Ubuntu 6.10 - Monitor Laptop negro!

xokos

Banido
Olá,
Peço desde jà desculpa se posto no sitio errado mas andei a procura pelo forúm e n encontrei nada que me ajuda-se.

A questao é a seguinte,acabo de instalar o Ubuntu 6.10 num portátil Acer com placa gráfica ATI x700,mas quando xega ao menu de login o monitor fica negro e n posso ver nada.Passa com o live cd tmb,so posso ver s ligo o portatil a outro monitor externo,ai funciona sem problemas.


Alguma sugestao ou ajuda?Agradecido desde já...

Specs do portátil:
Intel Centrino 2.0 - 533FSB / 1GB RAM / ATI x700 / 100GB Disco (Part1:Windows XP MediaCenter,Part2: Docs,Part3:Linux)
 
Isso deve-se a um problema no 6.10 e as placas X700. Faz o seguinte:

Reinicia o pc, e no ecra onde escolhes o SO, escolhe a opção de Recuperação (safe mode ou uma coisa assim ) e dps de ele inicializar, vais ficar numa linha de comandos.

Altera o ficheiro xorg.conf:

nano /etc/X11/xorg.conf

Na section "Device" vais ter uma opção a dizer Driver , mete "vesa" nessa opção.

Ctrl + o para gravar, ctrl + x para sair.

Reinicia e ja deves ter :)
 
Isso deve-se a um problema no 6.10 e as placas X700. Faz o seguinte:

Reinicia o pc, e no ecra onde escolhes o SO, escolhe a opção de Recuperação (safe mode ou uma coisa assim ) e dps de ele inicializar, vais ficar numa linha de comandos.

Altera o ficheiro xorg.conf:

nano /etc/X11/xorg.conf

Na section "Device" vais ter uma opção a dizer Driver , mete "vesa" nessa opção.

Ctrl + o para gravar, ctrl + x para sair.

Reinicia e ja deves ter :)

Ja fiz isto mas segue igual :( mudei o k dissest...tinha "ati" mudei para "vesa",mas nada igual :(
a alguma outra maneira?

E k apesar d n ser *unix user tenho ido testado de vez em knd este e akele e esta ta exelente...
 
Ja fiz isto mas segue igual :( mudei o k dissest...tinha "ati" mudei para "vesa",mas nada igual :(
a alguma outra maneira?

E k apesar d n ser *unix user tenho ido testado de vez em knd este e akele e esta ta exelente...

Quando o teu ecra fica negro, tenta pressionar as teclas Fn+F10 e vê o ,acontece...

Li em algum lado que pode ser um problema com a configuração da placa e falava que para corrigir esse problema terias que fazer o download da pagina ATI do Driver Installer Aplication, e esse programa ao instalar o modulo fglrx corrigiria esse programa....
Se ja tiveres instalado usar 'fglrx' em vez de 'vesa' ou 'ati'...

Tenta, não custa nada tentar... Site dos divers e informações em:
http://ati.amd.com/support/drivers/linux/linux-radeon.html

Abraço.
 
Ontem andei pela pagina da GuiaUbuntu e era pra instalar as driveres da ati(mas essas supostamente ja tenho)tmb vi da 'fglrx' mas claro,como n sabia,n mexi...
Como posso saber se tenho instaladas as 'fglrx'?
 
Ontem andei pela pagina da GuiaUbuntu e era pra instalar as driveres da ati(mas essas supostamente ja tenho)tmb vi da 'fglrx' mas claro,como n sabia,n mexi...
Como posso saber se tenho instaladas as 'fglrx'?

Normalmente dá deves ter instalado, mas faz o que te disse... tentar ver se o Fn+F10 te restaura o ecra para que possas pelo menos ver se tens acesso ao modo grafico....
 
Fn+F10 = No efect,n faz nada...

