Ubuntu 8.10 [Dúvidas]

Bmw1000c

Folding Member
Intrepid Ibex é a nova versão do popular sistema operativo Ubuntu, cujo lançamento está marcado para 30 de Outubro de 2008.
Algumas das novas funcionalidade serão:

  1. GNOME 2.24
  2. X.Org 7.4
  3. Linux kernel 2.6.27
  4. Encrypted private directory
  5. Guest session
  6. Network Manager 0.7
  7. "Last successful boot" recovery entry
  8. DKMS
  9. Samba 3.2
  10. PAM authentication framework
  11. Totem BBC plugin

Como já está disponível a versão beta neste momento, achei correcto criar esta thread.
será que irá haver novidades quanto ao aspecto? novo esquema de cores default?
 
Alguém me sabe dizer como faço para activar os drivers open source radeonhd?
Já me fartei de procurar, editei o Xorg como dizem em vários sítios, mas nada feito.

Cumps
 
Epa já alguém sabe como fazer para ligar a eduroam com o 8.10?
Com o 8.04 não tinha problemas nenhuns a não ser cada vez que ligava tinha de meter as credenciais...agora com este novo network manager,aparece me uma janela a dizer que tem um nivel de seguraça qualquer,e não dá para ligar...
De resto tá bem porreirinho este ubuntu...
 
Eu na minha escola consigo resolver usando o wicd em vez do NetworkManager:


O tutorial é para Gutsy mas é facilmente adaptado para Hardy ou Intrepid:
Configuração da Rede "eduroam" para Linux

pah eu uso eduroam com o network-manager sem problema nenhum. na ua só tive que meter o peap version a 0 e carregar o certificado correcto. simples.

já o skinnie diz que só com wicd.

O meu tá meio marado, no network manager não dava para escolher nenhum tipo de encriptação, e agora com esse tutorial para o wicd, na criação do ficheiro eduroam-ips, nao tinha nenhuma das pastas do caminho "/opt/wicd/encryption/templates"... Nem tinha nenhum ficheiro active em "/opt/wicd/encryption/templates/active:$ sudo gedit active"
:confused:
 
@ [kAIOSHIN] essa pasta não está no /opt está no /etc, a partir daí é só seguir as instruções normais, tendo em atenção de substituir o acima referido.
Na minha faculdade nem isso me salva, os gajos têm aquilo configurado de uma maneira que até o pessoal com windows tá à rasca e quase nunca se consegue ligar. Já tentei com todos os scripts e truques que encontrei, vou tentar agora com o novo network manager mas penso que não vou ter sorte.
 
Boas!
Ja tentei instalar o 8.10 no meu portatil(toshiba A30-714) atraves de upgrade, instala tudo bem mas knd inicia nao passa do boot de carregamento encrava, ja tambem tentei instalar apartir do live cd acontece-me o mesmo, experimentei com o cd alternate e nao passa do ecra a preto... Alguem me pode ajudar a resolver o prob?
Cump
 
[kAIOSHIN] tentas te só com o wicd,sem seguir o tutorial?a mim deu..
esta cena do eduroam é mesmo baaah...no windows farta-se de cair..no linux nem cai tanto,mas agora é o bico de obra que é.
Bad_Cop dá para veres qual a versão do teu network manager no synaptic?já agora qual a tua placa wifi?ou muito me engano ou,a cena de não dar para mexer em nada quando se tenta conectar a eduroam,tem também a ver com o driver da intel 3945..
 
Também já me aconteceu com a actualização para o último kernel.
Entrei em recovery mode, actualizei-o e depois já entrou, mas o erro continua lá...
 
[kAIOSHIN] tentas te só com o wicd,sem seguir o tutorial?a mim deu..
esta cena do eduroam é mesmo baaah...no windows farta-se de cair..no linux nem cai tanto,mas agora é o bico de obra que é.
Bad_Cop dá para veres qual a versão do teu network manager no synaptic?já agora qual a tua placa wifi?ou muito me engano ou,a cena de não dar para mexer em nada quando se tenta conectar a eduroam,tem também a ver com o driver da intel 3945..

