Ubuntu 9.04 [Dúvidas]

Faço a mínima ideia de como fazer isso. :P Podes-me indicar como fazê-lo?
A instalação dos drivers restritos é disponibilizada assim que faças o primeiro arranque depois de instalado, no livecd não funciona.
Também me aparece sempre essas linhas, mas depois de instalados os drivers fica tudo ok.
Tenho uma geforce mx440 64mb
 
Resposta ao post #340 do utilizador mundano:

Eu volto aqui a deixar o alerta... Cuidado com o uso do ext4 em PC's onde têm dados importantes..

Eu tenho vindo a usar e tenho notado que ainda há bastantes erros. Felizmente ainda não tive nenhuma perca de dados, mas já tive mais que uma vez problemas ao fazer o login por inconsistencias do sistema de ficheiros.

Muitas vezes no mundo do open source são lançadas para os utilizadores tecnologias que ainda não estão maduras e isso acaba por prejudicar mais do que o que ajuda.

Por isso EXT4 só para quem souber o que está a fazer. E para quem souber assumir que se vier a perder dados é por culpa de uma escolha sua e não porque "o linux não presta"...

Podias relatar melhor os teus problemas com ext4?
 
Alguém me sabe dizer onde encontrar os pacotes para reverter o Amarok para a versão 1.4.9?

Acabei de actualizar para o 9.04 e mais valia não o ter feito, ficou mais lento, mais "chato", e a porcaria do amarok 2. não sei quantos é uma bela bosta>( além de não dar som. Em vez de melhorar andei para trás.....

Cumps.
 
Acho que tenho o meu sistema um pouco lento, quando inicio o ubuntu ou até mesmo quando abro algum programa ele tornasse lento e arrasta o sistema todo, com um minuto de utilização todo vai ao normal ... mas não deixa de ser estranho :rolleyes:
 
Já tenho o 9.04 instalado :D
Mas tenho 2 duvidas se alguem me pudesse ajudar,agradecia...
1-Na consola ao iniciar com su pede password e da-me sempre su: Falha de autenticação
Alguem sabe a causa? A pass que meto é a mesma que uso por exemplo no gestor de pacotes
2- Quando tinha o 8.10 havia drivers ati para a minha grafica,no 9.04 diz que não existe,embora tudo trabalhe bem,alguem sabe porque?
Cumps e obrigado desde já.
 
@bruno_therion

Qual a tua placa?

Se ATI <hd2000, estas com azar, só tens os drivers OpenSource. A AMD/ATI já não faz drivers para essas placas ( bem vindo ao tristo mundo da ATI... )
 
É uma 1600 a que está no my sistem.
O engraçado é que tenho as janelas a fazer aqueles efeitos engraçados e parece correr tudo ok.
Qual são as desvantagens de não ter a placa a 100%?
Porque é que tinha no 8.10 e no 9.04 não?
 
Boas. :)

Hoje instalei o 9.04, e, por coincidência, hoje comecei a usar o conky também. Acontece que durante a tarde quando estava a experimentar o conky, os painéis (com as janelas e o relógio, etc) bloquearam completamente, de tal forma que aquilo só foi lá com um "killall gnome-panel" pela consola. Depois disso ficou tudo bem.

Há pouco voltei a pegar no conky, andei a experimentar umas coisas, a mexer no ficheiro de configuração, e passado já umas duas horas de andar a mexer no conky, os painéis voltam a bloquear. Fiz killall, os painéis reiniciaram e 15 min depois bloquearam outra vez. Depois começaram a bloquear com uma enorme frequência, mesmo depois de já ter fechado o conky. Chegou uma altura que mesmo fazendo killall, eles não desbloqueavam, e tive de reiniciar. Já agora, também não conseguia reiniciar apenas o modo gráfico.

Além disto, sempre que os painéis bloqueavam, o processador saltava logo para os 50/60% de uso.

Desde que reiniciei, que tem estado tudo bem. O problema é que eu não sei se isto é problema do Ubuntu 9.04, do conky, ou de alguma incompatibilidade entre o conky e o 9.04.

PS - talvez fosse aconselhado dizer que os meus conhecimentos de linux são limitados. :p
 
MartaSeq

Posta a config do teu conky, talvez seja alguma definição que por lá ande que está a causar o problema.

BTW, incompatibilidade com a versão 9.04 não pode ser porque também estou a correr o conky e até agora tudo bem.
 
