Ubuntu 9.04 [Dúvidas]

Mete aqui um screenshot dessa parte das partições. Possivelmente ele diz que a partição não está preparada porque tens que a formatar outra vez.
 
ela foi formatada a quando da instalação do xp (esta em ntfs) no entanto sei que ela tem de ser formatada em linux, e escolho a ext e faço ok, mas a resposta é que não está ok/pronta, logo a noite quando chegar a casa (depois das 22:00) e sair do trabalho eu envio uma pic para me elucidarem o que estarei a fazer mal.

obrigado
 
Última edição:
boas pessoal,
estava aqui a pesquisar no google como criar um pen de arranque em vez de gravar esta nova versao num dvd....... mas so encontrei como instalar na pen:(

alguem conhece um programa (dos repositos se possivel) que grave o .iso na pen??

cumprimentos

Não estou a entender bem o que queres! Se instalares na pen não é a mesma coisa?

Vê aqui na página oficial se tem algo que queiras fazer!
https://help.ubuntu.com/community/Installation/FromUSBStick
 
É possivel sim JTorres, ainda ontem fiz isso :P
Precisas desta aplicação.
A aplicação descompacta o ISO para a pen. Quanto terminar o processo pede-te para reiniciar o pc e deverás alterar a ordem do boot na bios. A pen em primeiro lugar. Acho que nem todas as motherboards permitem isto.
É muito simples, bem mais pratico que estar a queimar cds.

@PJ_viana:
Nunca instalei nenhum SO numa pena, mas julgo que seja diferente do que ele quer. Ele quer é colocar o ISO na pen para instalar no PC e não na pen.



EDIT 2 : não tinha visto o teu link e então disse asneirada.lol. A aplicação que falo em cima é exactamente a mesma que tu falas no link.
Se instalares na pen não é a mesma coisa?
Este comentário é que me confundiu :P na realidade ele nao instala na pen
 
Última edição:
obrigada nasic, quando poder ja exprimento criar uma pen de arranque..... sempre é melhor que usar dvd.

á uns anos a diskete era uma grande novidade:p.... agora ja nem se usa.... como a tecnologia tem evoluido.....

cumprimentos
 
Boas. Ontem fiz um fresh install da versao Beta do ubuntu 9.04.

Estou a instalar num portatil Acer com um monitor externo. A placa gráfica é a Intel mobile 915 graphics.
O problema é que não consigo colocar a resolução 1440x900. Tenho tentado alterar o xorg.conf mas sem sucesso. Ao executar "dpkg-reconfigure xserver-xorg" apenas configuro o teclado :S. Não existia um GUI de configuração do Xorg? Não encontro nesta versão do ubuntu.

Desde já obrigado

Já resolvi. O problema era ter a resolução 1440x900 no monitor externo.
Estava a complicar...é muito simples.
Em Sistema-»Preferencias-»Ecrân basta fazer uncheck em "Espelhar ecrãns" e desactivar o ecran do portátil. assim ja é possivel escolher a resolução para o monitor externo. :D

Fica a dica para se alguém tiver o mesmo problema que eu.
 
boas, ontei acabei por conseguir instalar, la fui com calma (as escuras porque não percebo nada de linux) e acabei por conseguir instalar... obtive foi outro problema, como tenho outras partições com o windows, ao reniciar da-me a hipotese do windows ou do ubuntu/ ou recover /ou memotest/ quando entro no windows tudo bem, quando escolho ubuntu da-me qualquer coisa como o root não encontrado, la andei outra vez as escuras e a ler tudo muito bem, usei o tab e o (E) para edit e vi o root (0;0) e la fui por tentativas e ele começou a entrar ao editar o root para (0;6) a partição onde ele está) a questão é que ficou no ecra de inicio do ubuntu a mastigar e volta a linha de comandos a dizer que não encontra o dsv (acho que estou a escrever bem) e ai nem que le-se com calma, ja não consegui pasar desse ponto, asneira pior foi tentar instalar o linux mint na 4 partição... pelo boot do mint entrava no so mint e de la de dentro não consegui instalar porque não encontrava nenhuma partição apesar de ja estar formatada a 4 partição em ext, voltei ao windows e instalei de la para a 4 partição... mer** fiquei sem o boot do windows e da-me o error 17!!!no boot... resumindo.. se não descobri o que fazer ao boot 17... la vou ter de instalar tudo a la pata desde o inicio windows e companhia :((((

disto tudo o que me podem dizer para a nova aventura que tenho esta noite ao repor os SO's e o porque do unbuntu studio não entrar.

Edit: ja consegui por o mint na 4 partição com o boot ok, ja tenho escolha entre os SO's do win e do mint, voltei a mexer foi nas partições em ext, e vou voltar a instalar o ubunto studio na terceira partição. se me voltar a dar o mesmo erro que me deu no root, eu alterar, e não localizar o dsv! tenho que editar algo, alguem me sabe dizer onde?

edit: ja consegui ter tudo expto o ubunto, não consigo ter arrancar no boot do sistema, da erro, o que eu depreendo é que ele não está a reconheçer a partição onde ele está instalado, alguem me poderá dizer onde editar para corregir o problema :( ja estou a desesperar, não sou gajo de desistir como ja devem ter lido, mas por mais busca que faça no google ou leia aqui não encontro como editar para o boot :( ou de que maneira editar.

obrigado

obrigado
 
Última edição:
Ja consegui instalar o ubuntu studio e ter o boot ok, problema resolvido, agradeço desde ja a ajuda desponibilizada...

sou novo no linux, e espero que linux não seja um OPEN SOURCE e uma CLOSE COMMUNITY, mas no entanto.. so explicaria o sucesso do WIN, codigo fechado mas comunidade aberta... (mil vezes preferivel...)

obrigado
 
Última edição:
Malta andei a ver no google a procurar um pouco existem scripts ja criados com ambiente ja todo a maneira codecs todos, tudo q é necessario... ou seja logo apos a instalaçao do ubuntu basta um script destes e ja esta, alguem conhece um de confiança e q seja porreiro ? assim perde se menos tempo, normalmente estes scripts n vem ja com configuraçoes proprias do pc dessa pessoa ?

