Ubuntu 9.04 - "Jaunty Jackalope"

fiz o update para o 9.04 a partir do update manager do 8.10. tudo correu na perfeição, e demorou uns 40 minutos no total.
todas as apps que já tinha instaladas, foram tb actualizadas qdo necessário! :)

já instalei no netbook remix no meu Aspire One de 8GB SSD e 512 MB RAM, e só posso recomendar!

apesar de nesta versão não existir mta coisa nova visível ao utilizador (salvo o sistema de notificações), em termos de performance, compatibilidade de HW, e outras optimizações, está exelente!
 
Eu volto aqui a deixar o alerta... Cuidado com o uso do ext4 em PC's onde têm dados importantes..

Eu tenho vindo a usar e tenho notado que ainda há bastantes erros. Felizmente ainda não tive nenhuma perca de dados, mas já tive mais que uma vez problemas ao fazer o login por inconsistencias do sistema de ficheiros.

Muitas vezes no mundo do open source são lançadas para os utilizadores tecnologias que ainda não estão maduras e isso acaba por prejudicar mais do que o que ajuda.

Por isso EXT4 só para quem souber o que está a fazer. E para quem souber assumir que se vier a perder dados é por culpa de uma escolha sua e não porque "o linux não presta"...




Para quem mesmo assim quiser experimentar os beneficios do EXT4, recomendo que façam scans ao sistema de ficheiros com mais frequencia do que o default, que é a cada 30 montagens. Penso que nesta fase fazer um scan a cada 5 ou 10 arranques será o mais seguro. Eu pessoalmente estou a fazer a cada 5 arranques.

Para isso corram o comando:

Código:
sudo tune2fs -c 10 /dev/sda1

Substituindo o 10 pelo numero de montagens do sistema de ficheiros entre cada scan. E o sda1 pelo nome de cada partição com ext4. Têm que correr o comando por cada partição para as alterarem todas.


Para verificar se ficou bem:

Código:
sudo dumpe2fs -h /dev/sda1 | grep -i 'mount count'

Daqui a uns meses, quando os bugs que a implementação do EXT4 ainda tem, estiverem resolvidos, poderão reverter a situação, bastando usar o comando em cima e substituindo o 10 por 30.

PS: em ext3 tendo em conta a fiabilidade do sistema até podem passar de 30 para 50 o numero de contagens, e assim têm menos vezes que levar com o scan.
 
Última edição:
Pela primeira vez ao fazer um upgrade, correu tudo bem. Demorou foi quase quatro horas para instalar depois do download, mas depois foi só fazer o re-boot e ficou tudo a funcionar sem ser preciso mexer em nada, tudo dectectado, etc.

Até o rato da Microsoft que uso nessa maquina ficou com o side-scroll a funcionar!
 
Depois de me passar com o Vista (drivers para coisas antigas) instalei o Ubuntu 9.04 e estou muito satisfeito. Instalou todos os drivers da motherboard que para o Vista nem haviam como deve ser.
 
Chegou hoje o CD, demorou cerca de duas semanas:eek: Talvez ainda esta semana dê uma espreita nas novidades;)

2q2e9gg.jpg
 
E de facto é bastante rápido a entrar, mto fixe :P Falta agora ver se consigo por finalmente a net a funcionar com o meu Speedtouch 330 :S

Não entendo o porquê, de nos tempos que correm, ainda haverem pessoas com Modems USB que basicamente são fod..erm... lixados de configurar em qualquer coisa que não seja windows.

Com routers ADSL wireless c\ 1 pen de oferta a 40€ e 100% de compatibilidade com qualquer OS... enfim.

Também vejo gente ainda a tentar resolver problemas com versões antigas de algumas distros de linux, e de se perguntar o porquê de já não ter suporte quando ainda "só" lançaram 3 versões novas desde então...
 
Pessoal, boas desde ja digo que sou mesmo um anti-linux! LOL

Nao me oriento nada com isto...
Claro que o linux nao tem a culpa da minha ignorancia de conhecimento do funcionamento do mesmo LOL

Mas... hoje tinha o Vista 32bits instalado no meu Asus 1000H (netbook) quando decidi formatar tudo e instalar o Ubuntu netbook remix.. penso que seja baseado nesta versão do ubuntu!

E agora que instalei tou a gostar muito do mesmo..

Mas estou me a deparar com varios problemas.. Videos do youtube.. é para esquecer.. extremamente lentos so o som é que fica bom, fica mesmo anormalmente lentos...

Efeitos especiais mal meto normal, fico tudo à nora.. é normal? até porque estas graficas é so lixo xD

Adorava ter a vossa sugestao relativamente aos videos do youtube.. e se acham solução!

Cumps...
 
Pessoal, boas desde ja digo que sou mesmo um anti-linux! LOL

Nao me oriento nada com isto...
Claro que o linux nao tem a culpa da minha ignorancia de conhecimento do funcionamento do mesmo LOL

Mas... hoje tinha o Vista 32bits instalado no meu Asus 1000H (netbook) quando decidi formatar tudo e instalar o Ubuntu netbook remix.. penso que seja baseado nesta versão do ubuntu!

E agora que instalei tou a gostar muito do mesmo..

Mas estou me a deparar com varios problemas.. Videos do youtube.. é para esquecer.. extremamente lentos so o som é que fica bom, fica mesmo anormalmente lentos...

Efeitos especiais mal meto normal, fico tudo à nora.. é normal? até porque estas graficas é so lixo xD

Adorava ter a vossa sugestao relativamente aos videos do youtube.. e se acham solução!

Cumps...

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras
 
Para quem começa com linux é preciso tempo e paciencia para cavar a perceber um pouco do mesmo.
E convem ter alguem mais experiente que aconselhe e ajude.
E como mudar para vegetariano nao é do dia para a noite é aos poucos.
Nem tudo é igual ao windows e há coisas que tem de ser meio marteladas para se instalar.
 
Atenção que os drivers da placa gráfica da intel andam na miséria por isso não esperes maravilhas no youtube e afins... :P

Pelo menos o suporte à minha Intel 4500MHD têm melhorado muito nestes últimos meses, quando comprei o portátil, com última versão stable do driver nem 3D tinha, com uma unstable pelo menos já tinha 3D, embora mal desse para jogar SuperTuxRacer. Com a versão que estou a usar agora, a 2.6.3-r1, até CS:S consigo jogar pelo Wine. :D
 
Atenção que os drivers da placa gráfica da intel andam na miséria por isso não esperes maravilhas no youtube e afins... :P

Até se desenrasca bem no youtube, Tirei tudo o que nao era relacionado com o flash de la pra fora.. ficou logo mel..

Mesmo assim.. tenho problemas de performance à fartazana.. no entanto ja voltei a instalar o windows e mandar o ubuntu pelos ares..

Mas mais tarde tou a planear por Dual boot.. e de vez em quando dar uns toques,
Talvez quando sair o Windows 7, meta depois o Ubuntu 9.10.

Cumps..
 
Pelo menos o suporte à minha Intel 4500MHD têm melhorado muito nestes últimos meses, quando comprei o portátil, com última versão stable do driver nem 3D tinha, com uma unstable pelo menos já tinha 3D, embora mal desse para jogar SuperTuxRacer. Com a versão que estou a usar agora, a 2.6.3-r1, até CS:S consigo jogar pelo Wine. :D

Infelizmente eu com uma 945 num dos portáteis não tenho tanta sorte... aquilo em videos flash é slow-motion e com artefactos a aparecer de vez em quando... e nem vou falar de compiz que com isso é uma comédia com os bugs que eram constantes...
 
Back
Topo