MartaSeq

Posta a config do teu conky, talvez seja alguma definição que por lá ande que está a causar o problema.

BTW, incompatibilidade com a versão 9.04 não pode ser porque também estou a correr o conky e até agora tudo bem.

Ok, pelo menos isso. :p
Eu apenas peguei numa config já feita e andei a fazer umas quantas modificações à experiência (a parte das Connections ainda hei-de tirar).

Aqui está:

Código:
use_xft no
font -b&h-lucida-medium-r-*-*-11-*-*-*-*-*-*-*
xftalpha 0.8
update_interval 5.0
total_run_times 0
own_window yes
own_window_type desktop
own_window_transparent yes
double_buffer yes
minimum_size 100 5
maximum_width 200
draw_shades no
draw_outline no
draw_borders no
draw_graph_borders no
stippled_borders 8
border_margin 0
border_width 0
default_color white
default_shade_color white
default_outline_color white
#alignment top_left
alignment top_right
#alignment bottom_left
#alignment bottom_right
#alignment none
gap_x 2
gap_y 0
no_buffers yes
uppercase no
cpu_avg_samples 2
net_avg_samples 2
override_utf8_locale no
use_spacer none
show_graph_scale no
show_graph_range no

TEXT
$nodename - $sysname $kernel
$stippled_hr
${color lightgrey}Uptime:$color $uptime ${color lightgrey}- Load:$color $loadavg
${color lightgrey}CPU Usage:
${color #cc2222} $cpu% ${cpubar}
${color red}${cpugraph 0000ff 00ff00}
$color Temperatura: $acpitemp C
${color lightgrey}RAM Usage:$color $mem/$memmax
$memperc% ${membar}

${color lightgrey}Swap Usage:$color $swap/$swapmax
$swapperc% ${swapbar}

${color lightgrey}Processes:$color $processes  ${color grey}Running:$color $running_processes
$color$stippled_hr
${color lightgrey}Networking:
 Down:${color #8844ee} ${downspeed wlan0} k/s${color lightgrey} ${offset 80}Up:${color #22ccff} ${upspeed wlan0} k/s
${color #0000ff}${downspeedgraph wlan0 32,150 ff0000 0000ff} ${color #22ccff}${upspeedgraph wlan0 32,150 0000ff ff0000}
${color lightgrey}File systems:
 / $color${fs_used /}/${fs_size /} ${fs_bar /}
${color}Name              PID     CPU%   MEM%
${color #ddaa00} ${top name 1} ${top pid 1} ${top cpu 1} ${top mem 1}
${color lightgrey} ${top name 2} ${top pid 2} ${top cpu 2} ${top mem 2}
${color lightgrey} ${top name 3} ${top pid 3} ${top cpu 3} ${top mem 3}
${color lightgrey} ${top name 4} ${top pid 4} ${top cpu 4} ${top mem 4}
${color}Mem usage
${color #ddaa00} ${top_mem name 1} ${top_mem pid 1} ${top_mem cpu 1} ${top_mem mem 1}
${color lightgrey} ${top_mem name 2} ${top_mem pid 2} ${top_mem cpu 2} ${top_mem mem 2}
${color lightgrey} ${top_mem name 3} ${top_mem pid 3} ${top_mem cpu 3} ${top_mem mem 3}
$stippled_hr
${color #ddaa00}Port(s)${alignr}#Connections
$color Inbound: ${tcp_portmon 1 32767 count}  Outbound: ${tcp_portmon 32768 61000 count}${alignr}ALL: ${tcp_portmon 1 65535 count}
${color #ddaa00}Inbound Connection ${alignr} Local Service/Port$color
 ${tcp_portmon 1 32767 rhost 0} ${alignr} ${tcp_portmon 1 32767 lservice 0}
 ${tcp_portmon 1 32767 rhost 1} ${alignr} ${tcp_portmon 1 32767 lservice 1}
 ${tcp_portmon 1 32767 rhost 2} ${alignr} ${tcp_portmon 1 32767 lservice 2}
 ${tcp_portmon 1 32767 rhost 3} ${alignr} ${tcp_portmon 1 32767 lservice 3}
 ${tcp_portmon 1 32767 rhost 4} ${alignr} ${tcp_portmon 1 32767 lservice 4}
 ${tcp_portmon 1 32767 rhost 5} ${alignr} ${tcp_portmon 1 32767 lservice 5}
${color #ddaa00}Outbound Connection ${alignr} Remote Service/Port$color
 ${tcp_portmon 32768 61000 rhost 0} ${alignr} ${tcp_portmon 32768 61000 rservice 0}
 ${tcp_portmon 32768 61000 rhost 1} ${alignr} ${tcp_portmon 32768 61000 rservice 1}
 ${tcp_portmon 32768 61000 rhost 2} ${alignr} ${tcp_portmon 32768 61000 rservice 2}
 ${tcp_portmon 32768 61000 rhost 3} ${alignr} ${tcp_portmon 32768 61000 rservice 3}
 ${tcp_portmon 32768 61000 rhost 4} ${alignr} ${tcp_portmon 32768 61000 rservice 4}
 ${tcp_portmon 32768 61000 rhost 5} ${alignr} ${tcp_portmon 32768 61000 rservice 5}
 
