UBUNTU 5.04 Tutoriais e discussão [56K WARNING]

LionGreen disse:
Metro, qual é a versão do VMware que utilizas?
é que aparecem aqui varios tipos.....e não sei qual será o mais adequado :rolleyes:

Eu tenho o 4.5.2
O VMware 5 saiu hoje.
Tem que se ver o bicho. Tem uma cena fantástica. Dá para fazer videos de demonstração. Basicamente tudo o que está encima poderia ser um video:)

Tenho que ver.

Quanto a probelmas com o CD.
Vocês gravaram mesmo o cd ou estãoa usar a iso que sacaram. No VMware não precisam de gravar a iso. Podem usar a iso que t~em no disco:)
Vejam se selecionaram tudo como eu. Revejam as pics.
 
Eu estou a usar um cd gravado que me emprestaram, mas agora ja estou a sacar outravez mas so vou poder testar amanha.

Ja agora, podias fazer um video para demonstrar aqui ao pessoal:D
 
bururu disse:
Eu estou a usar um cd gravado que me emprestaram, mas agora ja estou a sacar outravez mas so vou poder testar amanha.

Ja agora, podias fazer um video para demonstrar aqui ao pessoal:D

Só dá para fazer no 5 e depois é preciso ter um aplicativo para isso correr.
Há umas coisas na net. Se encontrar coloco aqui.
Não é do Ubuntu ,as são interessantes tb:)
 
Oki já fiz a instalação toda do Ubuntu no VMware ;)
Mas agora queria saber se é possivel conectar-me á web....e como, já que no processo de instalação ele não foi capaz de configurar :p
 
Já consegui instalar o ubuntu atravez do vmware:)
Afinal o cd estava estragado.
Agora tenho uma ducida, eu tenho 3 partiçoes no disco, e instalei o ubuntu numa partiçao. Como é que eu faço para aceder as outras partiçoes?

EDIT: ja agora, ha alguma versao do grabit e do emule para linux?
 
Última edição:
LionGreen disse:
Oki já fiz a instalação toda do Ubuntu no VMware ;)
Mas agora queria saber se é possivel conectar-me á web....e como, já que no processo de instalação ele não foi capaz de configurar :p

No meu caso que tenho netcabo sempre que instalo alguma distro no VMware fico logo com net.
Se tens modem adsl é que a coisa é mais complicada:(
 
bururu disse:
Já consegui instalar o ubuntu atravez do vmware:)
Afinal o cd estava estragado.
Agora tenho uma ducida, eu tenho 3 partiçoes no disco, e instalei o ubuntu numa partiçao. Como é que eu faço para aceder as outras partiçoes?

Tens de montar as partições com o comando mount:

fazes fdisk /dev/hda e dps carregas em p, se não me engano, e ele mostra-te o mapa das partições daquele disco.
Depois basta fazeres:

mount <partição> /mnt/dir (tipicamente <partição> = /dev/hdax, em que o X é o número da partição que queres montar, mas vê no resultado do fdisk para veres qual é mm).
Tens de ter já a /mnt/dir criada, portanto não te esqueças disso.

Wops, agora é que reparei que instalaste no vmware, não sei se assim vai bombar.
Nunca experimentei essa treta.
Depois diz se funcionou ou não.
 
Última edição:
bururu disse:
Já consegui instalar o ubuntu atravez do vmware:)
Afinal o cd estava estragado.
Agora tenho uma ducida, eu tenho 3 partiçoes no disco, e instalei o ubuntu numa partiçao. Como é que eu faço para aceder as outras partiçoes?

EDIT: ja agora, ha alguma versao do grabit e do emule para linux?

Não precisavas de ter feito uma partição para instalar o Ubuntu no VMware.
Todos os avisos que aparecem é não ligar. Pensem sempre numa partição virtual. Se apagam a pasta da VM fica apagado. Com isso tb podem fazer uma cópia da pasta e muda-la de sitio. É o que o VMware tem de bom.

A ver se depois consigo instalar as VMTools que melhoram a performance da VM.
Mas vai demorar uns dias.:)
Para o emule à de certeza. Já não me recordo é como se chama.
Tens por exemplo este http://www.amule.org/ mas há mais.

O outro programa não sei qual é nem o que faz.

Esta noite estive de volta do Ubuntu.
Com o manual conseguem fazer muita mas mesmo muita coisa.
No final fiquei com o Totem marado mas deve ter solução.
Sempre o mesmo stress com a minha grafica (instalei num disco mesmo) que é uma ATI mas de resto está-se bem.

A primeira review do Ubuntu. Ainda não li.

http://forevergeek.com/articles/ubuntu_504_hoary_hedgehog_review.php
 
Eu só instalei o ubuntu numa partição a parte, porque por acaso tinha uma partição vazia, só por isso ;)

Mas eu so mesmo muito noob em linux, é a primeira vez que estou a mecher nisto. Nem instalar ficheiro tar.gz consigo LOL!

Eu queria era conseguir aceder as minhas outras partições......
 
Já fiz o fdisk /dev/hda, mas s+o me aparece as partiçoes criadas pelo ubuntu, as outras partições do disco não aparecem!
 
Não aparecem??
Uh ... estão no mm disco certo?
Experimenta /dev/hdb, se bem que não me parece que dê e se der, não faz sentido nenhum.
 
Como desbloquear a conta de root, já tentei todos os métodos que encontrei no google e pede-me sempre a pass de root qd faço sudo e nada.
HELP!!!!!!
 
COLD_WAR disse:
Como desbloquear a conta de root, já tentei todos os métodos que encontrei no google e pede-me sempre a pass de root qd faço sudo e nada.
HELP!!!!!!

É muito simples:)
É assim verdadeiramente não precisas de fazer nada, ou seja se escreves sudo ...... ficas como root.
Não podes no login meter como root se é isso que queres fazer:)
Mas podes em qq consola meter sudo apt-get update e ele pede a password. Metes a do user que crias-te. Ficas como root.
Se queres usar o su... ai fazes o seguinte numa consola

sudo passwd
A seguir aparece-te para escreveres a password do root e então deixas de fazer sempre sudo qq coisa.
Fa zes su
Escreves a password do root que escolheste e depois é sempre a abir.

Vê o user guide do ubuntu.
Poucas questões ficaram por responder:)
 
Última edição:
bururu disse:
Já fiz o fdisk /dev/hda, mas s+o me aparece as partiçoes criadas pelo ubuntu, as outras partições do disco não aparecem!

Mas tu instalas-te o Ubuntu num disco "real" ou num "Virtual"?
Se foi num virtual, crias-te as outras partições durante o installer do Ubuntu, ou já existiam?

Se foi numa partição de um disco real, é normal não veres as outras partições. O Vmware está a ver essa partição como um disco unico.
 
LionGreen disse:
Oki já fiz a instalação toda do Ubuntu no VMware ;)
Mas agora queria saber se é possivel conectar-me á web....e como, já que no processo de instalação ele não foi capaz de configurar :p

Como é que tens a configuração de rede no Vmware? Bridged? NAT? Tens o Dhcp service (do vmware) ligado? ip fixo?

Um ifconfig na linha de comandos, o que te dá?
 
Back
Topo