Ubuntu 9.04 - "Jaunty Jackalope"

Infelizmente eu com uma 945 num dos portáteis não tenho tanta sorte... aquilo em videos flash é slow-motion e com artefactos a aparecer de vez em quando... e nem vou falar de compiz que com isso é uma comédia com os bugs que eram constantes...
Esses problemas não serão de outra coisa ou algo mal configurado? Acho que os vídeos não utilizam aceleração 3D.
 
Esses problemas não serão de outra coisa ou algo mal configurado? Acho que os vídeos não utilizam aceleração 3D.


Os vídeos têm muito melhor apresentação e fluidez se forem "acelerados graficamente".... O problema é que tanto quanto sei, o Flash para Linux está tão mal programado que só funciona com drivers Nvidia. Nas ATI e nas Intel é quase impossivel ter vídeos em Flash decentes...

Existem alguns workarounds... Mas a grande solução é rezar para que o HTML5 + Ogg Theora passem a ser o standard, porque ai acaba-se a necessidade de usar Flash e afins para a maioria das coisas em que é usado hoje..
 
Os vídeos têm muito melhor apresentação e fluidez se forem "acelerados graficamente".... O problema é que tanto quanto sei, o Flash para Linux está tão mal programado que só funciona com drivers Nvidia. Nas ATI e nas Intel é quase impossivel ter vídeos em Flash decentes...

Calma aí, não acredito que toda a gente que tenha uma ATI ou Intel não consiga ver vídeos em Flash decentemente em Linux. Eu sempre vi os vídeos sem qualquer problema.
Tenho estas 3 linhas no meu xorg.conf que se tirar fica impossível usar aplicações 3D.
Código:
Section "DRI"
    Mode 0666
EndSection
No entanto mesmo sem essas linhas vejo os vídeos perfeitamente.
 
O comentario que eu vi tinha a ver com conseguir video em Flash num Netbook a funcionar decentemente e esra este:

The problem is that Adobe doesn't know how to properly check for direct rendering without crashing their code, so they check for "SGI" in the output of glxinfo instead. Essentially this means that full screen acceleration is disabled for all but nVidia cards, even when other cards are more than capable of GPU acceleration. See <http://blogs.adobe.com/penguin.swf/2008/05/flash_uses_the_gpu.html>.


The good news is you can override the blacklist by adding "OverrideGPUValidation=true" (without the quotes) to /etc/adobe/mms.cfg. See <http://blogs.adobe.com/penguin.swf/2008/08/secrets_of_the_mmscfg_file_1.html>. On my old Fujitsu P1510D with a 1.2 GHz Pentium M and Intel GMA 900 integrated video card, YouTube plays smoothly in full-screen in Firefox on Ubuntu on the 1024x600 display.
 
Com netbooks à mistura é outra coisa, de qualquer forma, pelo que percebi desses artigos a aceleração 3D aplica-se apenas ao uso de fullscreen.

EDIT: Testei com o intel_gpu_top e o OverrideGPUValidation=true faz mesmo com que os vídeos em fullscreen usem o gpu, mas apenas em fullscreen.
 
Última edição:
O que eu não consigo suportar são mesmo os artefactos gráficos que me surgem no ecrã, é a única razão pela qual não uso o Ubuntu a tempo inteiro. :(

(a minha placa gráfica é uma ATI Radeon X2300)
 
Com netbooks à mistura é outra coisa, de qualquer forma, pelo que percebi desses artigos a aceleração 3D aplica-se apenas ao uso de fullscreen.

EDIT: Testei com o intel_gpu_top e o OverrideGPUValidation=true faz mesmo com que os vídeos em fullscreen usem o gpu, mas apenas em fullscreen.


Só li aquilo na diagonal... Ando a pensar comprar um Eee PC 901, agora que eles estão em fim de vida e como tal a menos de 200euros.. E andava a ler reviews ao comportamento do UNR no Eee Pc..
 
Só li aquilo na diagonal... Ando a pensar comprar um Eee PC 901, agora que eles estão em fim de vida e como tal a menos de 200euros.. E andava a ler reviews ao comportamento do UNR no Eee Pc..

Cuidado com os netbooks da ASUS muitas dores de cabeça a ASUS criou um site a recomendar as pessoas a usar Windows em vez de GNU/LINUX. Eles dizem isto It's Better With Windows

Sobre as placas da Intel eu tenho um Netbook da ACER ONE 150 e ele não tem nenhum problema para se ver vídeos em flash tanto no Ubuntu REMIX como no Moblin 2.0 Beta

Abraços.
 
