Ubuntu e derivados no HP Pavilion dv6-3315

SrBla

Membro
Boas,

Tenho um HP Pavilion dv6-3315 e queria saber se alguém já instalou Ubuntu, ou SO's derivados deste, num pc destes, e se conseguiram por tudo a funcionar principalmente as drives das gráficas (que neste caso são comutáveis, ATI HD6550m + Intel). Porque no que me apercebi até agora, quando se tem gráficas comutáveis o Ubuntu só detecta a Intel depois ou se tem só a Intel ou a ATI após 50 mil configurações. Mas também já vi porem as duas a comutar, mas por vezes tem erros.
E não cria estar a formatar o pc ou a criar partições "à parva" sem saber se funciona tudo bem.

Já agora, aqui (http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=779220&p=10008533), fiz praticamente a mesma pergunta mas para o Windows 8.

Obrigado.
 
Eu tenho exactamente o mesmo portátil, e após várias horas despendidas eu simplesmente não consigo por ambas as placas gráficas a funcionar, mas eu tenho usado faz agora um mês apenas linux e o portátil safa-se extremamente bem, exceptuado claro software que requeira muito processamento gráfico (Pois vais ficar com a intel a funcionar com os drivers genéricos.)
Para windows 8 instalas os do windows 7 em modo de compatibilidade.
 
Boas,

Eu tenho esse portátil e uso o Ubuntu 12.04.2, mas nunca consegui por a gráfica da ATI a funcionar, já estraguei várias vezes a distro para tentar por a funcionar e nunca consegui. Se vais com a ideia de jogar no "linux" com este PC esquece, para o resto funciona bem :)
 
lspci -v

verifiquem o driver que está carregado no da intel: Kernel driver in use: XXXXXX , a informação deverá constar em VGA compatible controller e coloquem em blacklist
Apartir daqui tentar instalar o driver correcto para ati...
 
Sim já experimentei, mas ao reiniciar dps entra em low graphic mod.

PS: afinal aparece a ATI e a intel
Isso do low graphics mod aconteceu me da primeira vez. No meu caso estava relacionado com as actualizações. Instalei e actualizei tudo, e só no fim instalei as drivers e desde ai que sempre funcionou
 
Isso do low graphics mod aconteceu me da primeira vez. No meu caso estava relacionado com as actualizações. Instalei e actualizei tudo, e só no fim instalei as drivers e desde ai que sempre funcionou

Desculpa, não percebi bem...
Conseguiste por as duas graficas a funcionar no linux? Como é que arranjaste as drives?

PS: Agora no outro dia fiz boot do Ubuntu 13.04 por pen, e achei curioso o facto de ele identificar as duas graficas, mas só estava a encontrar drives da ati (genericos e proprietarios), será que o problema está resolvido?
 
Última edição:
Desculpa, não percebi bem...
Conseguiste por as duas graficas a funcionar no linux? Como é que arranjaste as drives?

PS: Agora no outro dia fiz boot do Ubuntu 13.04 por pen, e achei curioso o facto de ele identificar as duas graficas, mas só estava a encontrar drives da ati (genericos e proprietarios), será que o problema está resolvido?

Consegui. Com os drivers da AMD , No meu caso tenho uma 7670 e a intel hd 4000. Poderá ser essa a diferença
 
Já passou "algum" tempo e nunca consegui resolver este problema, alguém tem soluções? Entretanto andei a ver melhor e duas ferramentas diferentes dizem que tenho graficas diferentes... uma diz ATI HD6550 (que o que está escrito no site e na caixa) outra diz ATI HD5650 :\

6Hyxj.jpg
 
Nao ligues muito ao que dizem essas e outras ferramentas. O que conta é o pci id.

É que um dos problemas que existe neste mundo é gpus "renomeados". Isto é, que começaram por ser X e a marca renomeia para Y ao fim de uma geração para dar ideia que é um produto novo.
Quase de certeza que as duas ferramentas estão correctas, mas se não for um gpu "renomeado", confia mais no gpu-z.
 
o meu antigo portatil nunca tive problem mas nao tinha graficos integrados, visto o CPU ser um i7 first gen =D relativemnte a HD5650 e a HD6550 sao na verdade o mesmo GPU =),
 
Pois isso já eu percebi... O meu problema está é em não conseguir meter o ubuntu a funcionar correctamente. Porque parece que fica com as 2 gráficas a trabalhar ao mesmo tempo, no entanto só a da intel é que faz output (aparentemente), e assim o portatil aquece ainda mais e faz ainda mais barulho. Mesmo que houvesse uma forma de ter só uma delas a trabalhar já era bom.
:\
 
Boas pessoal,
(Escrevo aqui para não estar a abrir um novo tópico)

Hoje andei a tentar "brincar" um pouco com a nova versão do Ubuntu, a 14.04. E durante esse processo consegui ficar sem a GUI uma data vezes, isto porque para além de não conseguir meter drivers gráficas a funcionar, mesmo sem mexer nas drivers o SO fica um pouco instável. Para além disso agora o switchroo já nem me deixa ao menos desligar a placa da ATI, ou seja o pc à mínima coisa começa a "levantar vôo" e a aquecer disparatadamente...
O problema de as drivers não estarem minimamente bem, não é só o aquecimento e instabilidade, mas sim também o facto de não consguir utilizar as portas VGA e HDMI.

Ou seja, gostava de saber se alguém já sabe de alguma forma de meter estas gráficas a funcionar normalmente no o ubuntu, ou se sabe de uma forma de, pelo menos, desligar a gráfica da ATI (sendo que pela bios não consigo fazer isso).

Obrigado.
;)
 
Tenho exatamente o mesmo problema >_>. Este portátil foi mesmo uma péssima ideia. Além de todas as incompatibilidades faz barulho que se farta. Mas prontos se alguém conseguir arranjar uma solução que poste aqui sff !

Obrigado !
 
Linux é bem bom. Só esta maravilha destas gráficas hibridas é que são uma maravilha grrrrrrr. Que arrependimento pois agora preciso de programar em openCl e nem as drivers certas da amd consigo instalar. Ou seja tá a trabalhar só mesmo para aquecer o portátil >_>.

Se fores comprar um portátil, se fosse eu riscava tudo o que é hibrido das opções xD.
 
Épa penso que não, pelo menos aqui na universidade conheço várias pessoas que só usam linux e não têm problemas nenhuns. A cena destes portáteis é que as marcas dão pouca importancia ás drivers por isso é que há problemas de compatibilidades. Mas penso que podes comprar um portátil já com linux. Passa no tópico dos portateis.
Fixe era alguém meter aqui uma solução para isto pá >_>!
 
Back
Topo