Sim... o resto do tutorial, aquele ficheiro que metes no /etc/wicd/encryption/templates/ está personalizado para a minha escola... nas vossas provavelmente não funcionará. Aquilo é apenas um template em que basta introduzir o user e a pass caso seja usado numa eduroam com configurações IGUAIS às da minha escola... mas também pode ser feito manualmente, visto o WICD suportar imensos protocolos de encriptação/autenticação.
 
Última edição:
Mais uma vez não consegui instalar ubuntu no laptop (Clevo M541sr) :(

Acontece que o bicho tem uma gráfica vergonhosa (VIA Chrome 9HC), e nem no modo safe graphics, em que arranca com o Vesa (para mim aquele driver que corre com tudo :X) ele arranca o X.
Simplesmente depois do Boot-splash fica tudo preto, e não à gnome, nem consola pra ninguem.

No entanto as teclas CapsLock, Num Lock e Scrool, continuam a responder (as luzes acendem) e se carregar no botão de power-off, ele começa a encerrar, dá os dois beeps, carrego enter e ele desliga.
No entanto tudo isto sempre com o monitor às escuras.

Desde sempre que tive problemas com o ubuntu (e derivados) neste portátil :(
 
Boas,

Após várias tentativas (desde 7.04 acho eu), para mudar para linux, o esforço talvez não tenha sido muito, decidi-me a mudar (ou pelo menos a tentar a sério), e aproveitei agora que o meu windows deu o berro.

Já fiz o download (a 10mbps :P demorou uma minuto e pouco), estou agora a gravar o cd e a seguir vou instalar.

alguém me sabe indicar se esta versão do Ubunto lê ficheiro m2ts (video)?

Existe para linux algum equivalente ao flash (não o player, algo mesmo para criar animações)?

Desde já as minhas desculpas, se estiver a colocar num local errado as minhas dúvidas, e peço desde já a um moderador que o mova.
 
Boas,

Após várias tentativas (desde 7.04 acho eu), para mudar para linux, o esforço talvez não tenha sido muito, decidi-me a mudar (ou pelo menos a tentar a sério), e aproveitei agora que o meu windows deu o berro.

Já fiz o download (a 10mbps :P demorou uma minuto e pouco), estou agora a gravar o cd e a seguir vou instalar.

alguém me sabe indicar se esta versão do Ubunto lê ficheiro m2ts (video)?

Existe para linux algum equivalente ao flash (não o player, algo mesmo para criar animações)?

Desde já as minhas desculpas, se estiver a colocar num local errado as minhas dúvidas, e peço desde já a um moderador que o mova.

A uns anos vi um que era Open Souce, mas ainda estava fraquinho, infelizmente nao me lembro do nome dele. No entanto podes recorrer ao Wine ;)

Quanto ao ler m2ts em linux é so uma questão de Codecs. Nunca tinha ouvido falar de tal formato, mas, arrisco-me a dizer que consegues ler ;)
 
[Ubuntu 8.10] Como instalar truetype fonts?

Boas, acabei de instalar o Ubuntu 8.10 só que deparei-me com um problema. É que não consigo instalar as truetype fonts visto que o pacote msttcorefonts já não está na lista ou se está tem outro nome diferente.

Queria saber se já há uma maneira de instalar as fontes no Ubuntu 8.10.

Cumps :)
 
Bah tou aqui com um problemazito ;o

Eu instalei e tal, aquilo perguntou logo se queria instalar os propretary drivers da ati, e depois pediu para reiniciar, e assim o fiz... Agora ao ligar o monitor queixa-se que não pode exibir a imagem porque a resolução é demasiado elevada ;s eu dantes sabia arranjar isto há pata mas agora já não me lembro dos comandos para mexer na config pela consola lol
 
Boas tens de editar o Xorg e meter lá a resolução do teu monitor unha! Para isso podes usar o gedit não te sei dizer o xorg mas fazes whereis xorg, normalmente faço assim.

Espero ter ajudado.
 
Back
Topo