Ubuntu 8.10 ("Intrepid Ibex")

(num pequeno aparte, hoje tentei, com muita vontade, fazer um trabalho - uma cena simples uns textos, umas fotos, nada de mais - no openoffice word e tive que desistir, aquilo de facto é muito muito inferior ao office XP. Sad but true.)

Foi lançado há pouco tempo o Open Office 3.0 Alguém sabe se o novo ubuntu vai incluir esta nova versão?

PS - Já agora, se eu quiser instalar este novo office, como faço para desinstalar o anterior? Pelo Synaptic?
 
(num pequeno aparte, hoje tentei, com muita vontade, fazer um trabalho - uma cena simples uns textos, umas fotos, nada de mais - no openoffice word e tive que desistir, aquilo de facto é muito muito inferior ao office XP. Sad but true.)

Foi lançado há pouco tempo o Open Office 3.0 Alguém sabe se o novo ubuntu vai incluir esta nova versão?

PS - Já agora, se eu quiser instalar este novo office, como faço para desinstalar o anterior? Pelo Synaptic?

Eu faço os meus textos para os meus formandos em OO e é sempre a andar para a frente.
Por acaso já deve ter o novo 3.0 no Intrepid.
 
já ando aqui com o 8.10,já está aceitávelzinho...
Até agora só tive chatisses com a eduroam da UA...nem me deixa ligar..mas hoje já fiz umas actualizações,a ver no que dá..
Parece-me que este 8.10 está melhorzinho em gestão de energia,e mais ainda nem tenho o undervolt aplicado :)
 
um pouco offtopic mas ca vai:
qunado isto sair oficialmente estou a pensar instalar por agora na faculdade sou quase obrigado a ter unix em casa :P

recomendam a versao 64 ou 32 bits?
pergunto isto porque nao sei como anda o software de 64.. quando tentei ha um ano tive muitos problemas de compatibilidade.....imensos programas nao funcionavam.. agora ja ha compatibilidade para as cenas normais? lembro que nem videos do youtube conseguia ver antes..
 
já ando aqui com o 8.10,já está aceitávelzinho...
Até agora só tive chatisses com a eduroam da UA...nem me deixa ligar..mas hoje já fiz umas actualizações,a ver no que dá..
Parece-me que este 8.10 está melhorzinho em gestão de energia,e mais ainda nem tenho o undervolt aplicado :)

Também já tou a usar o 8.10 e noto o mesmo. Até agora tá tudo bem, tirando alguns crashes do evolution e do Firefox, mas nada de mais. Para evitar os problemas que tinha com o NM 0.7 no 8.04 bloqueei uma versão do programa que funciona, para ele não a actualizar:P.

Cumprimentos.
 
um pouco offtopic mas ca vai:
qunado isto sair oficialmente estou a pensar instalar por agora na faculdade sou quase obrigado a ter unix em casa :P

recomendam a versao 64 ou 32 bits?
pergunto isto porque nao sei como anda o software de 64.. quando tentei ha um ano tive muitos problemas de compatibilidade.....imensos programas nao funcionavam.. agora ja ha compatibilidade para as cenas normais? lembro que nem videos do youtube conseguia ver antes..

Basicamente os único problemas que ainda persistem no 64-bit são o Flash que funciona pelo nspluginwrapper que não é tão fiável como nativamente e o Java que ainda não tem plugin oficial de 64-bit e usa um alternativo que não funciona a 100% com todos os sites.

De resto o Skype corre bem modo de 32-bit e o Google Earth também (que para mim devem ser as únicas cenas que uso que não estão nos repositórios oficias).

Mas para não ter chatices penso que os 32-bit ainda são melhores, e quando sair a final deve ser para aí que vou!
 
Última edição:
Para o Flash (e para o Java) há sempre a hipótese de usar os binários de 32 bits do próprio browser e instalar o Flash na pasta de plugins. Problema resolvido - dá é um bocadinho de trabalho a tratar dos motores de tipos-de-letra que também têm de ser em 32 bits.

Sim... mas a ideia de ter libraries repetidas e de forma desorganizada não é lá muito bom. Pena o APT não suportar duas archs... é que instalar as lib32 manualmente (ou mesmo com o getlib, mas não suporta desinstalar, só instalar) é sempre um bocado chato. Sinceramente... 64-bit continua a ser só vocacionado para servers, trabalhos multimédia pesados, e máquinas com >= 4GB!! Claro que quando tiver uma máquina com >=4GB de RAM há que aproveitar a memória toda, mas para Desktop use normal e com <4GB de RAM o suporte preferencial aos 32-bit torna-se mais apetecível ao aumento de performance virtualmente invisível!
 
Sim... mas a ideia de ter libraries repetidas e de forma desorganizada não é lá muito bom. Pena o APT não suportar duas archs... é que instalar as lib32 manualmente (ou mesmo com o getlib, mas não suporta desinstalar, só instalar) é sempre um bocado chato. Sinceramente... 64-bit continua a ser só para servers e máquinas com >= 4GB!! Claro que quando tiver uma máquina com >=4GB de RAM há que aproveitar a memória toda!