Agora cada vez k faxo nano /etc/x11/xorg.conf no modo de recupraxao o fixeiro aparece-me vazio...mesmo no modo grafico na consola a fazer: sudo gedit /etc/x11/xorg.conf tmb me aparece vazio.Ja fiz procurar pelo fixeiro xorg.conf mas o que me e so de leitura e esta em /etc/x11/ - Este sim ta completo.
 
Fn+F10 = No efect,n faz nada...

Agora cada vez k faxo nano /etc/x11/xorg.conf no modo de recupraxao o fixeiro aparece-me vazio...mesmo no modo grafico na consola a fazer: sudo gedit /etc/x11/xorg.conf tmb me aparece vazio.Ja fiz procurar pelo fixeiro xorg.conf mas o que me e so de leitura e esta em /etc/x11/ - Este sim ta completo.


Da uma vista de olhos:
http://www2.ati.com/drivers/linux/linux_8.12.10.html
http://www.linuxquestions.org/questions/showthread.php?p=2480606
pode ser que ajude...
 
precisas de permissões para alterar e um editor de consola, por isso usa :

sudo nano /etc/X11/xorg.conf

atenção que o X é maiúsculo.
 
Boas.

Queria esperimentar este linux num Mac G3 aqui de casa. Tenho o cdLive 6.10 gravado contudo ele ao arrancar acho que arranca com uma resolução superior ao compativel ao Mac. Logo tive que meter um CRT para poder funcionar.
Agora as minhas duvidas são:

1-Para instalar o SO no disco da de igual forma o mesmo CD? Se der como faço.
2-Como posso resolver a questão de resolução. Ele quando passa para o terminal? Linha de comando? (Não sei o nome que se da no linux) apaga logo. Sera da resolução mesmo? :/ Não me parece..... Ou tambem é a mesma cena dos drivers da ATI?
 
E assim para a resolucao podes mudar knd arrancas o livecd,aparece-te um menu na parte de baixo,prime a tecla Fxx que tem VGA a frente e mda pra res. que queres.
Para instalar corres o livecd e knd tiver carregado aparecet a opxao para instalar no ambiente de trabalho,e clikar e ja ta :)

Sobre as driveres se dps de instalado(ou no live cd n poderes resolver mudando a resoluxao no menu de inicia) n poderes ver o monitor teras que utilizar o outro monitor(foi o k fiz eu,n sei s ha alguma outra maneira :( )

Que placa grafica tens?Ves a k tens e dps vai a guiaubuntut.org e procura na secçao hardware a tua placa grafica.Dps na consola segues os passos que diz la...

EDIT:Outra coisa,n sei como e o mac,mas ve s nas opxoes da board(s e k tem)s n podes iniciar com dois monitores a dar o mm(o do portatil e externo)dessa forma podes aceder ao recovery no inicio.O externo deveria seguir a funcionar.A mim falhava antes do menu de login.
Dps diz o modelo da grafica pra k te possa tentar ajudar.Tenho linux desde ontem(isto e trab a serio com ele)assim k ao ajudar aprendo :p
 
Última edição:
Boas.

Queria esperimentar este linux num Mac G3 aqui de casa. Tenho o cdLive 6.10 gravado contudo ele ao arrancar acho que arranca com uma resolução superior ao compativel ao Mac. Logo tive que meter um CRT para poder funcionar.
Agora as minhas duvidas são:

1-Para instalar o SO no disco da de igual forma o mesmo CD? Se der como faço.
2-Como posso resolver a questão de resolução. Ele quando passa para o terminal? Linha de comando? (Não sei o nome que se da no linux) apaga logo. Sera da resolução mesmo? :/ Não me parece..... Ou tambem é a mesma cena dos drivers da ATI?

Para mudar para um terminal CTRL + ALT + F1/2/3/4/5/6 deve dar mesmo que o ecrã esteja negro e para instalar basta clicar no atalho que aparece no desktop do live cd a dizer instalar, nada mais simples.

Para resolver é como já disse o xokos: basta usar a tecla F apropriada quando aparece o menu de arranque do live CD.
 
Back
Topo