1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu 8.10 - Pastas do windows, como resolver?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por voleiboy, 14 de Novembro de 2008. (Respostas: 2; Visualizações: 1494)

1. voleiboy

voleiboy Power Member

Pessoal:

Tenho o XP e instalei o Ubuntu 8.10, com a ideia de correr em dual boot ambos... fiz um ponto de restauro para manter as coisas intactas se alguma coisa não corresse bem!

Primeiras impressões: adorei! Compatibilidade em tudo, não tive qualquer problema com drivers nem nada... perfeito! No entanto, notei que demora um bocadinho mais que o XP a carregar... será normal?

Entrentanto fico com algumas dúvidas:
    1- Particionador de pastas: como faço? Não tenho conhecimentos para tentar a manual...e na guiada fiquei com a sensação que ele me ia apagar tudo o que tinha no windows... porque o meu disco tem apenas uma partição originalmente... Com um disco de 120 gigas, pretendendo utilizar maioritariamente o ubuntu (usar o windows só mesmo para o que não for compatível!) que distribuição recomendam, do disco?
    2- Como faço com todas as pastas do windows que tenho, tipo "Os meus docs"... não existe forma de ele mas ir buscar e ter acesso nos "dois lados", sem que existam em duplicado?
    3- Sabendo da existência do wine, fico com dúvidas se poderei utilizar o microsoft office duma forma estável no ubuntu, por um motivo: sou dependente do End Note, um programa de referências bilbiográficas, que não corre com o Open Office, caso contrário nem pensava duas vezes em usar apenas o Open Office no Ubuntu!
    4- O programa de estatística SPSS, corrê-lo através do Wine é um risco... certo? A estabilidade do prgrama é fundamental e o Wine pode pô-la em causa, ou estou enganado?
    5- Como faço com o wirless da faculdade? eduroam...já vi alguns tópicos, mas era importante que fosse compatível... ainda não percebi se de facto o é...

E por fim... para passar do windows para o ubuntu, só reiniciando o computador... certo? Podia dar para dar um "saltinho" só para consultar alguma coisa e tal.... e depois voltar!

Muito obrigado... e desculpem ter escrito tanto!

2. DarkBlonde

DarkBlonde Power Member

Pessoal:

Tenho o XP e instalei o Ubuntu 8.10, com a ideia de correr em dual boot ambos... fiz um ponto de restauro para manter as coisas intactas se alguma coisa não corresse bem!

Se alguma coisa te corresse mal nao havia ponto de restuaro que te salva-s.

Primeiras impressões: adorei! Compatibilidade em tudo, não tive qualquer problema com drivers nem nada... perfeito! No entanto, notei que demora um bocadinho mais que o XP a carregar... será normal?

Entrentanto fico com algumas dúvidas:
    1- Particionador de pastas: como faço? Não tenho conhecimentos para tentar a manual...e na guiada fiquei com a sensação que ele me ia apagar tudo o que tinha no windows... porque o meu disco tem apenas uma partição originalmente... Com um disco de 120 gigas, pretendendo utilizar maioritariamente o ubuntu (usar o windows só mesmo para o que não for compatível!) que distribuição recomendam, do disco?

Queres dizer gestor de partiçoes?!?

2- Como faço com todas as pastas do windows que tenho, tipo "Os meus docs"... não existe forma de ele mas ir buscar e ter acesso nos "dois lados", sem que existam em duplicado?

No Ubuntu podes montar as partiçoes d windows, consegues ter acesso a informaçao guardada nelas e altera-la tambem. Recomendo alterar os docomentos no ubuntu e gravares nas partiçoes do windows, assim nao ficara nada em duplicado.

3- Sabendo da existência do wine, fico com dúvidas se poderei utilizar o microsoft office duma forma estável no ubuntu, por um motivo: sou dependente do End Note, um programa de referências bilbiográficas, que não corre com o Open Office, caso contrário nem pensava duas vezes em usar apenas o Open Office no Ubuntu!

Posso estar enganado mas acho que o wine nao corre o office.

5- Como faço com o wirless da faculdade? eduroam...já vi alguns tópicos, mas era importante que fosse compatível... ainda não percebi se de facto o é...

Eu consigo ligar a eduroam na boa, configura-la normalmente...

E por fim... para passar do windows para o ubuntu, só reiniciando o computador... certo? Podia dar para dar um "saltinho" só para consultar alguma coisa e tal.... e depois voltar!

Sim, para entrares na casa do teu vizinho tens que sair primeiro da tua. lol
    Mas como disse em ubuntu podes aceder as partiçoes windows, mas o mesmo nao se passa ao contrario. Porque o windows nao conhece o sistema de ficheiros que linux usa.

3. voleiboy

voleiboy Power Member

Obrigado!
    Sim, queria dizer gestor de partições... fiquei na dúvida se me apagaria tudo, pelo facto de ter apenas uma partição! Então optei por não mexer em nada, até porque não me quis aventurar no manual... Além de que fiquei com dúvidas de que % dar a cada partição, partindo do princípio que o objectivo seria usar o ubuntu o mais possível... e utilizar o windows só mesmo para aquilo que fosse incompatível!

Partilhar esta Página