UBUNTU 5.04 Tutoriais e discussão [56K WARNING]

Optimo, menos mal, é que, pelo menos com a Mandriva, os CDs encomendados possuem drivers ATI/nvidia e um monte de software proprietario já instalado de base, sempre é mais completo que a versão download.
 
Uma dúvida:

Tentei instalar o Mplayer pela source. Deu bronca pq me esqueci do GUI.
Agora queria recompliar e instalar com o gmplayer e qdo faço "make" diz que não há nada para fazer!!!
Presumo que os ficheiro que criou estejam em /tmp , certo?
Posso apagar tudo o que esteja na /tmp sem prejudicar nada do sistema, não é verdade?
 
hellaxe disse:
Uma dúvida:

Tentei instalar o Mplayer pela source. Deu bronca pq me esqueci do GUI.
Agora queria recompliar e instalar com o gmplayer e qdo faço "make" diz que não há nada para fazer!!!
Presumo que os ficheiro que criou estejam em /tmp , certo?
Posso apagar tudo o que esteja na /tmp sem prejudicar nada do sistema, não é verdade?

make clean apaga-te os ficheiros gerados pela compilação (os .o's, executaveis, etc), mas presumo que o que queiras é desinstalar a instalação anterior, vê se tens um target uninstall: make uninstall. Para veres os targets disponiveis podes sempre abrir a makefile.
 
Última edição:
Pa ... instalei esta maravilha ... vim ver isto dp de uns meses fixes de gentoo e os graficos da tipo granulado ... graficos = desktop, etc..

Alguem sabe resolver isso ? Eu ainda na fui ver o xorg.conf nem vi se ja tinha os ultimos drivers, mas axo mt eskizo ... só me acontece isso mesmo no ubunto ... nem Mepis, nem Gentoo, nem Yoper ... *cof* nem OS X x86 *cof* nem nada :S
 
itsy disse:
make clean apaga-te os ficheiros gerados pela compilação (os .o's, executaveis, etc), mas presumo que o que queiras é desinstalar a instalação anterior, vê se tens um target uninstall: make uninstall. Para veres os targets disponiveis podes sempre abrir a makefile.

Pois é sou mesmo nabo.

Agora para desinstalar tudo vai ser lixado. mas akilo não ten nenhum script uninstall. Já tentei o make uninstall e não deu.


Outra coisa:
Sou eu ou para ouvir, no xmms ou no mplayer, alguma coisa tenho de por tudo em "esd". o alsa dá bronca. já vi uns how to no forum deles e não percebi nada. pedem para reconfigurar ficheiros do alsa que não tenho. >(
 
Madril disse:
Pa ... instalei esta maravilha ... vim ver isto dp de uns meses fixes de gentoo e os graficos da tipo granulado ... graficos = desktop, etc..

Alguem sabe resolver isso ? Eu ainda na fui ver o xorg.conf nem vi se ja tinha os ultimos drivers, mas axo mt eskizo ... só me acontece isso mesmo no ubunto ... nem Mepis, nem Gentoo, nem Yoper ... *cof* nem OS X x86 *cof* nem nada :S

Granulado? De certeza que isso está a usar os drivers certos? Tenta ver como está o AA das fontes.
 
hellaxe disse:
Pois é sou mesmo nabo.

Agora para desinstalar tudo vai ser lixado. mas akilo não ten nenhum script uninstall. Já tentei o make uninstall e não deu.


Outra coisa:
Sou eu ou para ouvir, no xmms ou no mplayer, alguma coisa tenho de por tudo em "esd". o alsa dá bronca. já vi uns how to no forum deles e não percebi nada. pedem para reconfigurar ficheiros do alsa que não tenho. >(

Perdias muito menos tempo com um reinstal e só corrias aquele script.
Ficas com tudo 5 estrelas:)
 
Metro disse:
Perdias muito menos tempo com um reinstal e só corrias aquele script.
Ficas com tudo 5 estrelas:)

Ó Metro não estou para estar sempre a instalar o SO sempre que há um problema.
Resolvendo-os é que aprendemos, não é?
já agora o teu alsa funciona certinho?
 
hellaxe disse:
Ó Metro não estou para estar sempre a instalar o SO sempre que há um problema.
Resolvendo-os é que aprendemos, não é?
já agora o teu alsa funciona certinho?

Tens razão. Não se deve andar sempre a reinstalar. Foi só uma sugestão.

Por aqui tudo funciona bem.
 
Bom o alsa e o mplayer e o xmms já funcionam bem. Razão não sei. Instalei umas libs que estavam num how-to no forum deles e da vez seguinte que arranquei com o ubuntu já funcionava com alsa.
Mas há alguns codecs que me devem faltar pq alguns ficheiros não abre pq dá erro na descompresão dos codecs de som. :004: .

< SOLVED >

Outra história. O samba. Eu pensava que sabia alguma coisita disto mas......... consigo fazer um browse á minha rede vejo os outros pc c XP e CC e Os outros Win based e este não está no networking.

Já fiz samba restart e dá sempre "fail". any ideas.?

RESPOSTA: TINHA UM PROBLEMA COM O NOME DA MÁQUINA NO smb.conf.
 
