1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Ubuntu 9.04 - "Jaunty Jackalope"

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por JKL22, 9 de Setembro de 2008. (Respostas: 359; Visualizações: 45198)

1. bmpv666

bmpv666 Power Member

fiz o update para o 9.04 a partir do update manager do 8.10. tudo correu na perfeição, e demorou uns 40 minutos no total.
    todas as apps que já tinha instaladas, foram tb actualizadas qdo necessário! :)

já instalei no netbook remix no meu Aspire One de 8GB SSD e 512 MB RAM, e só posso recomendar!

apesar de nesta versão não existir mta coisa nova visível ao utilizador (salvo o sistema de notificações), em termos de performance, compatibilidade de HW, e outras optimizações, está exelente!

2. mundano

mundano Power Member

Eu volto aqui a deixar o alerta... Cuidado com o uso do ext4 em PC's onde têm dados importantes..

Eu tenho vindo a usar e tenho notado que ainda há bastantes erros. Felizmente ainda não tive nenhuma perca de dados, mas já tive mais que uma vez problemas ao fazer o login por inconsistencias do sistema de ficheiros.

Muitas vezes no mundo do open source são lançadas para os utilizadores tecnologias que ainda não estão maduras e isso acaba por prejudicar mais do que o que ajuda.

Por isso EXT4 só para quem souber o que está a fazer. E para quem souber assumir que se vier a perder dados é por culpa de uma escolha sua e não porque "o linux não presta"...

Para quem mesmo assim quiser experimentar os beneficios do EXT4, recomendo que façam scans ao sistema de ficheiros com mais frequencia do que o default, que é a cada 30 montagens. Penso que nesta fase fazer um scan a cada 5 ou 10 arranques será o mais seguro. Eu pessoalmente estou a fazer a cada 5 arranques.

Para isso corram o comando:

Código:
    sudo tune2fs -c 10 /dev/sda1
    Substituindo o 10 pelo numero de montagens do sistema de ficheiros entre cada scan. E o sda1 pelo nome de cada partição com ext4. Têm que correr o comando por cada partição para as alterarem todas.

Para verificar se ficou bem:

Código:
    sudo dumpe2fs -h /dev/sda1 | grep -i 'mount count'
    Daqui a uns meses, quando os bugs que a implementação do EXT4 ainda tem, estiverem resolvidos, poderão reverter a situação, bastando usar o comando em cima e substituindo o 10 por 30.

PS: em ext3 tendo em conta a fiabilidade do sistema até podem passar de 30 para 50 o numero de contagens, e assim têm menos vezes que levar com o scan.

Última edição: 25 de Abril de 2009
  3. freedy

freedy I'm cool cuz I Fold

Já cá chegou o Jaunty Jackalope. Foi mais rápido do que da outra vez que mandei vir o cd :D

4. ErrorTerror

ErrorTerror Power Member

Pela primeira vez ao fazer um upgrade, correu tudo bem. Demorou foi quase quatro horas para instalar depois do download, mas depois foi só fazer o re-boot e ficou tudo a funcionar sem ser preciso mexer em nada, tudo dectectado, etc.

Até o rato da Microsoft que uso nessa maquina ficou com o side-scroll a funcionar!

5. ZyPhAX

ZyPhAX Banido

Depois de me passar com o Vista (drivers para coisas antigas) instalei o Ubuntu 9.04 e estou muito satisfeito. Instalou todos os drivers da motherboard que para o Vista nem haviam como deve ser.

6. mustel

mustel Power Member

PJ_viana, podes-me dar o link de onde "sacas-te"? é que ja tou mesmo a fritar a cabeça

7. flsantos

flsantos Power Member

Última edição: 20 de Maio de 2009
  8. Ra7or

Ra7or Guru BOINC

Chegou hoje o CD, demorou cerca de duas semanas:eek: Talvez ainda esta semana dê uma espreita nas novidades;)

9. rafaqueque

rafaqueque Power Member

Também recebi o meu á cerca de 2 semanas :)

10. MikeFR

MikeFR Power Member

Eu saquei o do site sem problemas (e a mais de 2Mb/seg :P), instalei com uma pen e está a bombar :D

11. Xeon3D

Xeon3D 1st Folding then Sex

Não entendo o porquê, de nos tempos que correm, ainda haverem pessoas com Modems USB que basicamente são fod..erm... lixados de configurar em qualquer coisa que não seja windows.

Com routers ADSL wireless c\ 1 pen de oferta a 40€ e 100% de compatibilidade com qualquer OS... enfim.

Também vejo gente ainda a tentar resolver problemas com versões antigas de algumas distros de linux, e de se perguntar o porquê de já não ter suporte quando ainda "só" lançaram 3 versões novas desde então...

12. ObscureAngel

ObscureAngel I quit My Job for Folding

Pessoal, boas desde ja digo que sou mesmo um anti-linux! LOL

Nao me oriento nada com isto...
    Claro que o linux nao tem a culpa da minha ignorancia de conhecimento do funcionamento do mesmo LOL

Mas... hoje tinha o Vista 32bits instalado no meu Asus 1000H (netbook) quando decidi formatar tudo e instalar o Ubuntu netbook remix.. penso que seja baseado nesta versão do ubuntu!

E agora que instalei tou a gostar muito do mesmo..

Mas estou me a deparar com varios problemas.. Videos do youtube.. é para esquecer.. extremamente lentos so o som é que fica bom, fica mesmo anormalmente lentos...

Efeitos especiais mal meto normal, fico tudo à nora.. é normal? até porque estas graficas é so lixo xD

Adorava ter a vossa sugestao relativamente aos videos do youtube.. e se acham solução!

Cumps...

13. Impersonator

Impersonator Power Member

Não saber nada sobre Linux não significa ser contra o mesmo. :P

Experimenta ir ao Synaptics e instalar outro plugin para o flash.

14. bmpv666

bmpv666 Power Member

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

15. gupi

gupi Power Member

Para quem começa com linux é preciso tempo e paciencia para cavar a perceber um pouco do mesmo.
    E convem ter alguem mais experiente que aconselhe e ajude.
    E como mudar para vegetariano nao é do dia para a noite é aos poucos.
    Nem tudo é igual ao windows e há coisas que tem de ser meio marteladas para se instalar.

16. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Atenção que os drivers da placa gráfica da intel andam na miséria por isso não esperes maravilhas no youtube e afins... :P

17. Aparicio

Aparicio /dev/mod
    Staff Member

Pelo menos o suporte à minha Intel 4500MHD têm melhorado muito nestes últimos meses, quando comprei o portátil, com última versão stable do driver nem 3D tinha, com uma unstable pelo menos já tinha 3D, embora mal desse para jogar SuperTuxRacer. Com a versão que estou a usar agora, a 2.6.3-r1, até CS:S consigo jogar pelo Wine. :D

18. ObscureAngel

ObscureAngel I quit My Job for Folding

Até se desenrasca bem no youtube, Tirei tudo o que nao era relacionado com o flash de la pra fora.. ficou logo mel..

Mesmo assim.. tenho problemas de performance à fartazana.. no entanto ja voltei a instalar o windows e mandar o ubuntu pelos ares..

Mas mais tarde tou a planear por Dual boot.. e de vez em quando dar uns toques,
    Talvez quando sair o Windows 7, meta depois o Ubuntu 9.10.

Cumps..

19. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Infelizmente eu com uma 945 num dos portáteis não tenho tanta sorte... aquilo em videos flash é slow-motion e com artefactos a aparecer de vez em quando... e nem vou falar de compiz que com isso é uma comédia com os bugs que eram constantes...