Ubuntu 8.10 ("Intrepid Ibex")

Porque numa distribuição Linux por questões de estabilidade e de boas praticas de gestão de sistemas, numa versão da distro nunca se fazem upgrades de versões aos programas.. Apenas se fazem updates de segurança e correcção de bugs..

Assim, para as pessoas não terem que andar com software demasiado antigo, o Ubuntu é actualizado de 6 em 6 meses...


entao e o apt-get upgrade e para que?
 
entao e o apt-get upgrade e para que?

apt-get update - actualiza lista de pacotes disponiveis nos repositórios

apt-get upgrade - actualiza pacotes para as novas versões que estãos nos repositórios, que são actualização de segurança, bugs. não faz upgrade de pacotes que tenham dependencias por instalar.

apt-get dist-upgrade - actualiza os pacotes que têm dependencias para instalar


Como já foi dito, feito o lançamento de uma versão stable, não há actualização de versões de programas por razões de estabilidade.

Tipo no gutsy tens o FF 2, quando sair o 3, este não vai estar disponivel nos repositórios suportados do Gutsy, só no backport ou alguem que faça um deb

e podes dizer " Há e tal houve um update do firefox 2 para uma nova versão! para o 2.0.12 ou que raio é." esse 2.0.X são actualizações de segurança, não é nenhuma versão nova mm. logo é aceite.

e assim fica explicado como funcionam as distros, como fedora e ubuntu.
 
entao e o apt-get upgrade e para que?

A não ser que metas repositórios de terceiros o apt-get upgrade só instala versões que ou têm correcções de segurança ou têm paches para corrigir bugs..

Não faz actualizações às versões dos programas...

Mas atenção, alguns programas como o Firefox pode parecer que estás a mudar de versão quando actualizas do 2.0.1 para o 2.0.2, mas a verdade é que no Firefox saltos no ultimo numero significam que é uma actualização de segurança/correcção de bugs.. Se saltasse de 2.0.1 para o 2.5.0 é que já era uma versão nova..


Isto acontece assim com muitas distros porque um sistema completo, imagina por exemplo a rede de uma empresa, demora muito tempo a montar e a configurar.. E ninguém está interessado em que uma actualização automática do sistema venha trazer por exemplo uma nova sintaxe para o ficheiro de configuração de um programa qualquer e que essa alteração venha a quebrar todo o sistema.. MUITO menos quereriam por exemplo uma actualização do kernel que deixassem vários programas binários a não funcionar.. etc.. etc..

Assim, distribuições como o Debian, ou as releases Ubuntu LTS mantêm as mesmas versões dos programas, que vão recebendo actualizações de segurança, ao longo de vários anos.. E isto não é só com Linux que se passa, na minha empresa os PC's novos vêm com Windows 2000.. Porque achas que trazem um SO com 9 anos de mercado e cujo kernel é o mesmo desde o 1º dia?


Agora, é claro que isso é uma aproximação que para um utilizador domestico já não faz tanto sentido. Dai que no caso do Debian por exemplo muita gente acabe a usar as versões instaveis.. No caso do Ubuntu acho que se atingiu um bom compromisso.. Há as versões LTS que saem a cada 2 anos, e as versões normais que saem a cada 6 meses.. Assim todos ficam contentes..
 
Mas eles não tiram férias?:D
Espero que seja ainda melhor que o 8.04:)

Cumprimentos.

Eles parece que estão de férias desde o dia em que saiu o 8.04 oficial:lol:, pk desde então nao tenho tido actualização.

Pra quem estava habituado a actualizar quase todos os dias perto de 100MB e por vezes 300MB ate à saida oficial:D.

Mesmo com o 8.04 ainda estão a falhar algumas coisas mas já ouvi dizer que a resolução é formatar e instalar de raiz a versão final, pk fui fazendo actualizações desde o alpha 6.
 
Não entendo este pessoal que volta sempre aqui com "wow uma nova versão do Ubuntu"...
esquiso said it all... 6 meses.
Os lançamentos são só landmarks, porque o trabalho é continuo...
 
Não entendo este pessoal que volta sempre aqui com "wow uma nova versão do Ubuntu"...
esquiso said it all... 6 meses.
Os lançamentos são só landmarks, porque o trabalho é continuo...

E salvo erro programadas para coincidir com o lançamento de novas versões do Gnome. Pelo menos lembro-me de algo assim parecido.
 
E salvo erro programadas para coincidir com o lançamento de novas versões do Gnome. Pelo menos lembro-me de algo assim parecido.

E com o X.org...

Gnome sai em Março (3) e Setembro (9)
X.org sai em Fevereiro (2) e Agosto (8)
Ubuntu sai em Abril (4) e Outubro (10)

A ideia é que cada nova versão do Ubuntu traz uma nova versão do X.org e do GNOME ;)

A única excepço à regra, até agora, foi o Ubuntu 6.06 Dapper Drake... era para ser 6.04 mas viram que não estaria estável o suficiente a tempo e adiaram para 6.06. Mas a seguinte foi 6.10 na mesma (apenas 4 meses de diferença entre duas release, daí o 6.10 Edgy Eft ter sido das releases mais instáveis, pelo menos pós 6.06).
 
Back
Topo