1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu como router/gateway

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por guitar_boy, 13 de Março de 2007. (Respostas: 3; Visualizações: 1444)

1. guitar_boy

guitar_boy What is folding?

Boas pessoal

Entrei nisto de linux à pouco tempo, e por enquanto estou a gostar bastante, nomeadamente da distribuição mais conhecida "ubuntu".

Eu tenho um PC ligado praticamente 24/7, e gostava de trocar o meu router por esse PC, ficando este PC a fazer o routeamento da rede, além de firewall, servidor de FTP, torrents, emule, etc. No entanto estou com um problema que passo a descrever:

Eu tenho ADSL do sapo atravéz dum modem/router (huawei smartax882 dos kits da clix), este modem está ligado a um switch e aí tenho ligados um Access point e o tal PC. Eu queria fazer isto: huawei -> ubuntu (server) -> switch -> o resto dos PCs... No entanto o modem é tambem router, e eu queria que o routeamento da rede toda fosse feito pelo ubuntu e nao pelo huawei. Se eu o puser em bridge mode penso que esse problema deixa de existir, mas nao sei como fazer o dial no ubuntu logo nao sei o que fazer, e tambem nao sei instalar o huawei por USB.

Se me pudessem dar umas sugestões/ajudas agradecia :)

Cumps

2. r3pek

r3pek Power Member

tens que por o modem em bridge mode e depois usar pppoe no interface de rede onde tens o modem ligado. como se faz isto no ubunto nao sei, mas isto ja pode ser uma ajuda.

3. guitar_boy

guitar_boy What is folding?

Eu em windows sei fazer, o problema é no ubuntu

Mas pronto, o objectivo desta thread, além de aprender a fazer dial pppoe no ubuntu, é saber se essa é a melhor solução para o que eu quero.

Obrigado

4. Faked

Faked I fold therefore I AM

Partilhar esta Página