Através da tua config não vi nada que esteja a causar o problema, experimentei-a por umas horas e não se passou nada.

Experimenta ver os Log's das horas em que o problema aparece. Os panéis só começaram a bloquear quando instalaste o conky?
 
Boas!

Estou também a ter alguns glitches nos gráficos. Contudo estes só acontecem com o compiz activado.

A minha placa é uma ATI x1200, julgo ter as drivers restritas activadas (em system > administration > hardware drivers apenas aparecem umas drivers para a wireless e tb já tentei instalar estes pacotes xserver-xorg-video-radeon e xserver-xorg-video-ati pelo apt-get e diz-me que já são os mais recentes).

Alguém sabe se é possível fazer alguma coisa que resolva estes glitches?

Cumpz
 
Alguém me sabe dizer onde encontrar os pacotes para reverter o Amarok para a versão 1.4.9?

Acabei de actualizar para o 9.04 e mais valia não o ter feito, ficou mais lento, mais "chato", e a porcaria do amarok 2. não sei quantos é uma bela bosta>( além de não dar som. Em vez de melhorar andei para trás.....

Cumps.


Se alguém tiver o mesmo problema, ou seja, detestar o Amarok 2, o que pode fazer é colocar os repositórios do 8.10 e forçar a versão antiga do amarok, não resultou à primeira mas com jeitinho lá funcionou.

Não sei qual foi a ideia com este novo amarok, mas o programa tá simplesmente horrível.:blubomte:

Cumprimentos.
 
Boas!

Estou também a ter alguns glitches nos gráficos. Contudo estes só acontecem com o compiz activado.

A minha placa é uma ATI x1200, julgo ter as drivers restritas activadas (em system > administration > hardware drivers apenas aparecem umas drivers para a wireless e tb já tentei instalar estes pacotes xserver-xorg-video-radeon e xserver-xorg-video-ati pelo apt-get e diz-me que já são os mais recentes).

Alguém sabe se é possível fazer alguma coisa que resolva estes glitches?

Cumpz

Efectivamente estou na mesma situação, quando vou a Hardware Drivers apenas me aparecem 2, um para wireless e o outro para o modem, no entanto, nada para a minha placa gráfica. :confused:
 
Efectivamente estou na mesma situação, quando vou a Hardware Drivers apenas me aparecem 2, um para wireless e o outro para o modem, no entanto, nada para a minha placa gráfica. :confused:

Boas eu tive a experimentar o live cd do ubuntu 9.04 e no meu computador aparecem os drivers restritos para a placa ati, tal e igual como no ubuntu 8.10.

Provavelmente se as vossas placas não são das mais recentes terão que instalar uns drivers opensource. Não perguntem quais porque tbm nunca instalei nenhums porque felizmente não precisei.
 
Já tenho o 9.04 instalado :D
Mas tenho 2 duvidas se alguem me pudesse ajudar,agradecia...
1-Na consola ao iniciar com su pede password e da-me sempre su: Falha de autenticação
Alguem sabe a causa? A pass que meto é a mesma que uso por exemplo no gestor de pacotes
2- Quando tinha o 8.10 havia drivers ati para a minha grafica,no 9.04 diz que não existe,embora tudo trabalhe bem,alguem sabe porque?
Cumps e obrigado desde já.
Não uses o su. Usa o sudo, que pede a password do teu utilizador. De qualquer modo, se quiseres mesmo usar o su, tens de definir a password do root através do sudo: fazes "sudo passwd". e depois podes usar o sudo com a password que definiste. mas não há vantagem nenhuma em não usar o sudo!
 
Back
Topo