Ubuntu 7.04 - Tutoriais. Links. Questões. Dúvidas.

Problema com Ubuntu 7.0.4

Boas,
Eu à algum tempo(uns 6, 7 meses), conseguia correr o Live CD e instalar o Ubuntu.
Acontece, que agora não consigo!!
Eu tinha uma GeForce 4000MX e quando mudei de gráfica aquilo dava(ver my system), mas agora não dá(com a mesma gráfica do my system!!).
Acontece que só hoje me lembrei de ver os meus CD's e queria instalar.
Então reinicio, ponho o CD, faz o boot mudar linguagem, etc e quando a barra laranja enche(acaba de carregar) aparece o ecrã preto, e em vez de aparecer o rato e o ambiente de trabalho, dá erro.
O monitor dá out-of-range e diz lá qualquer coisa como:

OUT OF RANGE
75.5 60HZ

O monitor é compatível com 60HZ, o moniutor é o mesmo, já tentei com modo gráfico seguro e tudo e não dá...
Alguém que me dê umas luzes sff?
Obrigado e cumps.
 
Olá pessoal,

Saquei a última versão do Ubuntu, instalei, reiniciei o PC. Depois no Boot apareceu o Windows e o Ubuntu, como eu queria. Escolhi o Ubuntu, ele iniciou, a apareceu uma caixa que dizia 'A verificar Instalação', onde realizava tarefas. Deixei e de repente apareceu uma das legendadas a dizer 'A formatar ficheiros não sei que', antes aparecia cenas tipo 'A analisar partição'.


Isto quer dizer o que, que ele tá a formatar o Windows? Deixo continuar, o qe é que ele tá a fazer?

Se deixar continuar vou ter na mesma o meu Windows?

PS: é a pimeira vez que vou a utilizar Linux.
 
Pois isso depende das opções que escolheste ao instalar. Na parte das partições ele pergunta como queres fazer, consoante o que fizeste aí tens a tua pergunta respondida;)
 
Olá pessoal,

Depois de algumas insistencias, consegui instalar o Ubuntu numa pen drive, pois não o consegui instalar nem no desktop nem no laptop.
Sou um completo noob nisto, mas já consegui descobrir o terminal lool !

A minha pergunta é: como se instalam programas?

Preciso de instalar este programa mas executo o bootstrap_toochain, e seja qual a opção que eu escolha (Run in terminal, ou Run), nada aparece ou apenas aparece momentaneamente, conseguem ajudar?

Também não consigo instalar a gráfica, mas vi ai em cima um tutorial, vou seguir o mesmo.

Agora, como posso mudar o tipo de teclado, que isto é um atrofio (ESQUEÇAM JÁ CONSEGUI)!

Agradeço uma ajudinha :)
 
Não leves a mal mas o 7.04 é de 2007. Já houve 7 releases entretanto. O tópico que procuras é este, do Ubuntu Maverick 10.10, que está no sub forum das novidades. Ou postas lá.. ou fazes um novo aqui :) Ressuscitar o do Ubuntu 7.04 não faz grande sentido...

De qualquer forma, respondendo à pergunta, instalas programas através do a) cli/terminal/linha de comandos ou através de um b) programa gui/gráfico.

a) ex, para instalar: sudo apt-get install <programa>
ex, para procurar: sudo apt-cache search <termo>
Consulta o link para as muitas outras possibilidades de utilização do apt-get e do apt-cache.

b) Agora há o chamado Ubuntu Software Center.

Se não existir nos repositórios oficiais, os comandos da praxe são:

tar xvf <ficheiro> (nesse caso, como é zip, podes fazer unzip <ficheiro>)
./configure
make
sudo make install


Podem surgir erros por falta de dependências. Um dos que te surgirá quase de certeza é o relacionado com a inexistência das "ferramentas" de desenvolvimento (para construir da fonte - que mal que isto soa em português) que não vem instalado de origem. Para isso basta-te fazeres sudo apt-get install build-essential. Para as restantes dependências, se se queixar, o mais provável é teres de andar à pesca, mas elas devem estar todas nos repositórios. :)

edit: reparei que estás também a tentar instalar através do ficheiro .sh (pelo menos, está disponível no site).

Ou fazes sh <ficheiro.sh>
Ou fazes chmod +x <ficheiro.sh> para o poderes executar e depois executas fazendo ./<ficheiro.sh>
 
Última edição:
Peço desculpa :D
Tens razão! Os grandes problemas que tinha era com dependências (nem sabia o que era isso até o meu orientador me explicar).
Vou já para o outro tópico, só mexo em linux desde domingo mas... promete! :D
 
Back
Topo