1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu 8.10 e Acer Aspire One

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Lazarous, 13 de Janeiro de 2009. (Respostas: 25; Visualizações: 2663)

1. Lazarous

Lazarous Power Member

Boas a todos,

Ontem resolvi instalar numa segunda partição o Ubuntu no meu Aspire One, via pen usb. Correu tudo lindamente e está tudo configurado, menos a ligação wireless. A luz de indicação que a placa está ligada não acende e apesar de estar tudo "ok" com o resto do sistema (até detectou a tecla fn e as respectivas funções sem problema) continuo sem acesso a internet wireless. Como é a primeira vez a utilizar Ubuntu não sei muito bem como ir resolver este problema.

Agluém já passou por isto e faz ideia de como resolver ? Agradeço alguma paciência nos promenores de respota visto ser +/- novo no Linux

Muito obrigado

2. Condez

Condez [email protected] Member

Eu tambem tenho o Ubuntu 8.10 instalado no Acer Aspire One.

A placa wireless contem chipset Atheros.
    Embora os drivers Atheros tenham sido incluidos no Kernel (>=2.6.27), foram retirados no ubuntu por darem alguns problemas com certos tipos de placas.
    No entanto, podes ter esses drivers instalando o package "linux-backports-modules-intrepid".
    Desta forma vais ter o novo driver (ath5k - e um driver muito recente mas esta em constante desenvolvimento).

Caso queiras o driver antigo (mais estavel, ainda em desenvolvimento, mas sera descontinuado no futuro), podes ir a "http://madwifi-project.org/" e fazer download do driver.
    Teras que os compilar e instalar manualmente (make; make install).

Existe uma pagina com toda esta informacao (e muito mais) sobre o Acer Aspire One e o Ubuntu 8.04/8.10.
    https://help.ubuntu.com/community/AspireOne

3. Lazarous

Lazarous Power Member

Muito obrigado, assim que chegar a casa vou ver se consigo resolver. Depois ponho aqui os resultados.

4. battousai

battousai Power Member

boas, para não estar a abrir uma threat, e visto que tem a haver com o meu problema, alguem sabe como compilar o acer_acpi no ubuntu 8.10??? e que ja estou farto de tentar, mas nao consigo. tenho o "build-essential" e os "linux-headers"...
    desde ja obg
    cumps :001:
    ja consegui, através disto:

thks to ahlenius

Última edição: 11 de Fevereiro de 2009
  5. nvoliveira

nvoliveira Power Member

[Problema] Acer Aspire One / Ubuntu

Boa Noite a todos,

Antes de mais tenho que vos dar os parabens por esta fantástica comunidade, e pelo fórum que aqui têm.

O meu problema é o seguinte, adquiri um Acer Aspire One e instalei-lhe o Ubuntu, esteve sempre a trabalhar bem com todos os drivers a funcionar até que um dia a placa Wireless deixou de detectar ligações. Não sei o que se poderá passar?

Durante as minhas tentativas de colocar isto a funcionar verifiquei tambem que o leitor de cartões não esta a detectar o cartão ou pelo menos não o mostra no Ubuntu. Que posso fazer?

6. cheires

cheires Power Member

Será que o problema é mesmo do Ububtu?!
    Não poderá ser problema de hardware?
    Em todo caso nada como experimentar, isso parece-me estranho deixar de funcionar de um dia para o outro (caso não tenhas andado a "mexer" no SO)

7. nvoliveira

nvoliveira Power Member

Não disse que o problema era o do Ubuntu, mas reparei que ao iniciar dá um erro a carregar o controlador da placa WiFi, por isso gostava de saber se o carregamento dos serviços ao inicio ficam guardados em algum log para vos mandar para analisarem.

8. v0rlon

v0rlon Power Member

Viva,

Na consola ve esta log:

# cat /var/log/dmesg | more
    (nao tenho a certeza se no ubuntu é esta a localizaçao)

Procura pelo loading da driver da placa wireless e vê que erro possa estar a surgir.

9. estrafalhote

estrafalhote Power Member

10. nvoliveira

nvoliveira Power Member

Muito obrigado dá me a sensação que o meu problema está ali explicado, mas qual dos links devo seguir primeiro?

11. nvoliveira

nvoliveira Power Member

Peço desculpa o double post mas queria acrescentar que agora já detecto as redes wireless, mas quando me tento ligar à minha que é desprotegida fica ali a patinar e não sei acaba por dar ligação terminada.

12. InforMed

InforMed Power Member

Instala o wicd! http://wicd.sourceforge.net/ Comigo funciona muito melhor que o network manager!

13. nvoliveira

nvoliveira Power Member

O pior é que agora nem por cabo consigo fica a tentar ligar e não consegue porque poderá ser?

14. flsantos

flsantos Power Member

Fizeste alguma actualização do kernel?
    Existiu aí um que rebentou com a ethernet, foi só fazer downgrade ao kernel e voltou a funcionar.
    Quando instalaste os drivers da placa foram os da madwifi ou o driver da atheros?
    Se foram os da madwifi tens de os recompilar sempre que mudas de kernel.

15. nvoliveira

nvoliveira Power Member

Deve ter sido algo relativo ao kernel porque em alguns dos sites que experimentei falava no kernel.

Eu experimentei muita coisa que não te sei responder à questão.

Como poderei saber que drivers tenho instalados? Eu sei que quando instalei o Ubuntu funcionou durante algum tempo mas depois deixou de funcionar. Eu reparei foi que no inicio quando faz um checkup ao serviços e vai aparecendo OK ou FAIL que lá tinha um erro sobre o WiFi, mas como é muito rápido não consigo ver.

Houve um membro neste post que me falou num ficheiro, mas não funciona.

16. flsantos

flsantos Power Member

Experimenta seguir este tuturial: https://help.ubuntu.com/community/AspireOne110L
    No item que refere o wifi tens lá duas soluções; ou instalas os drivers do madwifi e a cada kernel install tens de o recompilar, ou instalas os backports do atheros (aqui vais é ficar sem leds de rede).
    Também lá tem a solução para os cartões SD.

17. nvoliveira

nvoliveira Power Member

Obrigado pelo tutorial mas falas de alguns termos que não sei como fazer, como por exemplo recompilar o kernel? Será que me podias ajudar mais ao pormenor.

18. flsantos

flsantos Power Member

Não é o kernel que tens de recompilar é o driver da madwifi, basta entrares na pasta já criada e no terminal escreveres
    Código:
    make clean
    make
    sudo make install

19. cheires

cheires Power Member

tail -100 /var/log/messages
    ou então
    tail -100 /var/log/syslog

Não me lembra qual é no ubuntu, mas deve ser um desses.
    O parametro -100 é variável, é o número de linhas que queres que te apareçam no ecrã.

20. nvoliveira

nvoliveira Power Member

Antes de fazer o que flsantos pediu deixo aqui o resultado do log relativamente à placa wifi:

Código:
        Mar 10 22:12:38 nuno-laptop kernel: [   15.908715] ath5k phy0: Atheros AR2425 chip found (MAC: 0xe2, PHY: 0x70)

Mar 10 22:12:38 nuno-laptop kernel: [   13.413579] ath5k 0000:03:00.0: PCI INT A -> GSI 18 (level, low) -> IRQ 18

Mar 10 22:12:38 nuno-laptop kernel: [   13.413668] ath5k 0000:03:00.0: registered as 'phy0'

Reparei também que ao terminar sessão dá me uma série de OK's e depois o último dá este erro:

Código:
    error “dev.wifi0.ledpin” is an unknow key

Partilhar esta Página