Última edição:
Mplayer 1.0pre7

Na tentativa de compilar esta versão em GUI surgiu-me isto:

Código:
Checking for gethostbyname2 ... yes
Checking for GUI ... yes
Checking for XShape extension ... yes
Checking for GTK version ...
Error: The GUI requires GTK devel packages (which were not found).

Check "configure.log" if you do not understand why it failed.

Pois bem fui ao "configure.log" e deu isto (ou seja, nada de especial e nenhuma info):
Código:
ldd /tmp/mplayer-conf-4156-18987.o
		libXext.so.6 => /usr/X11R6/lib/libXext.so.6 (0xb7fcf000)
	libX11.so.6 => /usr/X11R6/lib/libX11.so.6 (0xb7f0a000)
	libnsl.so.1 => /lib/tls/i686/cmov/libnsl.so.1 (0xb7ef6000)
	libc.so.6 => /lib/tls/i686/cmov/libc.so.6 (0xb7dc8000)
	libdl.so.2 => /lib/tls/i686/cmov/libdl.so.2 (0xb7dc5000)
	/lib/ld-linux.so.2 => /lib/ld-linux.so.2 (0xb7feb000)

Result is: yes
##########################################

============ Checking for GTK version ============

Nota: só está aqui a parte do ficheiro que interessa.

já instalei o gtk2-engines-dev e continua na mesma.

Qual será o *-dev que pretende estou a zero. no site deles não tem nada
 
hellaxe disse:
Nota: só está aqui a parte do ficheiro que interessa.

já instalei o gtk2-engines-dev e continua na mesma.

Qual será o *-dev que pretende estou a zero. no site deles não tem nada

Tenta:
apt-get install libgtk2.0-dev

Se não der, tenta libgtk1.2-dev
 
Thanks Nemessis.
Acabei por ver essa informação logo depois de postar aqui.
já está instalado mas não arranca porque falta o skin e fontes.
Só amanhã de tarde é que tenho tempo para o resto.

Já agora: o Totem deixou de dar. Isto não se aguenta :004: .
 
Bom isto já funciona, foi só meter um skin e as fontes na directoria certa.
Resolve os problemas que tinha com a release pre6 que está nos repositórios.
Mas...........há sempre a bosta de um mas........... não faz full screen pq na compilação o desgraçado não compilou com o driver "xv" para o video output.

Não sei como fazer isso e na documentação deles tb não existe nada.
Ideias precisam-se. :009:


NOTA: Para mim é o melhor media player mas já está a mais esta instalação. Deveria ser mais simples.
 
acrobat disse:
pra kem kiser ir experimentando , saiu o Ubuntu 5.10 (Breezy Badger) Colony CD 4 em : http://cdimage.ubuntu.com/releases/breezy/colony-4/

parece ke esta é a ultima antes da RC

Tentei instalar a versão amd64 e bloqueou depois do reboot:(
Saquei a versão i386 e já deu bem.
Ainda não explorei e não tenho codecs nem afins instalados. Espero que eles rapidamnete tenham um script para isso.
Para já tem duas ou três coisitas interessantes. Depois de ter o blackports para o breezy a coisa vai:)
 
Hum... que consinhas novas isso tem Metro ? eu agora não mudo até sair a final porque tenho tudo configuradinho e tal no Hoary :) Isso não traz o Gnome 2.12 pois não ? Porque traz umas coisitas engraçadas :) enfim quais são as mudanças mais notórias ? se continuarem como sempre vai sair excelente na mesma :D lá vão eles ter de mandar outros cds em Outubro :P
 
QuickFire disse:
Hum... que consinhas novas isso tem Metro ? eu agora não mudo até sair a final porque tenho tudo configuradinho e tal no Hoary :) Isso não traz o Gnome 2.12 pois não ? Porque traz umas coisitas engraçadas :) enfim quais são as mudanças mais notórias ? se continuarem como sempre vai sair excelente na mesma :D lá vão eles ter de mandar outros cds em Outubro :P

Ainda vi muito pouco. Amanha pesquiso melhor.
Trás por exemplo mais uma opção que é a de colocar shortcuts no desktop além do que já dava que era na barra. São pequenas coisas que para um noob como eu dão jeito que estejam assim à mão.
A outra coisa que vi foi o disk manager. Pareceu-me porreiro tb.
Tenho tb muito interesse em ver o open office 2.0 e principalmente o programa de bases de dados. Já agora se tiverem feedback sobre isso digam qq coisa:)

Como ainda não vejo que o backports esteja disponivel nem me vou dar ao trabalho de meter lá umas coisas:)
Vou só ver e ter o pc a foldar como é obvio.

De qq forma é como disseste o Ubuntu só pode melhorar e o 5.04 já estava bom.
A maior limitação que é uma limitação das marcas e não do Ubuntu são os drivers. Ter dual display com facilidade, ter os botões todos do rato a funcionar e afins.
Mas é cada vez mais uma alternativa e eu que não jogo (e se jogasse provavelmente compraria uma consola) continuo a preparar-me para dizer adeus ao Windows:)
 
Na minha opinião, lançamentos de 6 em 6 meses não é tempo suficiente para poder criar e testar novas features, daí nunca haver grandes diferenças significativas de versão para versão, apenas software numa versão mais recente. Mas é só a minha opinião. :)
 
Back
Topo