Ubuntu 8.10 + Vídeos 1080p = mais lento que xp??

sem2006

Suspenso
Pois é...Eu bem que tento mudar para linux, mas parece que o linux continua a perder onde é mais essencial para mim...

Então é assim:

Com o XP Pro + SP3, usando o media player classic e o coreavc consigo perfeitamente ver vídeos 1080p na minha máquina, ficando com uma ocupação média de cerca de 60% de processador (50% numa core de 10% na outra). A máquina é um Atlhon 64 x2 4200+.

Já no ubuntu (e até estou a usar uma versão 64 bits) já não consigo o mesmo. A taxa de ocupação do cpu sobe por ali acima e é só paragens. Existe alguma coisa que consiga melhorar isto ?
 
Última edição pelo moderador:
Pode mesmo estar relacionado com a arquitectura 64bits do linux.

Os programas decoders podem estar optimizados para 32bits.

Também tenho andado a mexer nisto de filmes 1080p e o problema está nos codecs. O CoreAVC do windows permite que a descodificação seja feita pela gráfica, deixando o processador livre para outras coisas. O problema é que não se encontra um codec para Linux que faça o mesmo e passe a descodificação para a gráfica! Até agora, parece que a NVIDIA é quem está mais adiantada em fornecer API para isso, mas mesmo assim, ainda está muito atrasada em relação ao Windows e não sei quando teremos aceleração por hardware a 100% no Linux para podermos ver filmes 1080p sem engasgos.

Entretanto encontrei a noticia da NVIDIA aqui.

Miguel
 
Sim, também acabei por descobrir isso. Descobri também que só algumas gráficas da nvidia é que eles activam essa descodificação por hardware nos drivers, sendo que no meu caso que é uma integrada no chipset isso não se passa. Com estou para adicionar uma gráfica com capacidades pure video, pdoe ser que se resolva.

Entretanto estou com outro problema: em vídeos 720p estou a ficar sem som ao fim de algum tempo :'(
 
Back
Topo