1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Ubuntu 9.04 - "Jaunty Jackalope"

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por JKL22, 9 de Setembro de 2008. (Respostas: 359; Visualizações: 45198)

  1. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    Esses problemas não serão de outra coisa ou algo mal configurado? Acho que os vídeos não utilizam aceleração 3D.
     
  2. mundano

    mundano Power Member


    Os vídeos têm muito melhor apresentação e fluidez se forem "acelerados graficamente".... O problema é que tanto quanto sei, o Flash para Linux está tão mal programado que só funciona com drivers Nvidia. Nas ATI e nas Intel é quase impossivel ter vídeos em Flash decentes...

    Existem alguns workarounds... Mas a grande solução é rezar para que o HTML5 + Ogg Theora passem a ser o standard, porque ai acaba-se a necessidade de usar Flash e afins para a maioria das coisas em que é usado hoje..
     
  3. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    Calma aí, não acredito que toda a gente que tenha uma ATI ou Intel não consiga ver vídeos em Flash decentemente em Linux. Eu sempre vi os vídeos sem qualquer problema.
    Tenho estas 3 linhas no meu xorg.conf que se tirar fica impossível usar aplicações 3D.
    Código:
    Section "DRI"
        Mode 0666
    EndSection
    No entanto mesmo sem essas linhas vejo os vídeos perfeitamente.
     
  4. mundano

    mundano Power Member

    O comentario que eu vi tinha a ver com conseguir video em Flash num Netbook a funcionar decentemente e esra este:

     
  5. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    Com netbooks à mistura é outra coisa, de qualquer forma, pelo que percebi desses artigos a aceleração 3D aplica-se apenas ao uso de fullscreen.

    EDIT: Testei com o intel_gpu_top e o OverrideGPUValidation=true faz mesmo com que os vídeos em fullscreen usem o gpu, mas apenas em fullscreen.
     
    Última edição: 27 de Junho de 2009
  6. Meados

    Meados Power Member

    O meu pc tbm se borra todo com o flash (ati). Mas penso que é por usar o alpha 10 para os x64.
     
  7. Impersonator

    Impersonator Power Member

    O que eu não consigo suportar são mesmo os artefactos gráficos que me surgem no ecrã, é a única razão pela qual não uso o Ubuntu a tempo inteiro. :(

    (a minha placa gráfica é uma ATI Radeon X2300)
     
  8. mundano

    mundano Power Member


    Só li aquilo na diagonal... Ando a pensar comprar um Eee PC 901, agora que eles estão em fim de vida e como tal a menos de 200euros.. E andava a ler reviews ao comportamento do UNR no Eee Pc..
     
  9. davchaintech

    davchaintech Power Member

    Cuidado com os netbooks da ASUS muitas dores de cabeça a ASUS criou um site a recomendar as pessoas a usar Windows em vez de GNU/LINUX. Eles dizem isto It's Better With Windows

    Sobre as placas da Intel eu tenho um Netbook da ACER ONE 150 e ele não tem nenhum problema para se ver vídeos em flash tanto no Ubuntu REMIX como no Moblin 2.0 Beta

    Abraços.
     
  10. mundano

    mundano Power Member


    Esse tipo de campanhas, ou as campanhas "Get The Facts", etc.. etc.. não passam de FUD.


    Tanto é assim que em principio vou comprar um Eee PC 901 usado, e quem mo vai vender vai vender porque só o consegue por a funcionar a velocidades decentes com o Linux. Com o Windows XP os 4 GB do disco principal mais tarde ou mais cedo ficam cheios e a partir desse momento o sistema arrasta-se. Com o Windows 7, nem sequer permite instalar em apenas 4 GB.. O Windows Vista, nem sequer permite instalar em qualquer netbook..

    O problema é que graças a algumas tecnologias proprietarias que usam no trabalho dele, ele precisa mesmo do Windows.. Pelo que vai vender o Eee PC 901...
     
  11. davchaintech

    davchaintech Power Member

    Julgava que esse modelo era como o Acer One 110 que tem já 8Gb por isso eu quando comprei o meu fiz muito trabalho de pesquisa e acabei por comprar o Acer one 150 já com uma HD da WD de 160Gb rola tudo que é SO é super rápido foi uma grande compra a placa dele é da intel não das melhores VGA mas rola até uns games bem.

    Abraços.
     
  12. mundano

    mundano Power Member

    Não.. Os Eee PC 901 têm um SSD interno de 4GB e têm um modulo SSD de 8GB/16GB (Ed Windows / Ed Linux).. O problema é que o modulo SSD maior é muito lento por questões de custos, pelo que só é utilizavel para armazenamento de dados o SO e os programas devem ser sempre instalados no SSD de 4GB.. Isso causa imensos problemas com o Windows, porque enchendo os 4GB tudo começa a funcionar mal..
     
