UBUNTU 5.10 Tutoriais e discussão [56K WARNING]

eh pah que melão... Não há flash-player para x86_64>(

PS: ouvi dizer que existia steam e o HL2 para linux, mas aonde? no steampowered só tem instaler para windows...
 
Última edição:
experimentei ontem pela primeira vez o ubuntu, e posso desde ja dizer que o estou a achar bem superior ao fedora, pelo menos para a utilização que eu faço disto.
mas tenho algumas questões:

1- o unico rato PS2 que aqui tenho para aquele pc está completamente marado, eu la lhe dei uma limpeza geral, e ele agora esta minimamente aceitavel, mas com o tempo volta ao mesmo.
mas, eu naquele pc, tenho estado a usar um rato que trabalha pela porta de serie, rato esse que o ubuntu não detecta. alguém sabe o que pode ser?

2- ja sei que posso instalar coisas com o apt-get (ja instalei o gcc e o kate assim) mas, gostava de saber que pacotes devo instalar para poder passar a usar o KDE, em vez do Gnome.
é que, estou muito mais habituado a KDE, e, apesar do Gnome no Ubuntu até vir bastante apresentavel, pelo menos gostava de manter a opção KDE.

de momento, é so.
se alguém me puder ajudar, agradecia.
 
No ponto 1. (hardway) basta editares o /etc/X11/xorg.conf e procura a parte do mouse, muda para a respectiva porta (/dev/ttySx (x=nr d porta com)).
No ponto 2. ,maneira mais directa, podes fazer o apt-get install kubuntu-desktop.

cumps
 
Última edição:
obrigado desde ja ;)
o rato esta a bombar.
agora surgiu-me um problema com o apt-get, que é o facto de não ter permissões para abrir um ficheiro.
é preciso correr a consola em algum "super-user" mode? ou é so azelhice?
 
tens que correr com o sudo.

sudo apt-get update.
Ele depois pede a pass.
A seguir
sudo apt-get dist-upgrade

Para instalar programas usa o synaptic. É mais simples e alguns programas é preferivel:)
 
Sem updates há muito tempo

Sou eu que tenho problemas ou não há updates para o Breezy há mais de 2 meses?
Tenho os repositórios do ftp do IST.
 
O breezy não é suposto ter updates ... só a erros criticos :D

Updates só com o Drapper Drake.

Isto não é como o Gentoo :D
 
Madril disse:
O breezy não é suposto ter updates ... só a erros criticos :D

Updates só com o Drapper Drake.

Isto não é como o Gentoo :D
Eu estava a referir-me a essas. No fórum oficial está lá uma carrada de updates para o kernel e eu não tenho nada no "show updates".
Esquisito não?
 
deve de ser por causa dos repositórios ... instala o automatix que ele tem carradas de repositórios ... e aí sim vais ver os updates a "vir ao de cima"
 
Morpheus disse:
deve de ser por causa dos repositórios ... instala o automatix que ele tem carradas de repositórios ... e aí sim vais ver os updates a "vir ao de cima"
Tentei uma vez o automatix e não gostei.
Prefiro à lá mano.
 
É preciso ter atenção ao Automatix ... é um script que n corre totalmente livre de erros ... já não é a 1ª vez que tenho de repetir a instalação de certos "componentes" por causa do automatix ter dado erro e caput fechou sem dar cavaco...

Concordo com o facto de ser mto mais 1337 fazer à mão, mas se tiveres os repositórios que eu tenho duvido que tenhas falta de alguma coisa (tenho prai uns 60) todavia claro está se queres ter um maior controlo sobre aquilo que sacar aconselho-te a fazeres o comment à maior parte dos repositórios que o automatix mete...

Podes n gostar do script mas se for para ter os repositórios mete o gajo, corre mas n instales nada...
 
Morpheus, achas 1337 usar o Ubuntu, seja fazer à mão ou não? LOL

Que eu saiba, Ubuntu em nenhuma circunstância é 1337...
Eu cá experimentei Ubuntu, curti alguns detalhes, mas depressa me fartei e achei limitado... É mesmo uma distro para aprendizagem, ou para quem quer um sistema que nao seja windows e nao dê trabalho nenhum... não se aprende grande coisa a mexer em Ubuntu!

Neste momento, estou a usar Slack (ja uso ha muito tempo), e tou em testes com Fedora Core 5 e Gentoo.
 
Ubuntu também não é de aprendizagem.

De aprendizagem é MEPIS....

Ubuntu é uma distribuição normal... também não percebo os gajos que andam sempre atrás do que é mais g33k, qual é o objectivo disso? pôr a cabeça em água a um gajo?

É que aprender acaba-se sempre por aprender, seja num gentoo, seja em ubuntu. Não é preciso terem de demorar 10 horas numa instalação para aprenderem alguma coisa...

Enfim... é o que eu penso..
 
Última edição:
vbmaster, não é durante a instalação que aprendes....

Muitas pessoas nem sabem configurar uma placa de som, quando EM GERAL é só fazer alsaconf, mas como já vem tudo.... se um dia não configura andam às voltas. Isto é só um exemplo de uma coisa simples para quem necessitou de instalar a 1ª vez.
Ubuntu tem tudo tão facilitado que não dá grande margem de aprendizagem. Acredita que uso Slack há algum tempo e não acho assim tão geek ou isso. Até acho acessível, apenas requer um pouco mais de tempo.

Caso não saibas, há instalações que demoram bem mais de 10h, como é o caso do Gentoo, que compila tudo de forma a ficar optimizado a 100% para o sistema do computador. O Slackware ainda demora menos que o Ubuntu a instalar.

Outra coisa, não compares a estabilidade e qualidade duma distro tipo Slackware comparado com um Ubuntu. O Ubunto é muito limitado. Tentei actualizar uns programas no Ubuntu e isso sim, deu trabalho, devido à tanga de dependências que tinha, que me obrigou a sacar sources de uma data de libs para pôr a funcionar, o que fez com que outros programas começassem a dar conflitos. Nunca me aconteceu tal coisa no Slack. O Ubunto foi considerado a distro do ano, devido à sua facilidade, tendo em conta que não sacrifica muita qualidade, até é bastante decente. Claro que quem procura obter algo mais de uma distro Linux, Ubuntu não é a escolha... Slackware demora muito a configurar inicialmente, mas depois de configurado devidamente, nunca mais te chateias, nunca mais tens qualquer problema. Quem diz Slack, diz outras do género :)

Percebeste melhor o motivo de utilizar distros mais avançadas?
 
O problema é perceber algumas das definições que nos são pedidas de início na instalação, para que depois já nada falhe, como tu dizes...
 
Back
Topo