Abraço.
 
Malta andei a ver no google a procurar um pouco existem scripts ja criados com ambiente ja todo a maneira codecs todos, tudo q é necessario... ou seja logo apos a instalaçao do ubuntu basta um script destes e ja esta, alguem conhece um de confiança e q seja porreiro ? assim perde se menos tempo, normalmente estes scripts n vem ja com configuraçoes proprias do pc dessa pessoa ?

Abraço.

Sim existem muitos scripts e configurações, mas sinceramente é melhores ser tu a fazer isso ;)

Queres instalar codecs?

Aplicações -> Adicionar Remover Aplicações -> Muda para "Todas As aplicações disponiveis" e procura por codecs, ou ubuntu extras, e vais encontrar o que queres.
 
Ja consegui instalar o ubuntu studio e ter o boot ok, problema resolvido, agradeço desde ja a ajuda desponibilizada...

sou novo no linux, e espero que linux não seja um OPEN SOURCE e uma CLOSE COMMUNITY, mas no entanto.. so explicaria o sucesso do WIN, codigo fechado mas comunidade aberta... (mil vezes preferivel...)

obrigado

Jovem se existem muitos mais utilizadores de Windows é natural que a ajuda seja muito superior à do Linux! Mas se fores ver o numero de utilizadores Linux e a ajuda prestada concluis que esta comunidade é mais determinada que a comunidade Windows, embora nós sejamos neste momento uma diferença de 10 para 1 em numero de utilizadores!
 
Jovem se existem muitos mais utilizadores de Windows é natural que a ajuda seja muito superior à do Linux! Mas se fores ver o numero de utilizadores Linux e a ajuda prestada concluis que esta comunidade é mais determinada que a comunidade Windows, embora nós sejamos neste momento uma diferença de 10 para 1 em numero de utilizadores!


sim, eu sei que sim, passei foi 2 dias a partir a cabeça sem nenhuma dica de como resolver o boot e instalaçao do ubunto, agora ja tenho o ubunto studio instalado na terceira partição, com um boot meio esquesito e meio estranho na configuração mas está.

mas tenho a um problema que ando de volta e não estou a conseguir resolver, não tenho acesso a net pelo ubuntu, nem wireless nem pela placa de rede e ja percorri tudo e não há nada que me indique que encontra a rede :(, eu pela consola sou totalmente um zero, alguem pode me forneçer algum comando para ver o que se passa?

abraço
 
passei foi 2 dias a partir a cabeça sem nenhuma dica de como resolver o boot e instalaçao do ubunto
O resto do pessoal que por aqui anda tb tem vida fora do pc e alguns até trabalham... tenta outros forums, em especial o oficial do ubuntu (se te safares em ingles).

tenho a um problema que ando de volta e não estou a conseguir resolver, não tenho acesso a net pelo ubuntu, nem wireless nem pela placa de rede e ja percorri tudo e não há nada que me indique que encontra a rede

aconselho-te a esquecer o wireless por enquanto. depois logo resolves.
quanto à ETHERNET faz (na consola):

Código:
ifconfig

e

Código:
lspci

e posta aqui o output.
 
Que eu conheça não! E precisas mesmo delas? Eu estou melhor com as opensource! Tenho aceleração de video com o compiz ligado... posso jogar jogos sem desligar o compiz!

Eu prefiro as opensource!
 
Falando acerca do Compiz, nalguns efeitos está muito mais lento em relação aos drivers proprietários que usava no 8.10 e jogos só experimentei o The mana world, que antes jogava com 50-60fps e agora jogo com 6-7fps. Modificaste alguma coisa no Xorg.conf ou está tudo default? (Eu que sou novato nestas andanças presumo que o driver opensource é aquele com o nome xserver-xorg-video-radeon ou xserver-xorg-video-ati certo? De qualquer das formas tenho os 2 instalados lol)

Outra coisa, com o GMPlayer os vídeos demoram muito a abrir, alguém mais tem este problema?
 
Falando acerca do Compiz, nalguns efeitos está muito mais lento em relação aos drivers proprietários que usava no 8.10 e jogos só experimentei o The mana world, que antes jogava com 50-60fps e agora jogo com 6-7fps. Modificaste alguma coisa no Xorg.conf ou está tudo default? (Eu que sou novato nestas andanças presumo que o driver opensource é aquele com o nome xserver-xorg-video-radeon ou xserver-xorg-video-ati certo? De qualquer das formas tenho os 2 instalados lol)

Outra coisa, com o GMPlayer os vídeos demoram muito a abrir, alguém mais tem este problema?

No intrepid mudei o xorg.

Aqui está o meu xorg:

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Driver "ati"
Option "TripleBuffer" "true"
Option "DynamicClocks" "on"
BusID "PCI:1:0:0"
Option "AccelMethod" "EXA"
Option "DRI" "on"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
EndSection

Section "DRI"
Mode 0666
EndSection

Section "Extensions"
Option "Composite" "Enable"
EndSection
 
Back
Topo