Ubuntu 6.06 + SATA 2

Gunn3r

Power Member
Boas a todos.
Precisava de uma ajudinha. eu tenho andado a testar o ubuntu 5.10 ainda e como vou instalar o ubuntu 6.06 num disco alternativo ao do windows (usando o bootloader da motherboard) precisava de saber se o mesmo detecta e monta automaticamente discos sata 2. É que estou a pensar comprar mais um disco de 80GB seagate. Eu sou ultramegan00b nisto de linux e há muita cena que eu nao percebo, nomeadamente o mount de discos e drives.
É que a minha duvida prende-se com o facto de o ubuntu 5.10 que eu uso como live cd não detectar o meu disco de 80 SATA 2 onde tenho o windows.
Aparece no gestor de Ficheiros um simbolo de disco rigido a dizer filesystem mas nao consigo aceder. Se for ao "device manager" o disco está lá, é detectado e aparece como read only. Está em NTFS.
Mas por ex, se eu ligar o meu disco externo PATA em NTFS, ele já detecta tudo na boa e acede.
Como posso aceder (ou em que directoria) está os dados do meu disco windows ? Ando mesmo à nora com isto, mas são os anos como Win user a pesar.

Outra cena, para sacar de algo que não esteja nos repositorios da Debian (ou nacional) usa-se o comando "wget + endereço web do package" não é ? e depois o tal "sudo apt-get +qq coisa".

Thx por toda a ajuda e ou links para sites de "Linux - Ubuntu for very very Dummy People".

Ubuntu Rox !
 
try

Boas.. eu de Linux nada sei, mas mesmo assim vou tentar ajudar..
Penso que no caso de não conseguires aceder ao teu disco que tem o windows instalado tens que fazer o seguinte.

primeiro que tudo suponho que a partição do windows esteja em hda1 logo

no terminal fazes :

cd /mnt
mkdir windows
mount /dev/hda1 /mnt/windows -t vfat

agora basta fazeres cd windows e podes acessar a tudo, julgo eu d que, pelo menos foi assim que aprendi..


ps : vfat - >

Short for Virtual File Allocation Table, a virtual installable files system driver used in Windows for Workgroups and Windows 95. VFAT operates in protected mode and serves as an interface between applications and the File Allocation Table (FAT).

espero ter ajudado, abraço [ ]:-D
 
Back
Topo