Agora tenho outro problema, n consigo instalar pacotes. Faço sudo apt-get install amule por exemplo e ele diz que e impossivel encontrar o pacote, e acontece com qualquer coisa k tente instalar, desde kde, opera, etc, etc.

Any idea?

16. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Faz gedit /etc/apt/sources.list em modo Root e tira os cardinais atrás de cada URL k lá tá. Assim fikas com mais fontes pa sakar os files.
    Se mm assim o apt-get n der vai a System/Administration/Synaptic Package Manager e peskisa pelas packages k keres =)

17. netscooter

Eu fiz isso e ele começou a dar uns erros meio malucos mas depois fiz apt-get update e resolveu o problema, ja instala pacotes.

Thanks ;)

18. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Nice =)

Btw fiz mais um progresso, Bluetooth a funcionar no Linux =)

19. netscooter

E eu ando a tentar encontrar alguns programas ekivalentes aos do XP mas ta dificil, ainda me faltam algumas coisas tipo conversor de avi pra dvd como o Avixdvd, algo tipo virtual dub mod, etc.

Felizmente ja me entendo com o GIMP. :cool:

20. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Tenta o kino.

P.S. - Nunca o usei, só ouvi falar dele para editar video em Linux.