    Última edição: 28 de Junho de 2009
  13. Homem do Saco

    Homem do Saco Power Member

    Tenho um eee 901 e isso de ficar lento em linux tem muito que se lhe diga...

    O disco maior é realmente bastante lento, se for como home isso pode-se notar muito, especialmente se formos atrás do mito de que o ssd dura pouco em ext3/4 e instalarmos tudo com ext2.

    Mesmo como ext3, sente-se a lentidão do disco. Por exemplo, o firefox empanca ao abrir um site porque fica à espera do tempo que demora guardar a página em cache.

    Fiz a conversão do filesystem desse disco para ext4 e a diferença é brutal. Ficou incomparavelmente mais rápido e não voltei a sentir qualquer bloqueio.

    Outra opção para contornar essa lentidão também é não usar o disco maior para /home, mas sim para um directório de arquivo.


    Agora deixo uma questão para os utilizadores de ubuntu em eee. O meu espaço em disco no disco de 4G está curto, desde que actualizei para o jaunty. Quem fez fresh install também sente isso? Desconfio que o update deixou-me montes de ficheiros a mais no disco. Agora tenho que andar sempre a limpar a cache do apt senão não consigo fazer actualizações.
     
  14. davchaintech

    davchaintech Power Member

    DICA para libertar espaço com o localepurge

    DICA para libertar espaço com o localepurge

    Se você tem um netbook com pouco espaço de armazenamento vai entender bem: estava eu ontem procurando arquivos para serem descartados em meu EeePC (que tem meros 4GB em seu SSD) quando me deparei com a situação de que não dava pra remover mais nada em meu diretório home. Desespero? Nada! Ainda tinham os programas que eu poderia desinstalar...que me renderam mais 3MB livres! (?) Antes de eu começar a remover programas que eu realmente utilizava me lembrei que há alguns anos o KurtKraut me recomendou o localepurge.
    localepurge é nada mais que um shell script de 227 linhas que remove arquivos de localização/tradução para os softwares instalados de línguas que você não utiliza. Além disso, o pacote Debian do localepurge vem com um arquivo de configuração que faz com que ele seja executado toda vez que o apt rodar, dessa forma ele consegue remover os arquivos desnecessários logo que um novo pacote é instalado. No fim você fica com os softwares que quer e somente com os arquivos de tradução de que precisa!

    Assim que o pacote for instalado o debconf perguntará quais línguas você quer manter. Em meu caso, selecionei pt_BR e en_US (UTF-8). Após a instalação basta rodar o comando localepurge, como rodei no meu EeePC:

    Consegui liberar 335MB de espaço! Pouco? Não para quem tem 4GB de espaço - isso representa praticamente 8,2% do espaço total disponível.
    Depois disso só faltou a conexão à Internet funcionar bem para eu instalar o TeXLive e postar aqui no blog, mas como nem tudo é perfeito, só tive acesso agora.
    Atenção: como o localepurge não é totalmente integrado ao sistema de gerenciamento de pacotes do Debian a deleção de arquivos de localização pode gerar "warnings", já que alguns arquivos pertencentes aos pacotes não estarão mais lá enquanto "deveriam" estar, então quando for conferir se todos estão lá o Debian (ou derivados) pode reclamar. Mas não se preocupe: a deleção desses arquivos é inofensiva. Porém, se você quiser reinstalar os arquivos removidos dê uma olhada no script que vem com o pacote: /usr/share/doc/localepurge/reinstall_debs.sh.

    Abraços.
     
  15. Impersonator

    Impersonator Power Member

    Queria apenas dizer que hoje consegui finalmente colocar a minha placa gráfica a funcionar correctamente em todas as distros baseadas em Ubuntu 9.04+. A minha placa gráfica é uma ATI X2300 (Mobility) e sempre tive problemas gráficos como linhas brandas horizontais que apareciam no lado direito do ecrã, mas hoje ao instalar o driver radeonhd tudo ficou a funcionar correctamente.

    Finalmente. :)
     
  16. opaijavai12

    opaijavai12 Power Member

    boas, alguém sabe como se protege uma pasta com uma password no ubuntu jaunty?

    cumps
     
  17. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=449219
    Podes meter permissões de root ou de uma conta própria, ou encriptar, sendo mais seguro mas menos prático.
     
  18. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    relativamente à libertação de espaço nos netbooks aconselho a usarem o
    Código:
    sudo apt-get clean
     
  19. LCTN

    LCTN Power Member

    Uso um alias para fazer isso:

    Código:
    alias clean='sudo apt-get autoremove && sudo apt-get autoclean && sudo apt-get clean && sudo apt-get update'
    Já agora a diferença entre os comandos:

    in Ubuntu Forums

    Cumprimentos.
     
  20. APLinhares

    APLinhares OpenSource

    Pensei que já tinha avisado que dúvidas não são neste tópico, existindo 1 para o efeito.
    Como tal, face à insistência, continuaram a ser eliminadas.