Ubuntu 9.04 - "Jaunty Jackalope"

Pois esta é também a minha principal questão, tenho feito upgrade à distro, desde a versão 7.04 e nunca tive qualquer problema, o SO continua rápido e fluido, no enanto, agora com a mudança do sistema de ficheiros começo já a considerar um clean install. Depois de quase dois anos sem formatar o PC vai ter que ser :(

2 anos Oo, algo impensável em MS windows :PPP ;

pah eu vou querer instalar/testar esta nova versão.. mas só se o chip wireless Atheros AG5007G funcionar out of the box .. e também se conseguir usá-lo no politécnico (eduroam ftw... ) porque já vi que é algo um pouco complicado.

e aqueles que dizem que o aspecto do ubuntu é feio, ele já é assim, com mais ou menos pozinhos de prlimpimpim desde a versão 5.05 ou 6.06.. sem grandes alterações no interface gráfico.. e mudar um tema ou um ícone é MUITO fácil. digo mesmo, compilar e instalar um GTK engine também, não é por aí que se deixa de instalar esta "maravilha" gratuita ;)
 
Última edição:
Uma pequena dúvida.

Neste momento tenho o meu sistema dividido em duas partições, root e home, sendo as duas em ext3 no Ubuntu 8.10. Quando eu instalar a nova versão do Ubuntu, na partição root actual, e passar para ext4, é possível fazer o mesmo na partição home mas sem perder qualquer tipo de dados na home?

Estou a falar de uma coisa parecida ao converter uma partição FAT32 para NTFS.

É possível converter uma home de ext3 para ext4? De modo a ficar com root ext4 e home ext4.
Já existe um tópico de dúvidas :rolleyes:
 
2 anos Oo, algo impensável em MS windows :PPP ;

O pessoal de Debian (no #debian e na mailing list) tem PC's sem *reiniciar* há 4/5 anos:p


Quanto ao ext4, eu converti uma partição para experimentar (ainda antes de ser lançado oficialmente, quando se chamava ext4dev) e não me parece que as melhorias sejam extraordinárias, é um ligeiro upgrade a um bom sistema de ficheiros. Há FS's melhores em algumas operações (leitura de grandes ficheiros, tratar imensas quantidades de pequenos ficheiros, etc), mas o ext3/4 é o melhor para uso num Desktop, imho.
 
Pessoal posso ja actualizar para o 9.04 ou aconselham a fazer um fresh install qd sair a versao final ?

É q nc entendi ate q ponto dps n fica mt coisa sem necessidade...

Ou posso o fazer simplesmente actualizo ?
 
Pessoal posso ja actualizar para o 9.04 ou aconselham a fazer um fresh install qd sair a versao final ?

É q nc entendi ate q ponto dps n fica mt coisa sem necessidade...

Ou posso o fazer simplesmente actualizo ?

Nesta altura do campeonato a 21 dias da versão final e se não tiveres pressa mais vale esperar e instalar de raiz com o novo sistema de ficheiros ext4!
 
por aqui já fiz actualização da distribuição...
resolveu alguns problemas acerca do bluetooth e o nokia 5300, até agora 5***
quem quiser actualizar alt + f2--- update-manager -d
 
As minhas expectativas para esta nova versão do Ubuntu estão bastante altas, nem que seja por estar há já dias a tentar ter internet wireless com a antiga versão. :-D
 
Até agora tenho dois bugs reportados: um no 'pidgin' e o outro num screenlet que uso.

De resto, impecável (OK, tirando a cena chata de, no fim do shutdown, me colocar uns pontos e barras brancos estranhos a mexerem-se de um lado para o outro). :-P
 
já saiu a versao final?

Eu stou a usar o ubuntu studio 8.10 da para actualizar na mesma?


YA mudar o sitema de fixeiros, não e preciso formatar... pelo menos no windows...
 
uso um dos portateis e-escola , o 8761SU.
creio que seja uma realtek rtl81873b ( acho que era isto , se nao era era parecido).

na 8.10 já se notaram uns progressos e a placa já era reconhecida , mas ainda não tava a 100%. nem dava pra ligar a redes encriptadas, se bem me lembro. e ainda há outros problemas tipo isto bloquear completamente ao arrancar por live cd.
 
Última edição:
Bem... Há um certo Hype em torno do EXT4, e como comprei esta semana um Pc novo resolvi experimentar.

A minha máquina estava com Ubuntu 9.04 x86_64 e Ext4.. Aquilo que eu posso dizer é que o ext4 notoriamente é mais leve para o sistema e mais rápido. Mas pelo menos no Ubuntu a 64bits ainda não está preparado para uso em produção..

O sistema começou a ter frezees ficando completamente bloqueado e com as luzes Caps Lock e Scroll Lock do teclado a piscar, o que tanto quanto sei significa que houve um kernel panic. Só com hard reset recuperava..

Os frezees começaram a ser cada vez mais frequentes até que o sistema já não aguentava meia hora a funcionar. Com tanto bloqueio como é obvio as tantas também já eram os programas que começaram a ficar corrompidos e a funcionar mal..

Formatei tudo e voltei ao velho e bom ext3 e os problemas desapareceram...
 
apartir da "LiveUSB" testei a versao 64bits e infelizmente nao notei nada de revolucionario em termos de aspecto....... mas adorei as novas janelas que aparecem quando se altera o volume ou encontra wireless.

vou esperar ate á versao final..... ate á vou continuar a usar 8.10.

acho que nós utilizadores de linux poderiamos dar ideias de como poderia evoluir o ubuntu em termos de aspecto....... mas pra ser sinsero nao tenho ideia nenhuma:p
 
Eu estou a usar o Xubuntu 9.04 64bits com EXT4 com uns meses e não noto qualquer tipo de instabilidade,deve variar conforme os sistemas.

Pode até ter sido uma outra coisa qualquer que falhou na intalação, ou algo do genero...

A verdade é que a instabilidade só desapareceu quando eliminei a ultima partição com EXT4.. Agora está solido como uma rocha a correr o Ubuntu 9.04 x64..
 
apartir da "LiveUSB" testei a versao 64bits e infelizmente nao notei nada de revolucionario em termos de aspecto....... mas adorei as novas janelas que aparecem quando se altera o volume ou encontra wireless.

vou esperar ate á versao final..... ate á vou continuar a usar 8.10.

acho que nós utilizadores de linux poderiamos dar ideias de como poderia evoluir o ubuntu em termos de aspecto....... mas pra ser sinsero nao tenho ideia nenhuma:p


queres bom aspecto? usa o theme Ubuntu Studio! Para mim o melhor de todos, simplesmente lindo e com o compiz fusion e de por um gajo a babar se todo :-D
 
Back
Topo