Ubuntu 6.10 - Tutoriais. Links. Questões.

AndreAPL, muchas gracias....

infelizmente tou lixado.....

Linux kernel 2.6 introduced major structural changes to the way driver modules are built and loaded. As a result, existing KYRO drivers are not compatible with any Linux kernel whose version is 2.6 or above. To keep using KYRO drivers, users are requested to use the latest available 2.4 Linux kernel version. We have currently no plans of providing drivers supporting updated kernels.


:\
 
Boas a todos!


Estou a tentar instalar o Ubuntu na minha máquina mais antiga e não estou a conseguir!
Tenho 3 partições, a C: com o Windows XP Pro, a D: para instalar o Ubuntu e a E: para backup.
Quero que o boot seja efectuado pelo Windows.
Quando chego à altura de fazer a instalação e escolher as partições no Ubuntu é que chega o problema. O programa dá 3 hipóteses de instalação, eu escolho a última para fazer manualmente. Escolho a partição livre com o nome de ponto de montagem "/media/hda1" e mudo para "/" e mais uma partição "swap". Depois disto o programa dá-me erro que "falta ficheiro de sistema" (acho que é isto!). O que tenho de realmente de fazer para que isto funcione?

Muito obrigado!

Antes de tudo faz backups não vá algo correr mal.
A seguir apagas a partição D se é a que queres usar. Apagas mesmo deixando o espaço em disco livre.
Se fizeres assim qd chegares á parte das partições aparece a opção de usar o maior espaço livre do disco. Escolhes esse que corresponde à partição D que tinhas.
Deve resolver :)
 
Oi!


Obrigado pela dica! Resolveu a questão.
O problema que tinha deveu-se ao facto de ter particionado a unidade com o Windows e por este motivo o Ubuntu não me estava a permitir instalar. A todos os users com este problema a solução é, como disse o Metro, deixar uma área do disco em "bruto" e só a formatar com o Ubuntu.

Já agora, como é que mantenho o boot do Windows na máquina? Gostaria de ter dois sistemas operativos Windows (um o XP Home e o outro o Professional) e o Ubuntu.
Uma outra questão que tenho é se será possível estar a trabalhar com o Windows XP e através da máquina virtual VMware entrar no Ubuntu para aceder à internet (por exemplo).
Para terminar, este computador tem chipset Via (motherboard Jetway com gráfica embutida), onde posso encontrar drivers para isto?

Muito obrigado!
Fiquem bem.
 
Última edição:
Deves ter ficado com dual boot...

Podes ver logo no inicio do arranque o grub que tem o menu onde aparece o XP.
Ele por default arranca no Ubuntu mas está na thread do 6.06 como fazer para colocar o XP a arrancar primeiro.
 
Boas de novo!


Tentei modificar a partição de boot, mas não estou a conseguir!
Abri a consola e escrevi "sudo gedit / boot/ grub / menu.lst", digitei a password e o ubuntu deu-me a seguinte mensagem, "incapaz de abrir o ficheiro /boot".
O que devo fazer?

Muito obrigado, em particular ao Metro, pela ajuda concedida.

Abraço!
 
Alô,

Antes de mais peço desculpa pela N00BICE de perguntas que vou fazer, mas fiquei bastante interessado em esperimentar Sistemas Operativos alternativos :)

Gostava de fazer as seguintes questoes:

1 - Quais as vantagens/desvantagens do Ubuntu em relaçao ao Windows?

2 - Ao ter o Ubuntu como SO, como é em termos de compatibilidade com outros programas?

[]´s
 
1 - Quais as vantagens/desvantagens do Ubuntu em relaçao ao Windows?
Grande dúvida essa..., apesar de existirem já muitas threads que debatem esse assunto, acho que consigo resumir fácilmente em depende das necessidades de cada um, mas para já recomendo-te a leitura da seguinte thread:
- http://www.techzonept.com/showthread.php?t=107054&highlight=windows


2 - Ao ter o Ubuntu como SO, como é em termos de compatibilidade com outros programas?

[]´s

isto, nomeadamente a parte das equivalências entre windows/linux. Podes dar uma olhada no resto da thread, certamente vais encontrar respostas para mais problemas teus :)

abraços, HecKel
 
Boas de novo!


Tentei modificar a partição de boot, mas não estou a conseguir!
Abri a consola e escrevi "sudo gedit / boot/ grub / menu.lst", digitei a password e o ubuntu deu-me a seguinte mensagem, "incapaz de abrir o ficheiro /boot".
O que devo fazer?

Muito obrigado, em particular ao Metro, pela ajuda concedida.

Abraço!

