Ubuntu: como mudar os nomes dos "mounts"?

sergio

Portugal@Home Member
Viva

Ando há bastante tempo com esta dúvida e apesar de ter procurado bastante, não encontro a solução.

Como mudar os nome das partições no Ubuntu? Ou seja, tenho um disco com uma partição do windows cujo label é, por exemplo, "dados", o Ubuntu quando monta a partição insiste em chamar-lhe "dados" apesar de eu ter especificado no fstab /media/winc como local para montar a partição.

Help

Bye,
sérgio
 
Olá,

Penso que isso deveria ser suficiente...

--

Portanto ele não está a ser montado em /media/winc?

Talvez tenhas algum erro no fstab? Podes postar aqui?

Quais as partições que tens?
Código:
sudo fdisk -l

-----------

Ou está a ser montado em /mnt/winc mas a label no file explorer aparece "dados"?

Podes fazer rename directamente a "dados" para o nome que quiseres!!
 
Última edição:
O label da partição é guardado na MBR, se não me falha a memória.
Por isso quando ele monta as partições vai lá "buscar" os nomes.
Se quiseres alterar tem de ser permanente. Não podes ter para windows um nome e para linux outro.
 
O GNOME utiliza por omissão o HAL para fazer a gestão dos volumes montados, e o HAL utiliza o volume label para determinar o mount point (a pasta dentro de /media). O HAL e o fstab são exclusivos, os dispositivos que estiverem listados no fstab não são montados pelo HAL.

Se queres alterar a pasta onde o dispositivo é montado tens 3 soluções:
1. colocas o dispositivo no fstab (não te vai aparecer no Places ou no Computer como um dispositivo, vai ser uma pasta igual às outras). Montas para onde quiseres, embora seja aconselhado dentro da pasta /mnt.
2. alteras o volume label do dispositivo, e ele será montado em /media/<novo label>
a) alteras "fisicamente" com o e2label, mtools, etc
b) colocas um fake label nas regras do HAL: descobres o UUID do teu disco com ls -l /dev/disk/by-uuid, e crias o ficheiro /etc/hal/fdi/policy/20-novo label.fdi com o seguinte conteúdo:
Código:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
 <deviceinfo version="0.2">
    <device>
        <match key="volume.uuid" string="[b]uuid[/b]">
            <merge key="volume.label" type="string">[b]novo label[/b]</merge>
        </match>
    </device>
 </deviceinfo>
 
Viva

Não percebo. Aqui vai parte do meu fstab
Código:
dev/sda6     /media/E               ntfs         defaults                    0  0   
dev/sda5     /media/D               ntfs         defaults                    0  0

e uma pequena imagem de como ficam sempre montadas as partições:


Queria, para não me perder, que a partição sda6 fosse o disco "E" e a sda5 fosse o disco "D", apenas por uma questão de organização.

Obrigado,
sérgio
 
Segue a parte 2b) do post do PrOdG e apaga tudo o que tiveres no fstab, temos o HAL para alguma coisa;)

E já agora, quando tens coisas no fstab e na minha opinião não se devem andar a criar pastas dentro do /media essa é gerida pelo HAL, o utilizador tem sempre o /mnt
 
Back
Topo