Não sei porquê..desde o 7.10 que uso 64bit no portatil que tem 2Gb e não tenho grandes problemas...verdade seja dita também não faço uma utilização muito exigente,e não ligo assim muiiitooo quando algo não funciona,mas também não penso passar para 32bits de novo...
Já ando com o 8.10 64bits e não tenho grandes problemas...
Confundo um pouco o java com o flash..por exemplo não consigo ver videos no youtube com o firefox..é "culpa" do flash certo?mas no opera dá sem espinhas..
Só quero é que corrijam a cena do network manager para funcar com a eduroam..de resto..impecavel :D
 
Não sei porquê..desde o 7.10 que uso 64bit no portatil que tem 2Gb e não tenho grandes problemas...verdade seja dita também não faço uma utilização muito exigente,e não ligo assim muiiitooo quando algo não funciona,mas também não penso passar para 32bits de novo...
Já ando com o 8.10 64bits e não tenho grandes problemas...
Confundo um pouco o java com o flash..por exemplo não consigo ver videos no youtube com o firefox..é "culpa" do flash certo?mas no opera dá sem espinhas..
Só quero é que corrijam a cena do network manager para funcar com a eduroam..de resto..impecavel :D

Sim... YouTube é culpa do Flash! Quer queiramos quer não o nspluginwrapper está a introduzir mais uma barreira que aumenta o uso de recursos (memória e CPU) e introduz mais um "componente" que pode ter bugs e pode crashar :P

O Java nem uso muito no browser... uso mais para programar. O Java em 64-bit pode ter um comportamento diferente do de 32-bit e alterar o comportamento das aplicações que desenvolvo e além disso já li que o Java em 64-bit mama ainda mais (sim porque é um comilão em 32-bit) memória ainda (uma diferença assim grande quase o dobro).

O NetworkManager a ver se meto o Ubuntu hoje no laptop para ver se dá na minha eduroam xD O 8.04 com o NetWorkManager 0.7 de um repositorio não oficial dava (com o default não dava).

Mas já agora skinnie:

O Flash não está a funcionar no teu laptop? Não consegues ver videos do YouTube?

Mas sinceramente... aceito recomendações para o meus sistema!! x86 ou x86-64?? O que é que vocês usam?
 
Última edição:
Mas sinceramente... aceito recomendações para o meus sistema!! x86 ou x86-64?? O que é que vocês usam?

Olha Peter* No portatil que fui obrigado a comprar por o outro ter dado o berro meti o Hardy 64 bits. Tenho de queixar-me que o mplayerplugin não funciona. Faz o load do filme mas não faz o play e fica o processo activo e não deixa fazer o kill. Só fazendo o restart do X é que o mato.
De resto tenho navegado tanto com o Firefoox como com o Opera e tem estado tudo bem.
Alguns sites não funcionam bem com o Flash mas só alguns.
De resto comparado com o Vista que ficou (PES :x2:) voa......
Eu também não faço um uso intensivo com aplicações muito exigentes e como tenho 4gigas de RAM aguenta-se bem.
 
Ubuntu 8.10 RC

The release candidate for Ubuntu 8.10 "Intrepid Ibex" is out: "The Ubuntu team is pleased to announce the Release Candidate for Ubuntu 8.10 Desktop and Server. We consider this release candidate to be complete, stable, and suitable for testing by any user. Ubuntu 8.10 Desktop edition delivers the features you need for an increasingly mobile digital life, including 3G wireless support and guest sessions that lets users temporarily share computers without compromising security. Ubuntu 8.10 Server edition consolidates its support for virtualization with an integrated Virtual Machine builder, and brings with it a fully-supported Java stack and support for per-user directory encryption." Read the release announcement and release notes for more information. Download (MD5): ubuntu-8.10-rc-desktop-i386.iso (698MB, torrent), ubuntu-8.10-rc-desktop-amd64.iso (698MB, torrent). Also available are 8.10 RC CD images for Kubuntu (download, release notes), Xubuntu (download, release notes), Ubuntu Studio (download) and Mythbuntu (download).

http://distrowatch.com/
 
Usa distros decentes :D :D

Citando uma review
I went back to Kubuntu, by downloading the latest beta (8.10 Intrepid Ibex). Apparently, only Ubuntu alternate installation CD supports RAID, which means openSUSE is better than Ubuntu when it comes to RAID installation. On the other hand, I found a nice and relatively easy to tutorial to get Kubuntu installed on fakeRAID (using liveCD), and in about 1.5 hour I got a fully working system, even stuff I haven't been able to fix in openSUSE. Stability-wise Kubuntu is not as good as openSUSE, but, hey, that's beta software!
aqui

Senão dá sempre "à pata"...
 
Back
Topo