Cuidado com os netbooks da ASUS muitas dores de cabeça a ASUS criou um site a recomendar as pessoas a usar Windows em vez de GNU/LINUX. Eles dizem isto It's Better With Windows


Esse tipo de campanhas, ou as campanhas "Get The Facts", etc.. etc.. não passam de FUD.


Tanto é assim que em principio vou comprar um Eee PC 901 usado, e quem mo vai vender vai vender porque só o consegue por a funcionar a velocidades decentes com o Linux. Com o Windows XP os 4 GB do disco principal mais tarde ou mais cedo ficam cheios e a partir desse momento o sistema arrasta-se. Com o Windows 7, nem sequer permite instalar em apenas 4 GB.. O Windows Vista, nem sequer permite instalar em qualquer netbook..

O problema é que graças a algumas tecnologias proprietarias que usam no trabalho dele, ele precisa mesmo do Windows.. Pelo que vai vender o Eee PC 901...
 
Esse tipo de campanhas, ou as campanhas "Get The Facts", etc.. etc.. não passam de FUD.


Tanto é assim que em principio vou comprar um Eee PC 901 usado, e quem mo vai vender vai vender porque só o consegue por a funcionar a velocidades decentes com o Linux. Com o Windows XP os 4 GB do disco principal mais tarde ou mais cedo ficam cheios e a partir desse momento o sistema arrasta-se. Com o Windows 7, nem sequer permite instalar em apenas 4 GB.. O Windows Vista, nem sequer permite instalar em qualquer netbook..

O problema é que graças a algumas tecnologias proprietarias que usam no trabalho dele, ele precisa mesmo do Windows.. Pelo que vai vender o Eee PC 901...

Julgava que esse modelo era como o Acer One 110 que tem já 8Gb por isso eu quando comprei o meu fiz muito trabalho de pesquisa e acabei por comprar o Acer one 150 já com uma HD da WD de 160Gb rola tudo que é SO é super rápido foi uma grande compra a placa dele é da intel não das melhores VGA mas rola até uns games bem.

Abraços.
 
Julgava que esse modelo era como o Acer One 110 que tem já 8Gb por isso eu quando comprei o meu fiz muito trabalho de pesquisa e acabei por comprar o Acer one 150 já com uma HD da WD de 160Gb rola tudo que é SO é super rápido foi uma grande compra a placa dele é da intel não das melhores VGA mas rola até uns games bem.

Abraços.

Não.. Os Eee PC 901 têm um SSD interno de 4GB e têm um modulo SSD de 8GB/16GB (Ed Windows / Ed Linux).. O problema é que o modulo SSD maior é muito lento por questões de custos, pelo que só é utilizavel para armazenamento de dados o SO e os programas devem ser sempre instalados no SSD de 4GB.. Isso causa imensos problemas com o Windows, porque enchendo os 4GB tudo começa a funcionar mal..
 
Última edição:
Esse tipo de campanhas, ou as campanhas "Get The Facts", etc.. etc.. não passam de FUD.


Tanto é assim que em principio vou comprar um Eee PC 901 usado, e quem mo vai vender vai vender porque só o consegue por a funcionar a velocidades decentes com o Linux. Com o Windows XP os 4 GB do disco principal mais tarde ou mais cedo ficam cheios e a partir desse momento o sistema arrasta-se. Com o Windows 7, nem sequer permite instalar em apenas 4 GB.. O Windows Vista, nem sequer permite instalar em qualquer netbook..

O problema é que graças a algumas tecnologias proprietarias que usam no trabalho dele, ele precisa mesmo do Windows.. Pelo que vai vender o Eee PC 901...

Tenho um eee 901 e isso de ficar lento em linux tem muito que se lhe diga...

O disco maior é realmente bastante lento, se for como home isso pode-se notar muito, especialmente se formos atrás do mito de que o ssd dura pouco em ext3/4 e instalarmos tudo com ext2.

Mesmo como ext3, sente-se a lentidão do disco. Por exemplo, o firefox empanca ao abrir um site porque fica à espera do tempo que demora guardar a página em cache.