Isso é estranho.
fizeste tudo direitinho?

experimenta dentro da directoria:
Código:
cd /boot/grub
sudo gedit menu.lst
 
Boas de novo!


Tentei modificar a partição de boot, mas não estou a conseguir!
Abri a consola e escrevi "sudo gedit / boot/ grub / menu.lst", digitei a password e o ubuntu deu-me a seguinte mensagem, "incapaz de abrir o ficheiro /boot".
O que devo fazer?

Muito obrigado, em particular ao Metro, pela ajuda concedida.

Abraço!


É tudo junto #sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Sem espaços no caminho.
 
Grande dúvida essa..., apesar de existirem já muitas threads que debatem esse assunto, acho que consigo resumir fácilmente em depende das necessidades de cada um, mas para já recomendo-te a leitura da seguinte thread:
- http://www.techzonept.com/showthread.php?t=107054&highlight=windows




isto, nomeadamente a parte das equivalências entre windows/linux. Podes dar uma olhada no resto da thread, certamente vais encontrar respostas para mais problemas teus :)

abraços, HecKel

Thanks men ;)

Axo que vou dar uma oportunidade ao Ubuntu :D
Se eu criar uma partiçao, posso meter o win e o ubuntu em dual boot sem qualquer tipo de problemas certo?
 
Thanks men ;)

Axo que vou dar uma oportunidade ao Ubuntu :D
Se eu criar uma partiçao, posso meter o win e o ubuntu em dual boot sem qualquer tipo de problemas certo?

Backups. Sempre os backups antes.

Instalas o XP e deixa um espaço do disco sem partição. espaço livre mesmo.
A partir dai boa sorte. Vê os tutoriais.
 
Thanks men ;)

Axo que vou dar uma oportunidade ao Ubuntu :D
Se eu criar uma partiçao, posso meter o win e o ubuntu em dual boot sem qualquer tipo de problemas certo?

Tens que ter em atenção que o windows nao vai conseguir ver a partição do linux pois esta com sistema de ficheiros ext3, e o linux embora consiga ver a do windows xp(ntfs) nao consegue escrever apenas ler por isso se quiseres trocar cenas entre eles o melhor e criares uma partição em fat32. No meu caso como tinha um disco de 60gb e um de 20gb deixei o primeiro para o windows xp e o segundo dividi-o em dois de 10gb um para linux e outro uma partição livre em fat32.
 
Tens que ter em atenção que o windows nao vai conseguir ver a partição do linux pois esta com sistema de ficheiros ext3, e o linux embora consiga ver a do windows xp(ntfs) nao consegue escrever apenas ler por isso se quiseres trocar cenas entre eles o melhor e criares uma partição em fat32. No meu caso como tinha um disco de 60gb e um de 20gb deixei o primeiro para o windows xp e o segundo dividi-o em dois de 10gb um para linux e outro uma partição livre em fat32.

Isso não é propriamente assim.

Existe um (até mais) driver ext3 para windows que permite ver e utilizar partições ext3 (read/write support).
Existe um driver ntfs (ntfs-3g) para linux que tem suporte completo para leitura e escrita em sistemas de ficheiros ntfs.

A solução da partição fat32 é coisa do passado... Agora montar a partição / do linux ou o c: do windows noutro sistema operativo requer cuidado e bom senso...
 
Epa encontrei um problema, penso ser derivado de compatibilidade com a grafica ou algo do genero.
Tentei bootar do cd o ubuntu para dar uma olhadela, ele começa a fazer o loading e etc, mas depois quando começa a encher a barra, chega la mesmo quase ao fim, mas depois bloqueia e aparece umas linhas tipo artefactos no ecrã.

A minha grafica é uma X1900XT
 
Tens que ter em atenção que o windows nao vai conseguir ver a partição do linux pois esta com sistema de ficheiros ext3, e o linux embora consiga ver a do windows xp(ntfs) nao consegue escrever apenas ler por isso se quiseres trocar cenas entre eles o melhor e criares uma partição em fat32. No meu caso como tinha um disco de 60gb e um de 20gb deixei o primeiro para o windows xp e o segundo dividi-o em dois de 10gb um para linux e outro uma partição livre em fat32.

Para acederes à partição ntfs a partir do linux com permissões de escrita só tens que instalar o driver ntfs-3g (nos foruns do ubuntu há tutoriais de como instalar isto)

E é seguro. Já uso há muito tempo e nunca provocou nenhum dano em nenhum ficheiro ... (claro que se não tiveres cuidade e apagares algum ficheiro do sistema windows sem querer podes arranjar problemas ;) ... e o oposto também ...)
 
Última edição:
Back
Topo