Ubuntu e server ftp

Mobius

Power Member
Olá

Vou começar então a descrever as minhas necessidade para talvez me conseguirem ajudar

Na minha empresa tenho acesso a um computador que recentemente foi substituido, este computador possuía licença de Windows 2000 e a minha vontade é colocar o Ubuntu pelo que para saber o que esperar instalei este no meu portátil para fazer alguma pesquisa no fim-de-semana. A minha vontade era utilizar os 160gb de disco para criar um servidor FTP para onde os restantes computadores da rede pudessem fazer backups através de clientes ftp para este computador, onde através de um determinado login tenham acesso à pasta associada a este login.

Creio que em teoria é possivel, estarei errado?
Podem-me recomendar algum software para o fazer?

Agradeço qualquer opinião que seja dada mesmo que recomendam outro SO para além do Ubuntu mas dou alguma preferéncia a este.
 
Sim, é perfeitamente possível.

Portanto, queres um servidor FTP para Ubuntu, portanto, correcto?

A este nível recomendo o Proftpd. É um daemon leve, poderoso e flexivel.

Se sentires dificuldade na sua configuração, instala por exemplo o Webmin para gerir o servidor (não só este serviço, mas outros que possas instalar). É um painel de gestão via browser (género Cpanel).

Tudo software gratuito e de código aberto.




Julgo que ambos estão nos repositórios do aptitude, portanto um simples apt-get deve ser suficiente para instalares os bichos.

Se posteriomente necessitares de mais ajuda, diz qualquer coisa.

Abraço!
 
Não te quero desmentir, mas...

Código:
putos@PCPutos:~$ apt-cache search proftpd
dtc - web control panel for admin and accounting hosting services
ftpd - FTP server
ftpmonitor - Kicker applet to monitor incoming connections to ftp daemon
gadmintools - GTK+ server administration tools
gforge-ftp-proftpd - collaborative development tool - FTP management (using ProFTPd)
gproftpd - GTK+ configuration tool for proftpd
proftpd - versatile, virtual-hosting FTP daemon - binaries
proftpd-doc - Versatile, virtual-hosting FTP daemon - documentation
proftpd-ldap - Versatile, virtual-hosting FTP daemon
proftpd-mysql - Versatile, virtual-hosting FTP daemon
proftpd-pgsql - Versatile, virtual-hosting FTP daemon

Está nos repositórios sim senhor.

Abraço!
 
Sim, tens razão. Durante a configuração necessito de editar um ficheiro de configuração do Proftpd mas ao guardar as alterações ele indica-me que não possuo permissões para tal, como posso alterar o ficheiro com permissões de root?
 
Sim, tens razão. Durante a configuração necessito de editar um ficheiro de configuração do Proftpd mas ao guardar as alterações ele indica-me que não possuo permissões para tal, como posso alterar o ficheiro com permissões de root?

Código:
sudo gedit /etc/proftpd.conf

Ou

Código:
su
gedit /etc/proftpd.conf

Esqueci-me, mas caso tenhas dificuldade em configurar o bicho, podes também o utilizar o gproftpd que te permite configurar o servidor através de ambiente gráfico.

Também está nos repositórios do aptitude.

Abraço!
 
Tinhas toda a razão :)

Isto de ser um iniciante neste universo por vezes provoca declarações como a que fiz mas já tá tudo resolvido, não digo que tenha sido tudo fácil mas até foi bastante recompensador ultrapassar todas as dificuldades para depois ter este resultado fantástico! :)

Obrigado a todos!
 
Back
Topo