Fiz a conversão do filesystem desse disco para ext4 e a diferença é brutal. Ficou incomparavelmente mais rápido e não voltei a sentir qualquer bloqueio.

Outra opção para contornar essa lentidão também é não usar o disco maior para /home, mas sim para um directório de arquivo.


Agora deixo uma questão para os utilizadores de ubuntu em eee. O meu espaço em disco no disco de 4G está curto, desde que actualizei para o jaunty. Quem fez fresh install também sente isso? Desconfio que o update deixou-me montes de ficheiros a mais no disco. Agora tenho que andar sempre a limpar a cache do apt senão não consigo fazer actualizações.
 
DICA para libertar espaço com o localepurge

DICA para libertar espaço com o localepurge

Se você tem um netbook com pouco espaço de armazenamento vai entender bem: estava eu ontem procurando arquivos para serem descartados em meu EeePC (que tem meros 4GB em seu SSD) quando me deparei com a situação de que não dava pra remover mais nada em meu diretório home. Desespero? Nada! Ainda tinham os programas que eu poderia desinstalar...que me renderam mais 3MB livres! (?) Antes de eu começar a remover programas que eu realmente utilizava me lembrei que há alguns anos o KurtKraut me recomendou o localepurge.
localepurge é nada mais que um shell script de 227 linhas que remove arquivos de localização/tradução para os softwares instalados de línguas que você não utiliza. Além disso, o pacote Debian do localepurge vem com um arquivo de configuração que faz com que ele seja executado toda vez que o apt rodar, dessa forma ele consegue remover os arquivos desnecessários logo que um novo pacote é instalado. No fim você fica com os softwares que quer e somente com os arquivos de tradução de que precisa!

Para instalar, basta:
# apt-get install localepurge
Assim que o pacote for instalado o debconf perguntará quais línguas você quer manter. Em meu caso, selecionei pt_BR e en_US (UTF-8). Após a instalação basta rodar o comando localepurge, como rodei no meu EeePC:

moveeel:~# localepurge
localepurge: Disk space freed in /usr/share/locale: 338416K
localepurge: Disk space freed in /usr/share/man: 4800K

Total disk space freed by localepurge: 343216K
Consegui liberar 335MB de espaço! Pouco? Não para quem tem 4GB de espaço - isso representa praticamente 8,2% do espaço total disponível.
Depois disso só faltou a conexão à Internet funcionar bem para eu instalar o TeXLive e postar aqui no blog, mas como nem tudo é perfeito, só tive acesso agora.
Atenção: como o localepurge não é totalmente integrado ao sistema de gerenciamento de pacotes do Debian a deleção de arquivos de localização pode gerar "warnings", já que alguns arquivos pertencentes aos pacotes não estarão mais lá enquanto "deveriam" estar, então quando for conferir se todos estão lá o Debian (ou derivados) pode reclamar. Mas não se preocupe: a deleção desses arquivos é inofensiva. Porém, se você quiser reinstalar os arquivos removidos dê uma olhada no script que vem com o pacote: /usr/share/doc/localepurge/reinstall_debs.sh.

Abraços.
 
Queria apenas dizer que hoje consegui finalmente colocar a minha placa gráfica a funcionar correctamente em todas as distros baseadas em Ubuntu 9.04+. A minha placa gráfica é uma ATI X2300 (Mobility) e sempre tive problemas gráficos como linhas brandas horizontais que apareciam no lado direito do ecrã, mas hoje ao instalar o driver radeonhd tudo ficou a funcionar correctamente.

Finalmente. :)
 
relativamente à libertação de espaço nos netbooks aconselho a usarem o
Código:
sudo apt-get clean

Uso um alias para fazer isso:

Código:
alias clean='sudo apt-get autoremove && sudo apt-get autoclean && sudo apt-get clean && sudo apt-get update'
Já agora a diferença entre os comandos:

autoclean: removes all stored archives in your cache for packages that can not be downloaded anymore (thus packages that are no longer in the repo or that have a newer version in the repo).

clean: removes all stored archives in your cache.

autoremove: a whole different thing, this option makes apt look for packages that are installed as dependency of an already uninstalled package and removes them. This is used to clean up unused dependencies that remain on your system.
in Ubuntu Forums

Cumprimentos.
 
Pensei que já tinha avisado que dúvidas não são neste tópico, existindo 1 para o efeito.
Como tal, face à insistência, continuaram a ser eliminadas.
 
Back
Topo