1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu e temps

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Kamipt, 29 de Janeiro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1093)

1. Kamipt

Kamipt Power Member

Tentei fazer um procurar mas não encontrei nenhum tópico especifico sobre temperaturas.

A situação é seguinte, uso linux como biscate e ainda sou muito novato, gostei bastante da distro de Ubuntu e resolvi voltar a instalar a 7.10 o que estranho realmente é o aquecimento do portátil com o Ubuntu como SO.
    Já tive instalado o XP temperaturas normais sem notar muito aquecimento na saida de ar, no vista com as mariquices todas ligadas notei um maior aquecimento mas após retirar tenho temperaturas normais, mas com o ubuntu com o Compiz e sem o Compiz as temperaturas são bem mais elevadas que no windows.
    Andei a fazer uma pesquisa no google deparei-me com alguns tópicos sobre bugs de kernel e afins, mais alguém tem este problema?

A nivel de processos e uso de cpu está tudo normal, em idle noto o portátil mais quente.

2. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Se dissesses qual é o computador em questão dava jeito...

3. Kamipt

Kamipt Power Member

LG P1 PRO EXPRESS DUAL
    Intel® Core™2 Duo Processor T7200, 4MB L2 Cache, 2.0GHz, 667MHz FSB
    Chipset Mobile Intel® 945PM/GM Express
    Memory 1024 DDR2(667MHz, Dual Channel Support, Up to 4GB)
    Display 15.4inch WXGA(1280x800)/WSXGA+(1680x1050),*Fine Bright Technology
    Graphics ATI® Mobility™ Radeon® X1400
    HDD 120GB(SATA/PATA)
    ODD DVD Combo / DVD Super Multi Dual Layer (DVD-R/RW, +R/RW, RAM)
    Communications
    Wireless Intel® Pro/Wireless 3945ABG(802.11a/b/g)*
    WLAN Antenna Dual Hexa-band Antenna
    Modem 56kbps Modem
    LAN Gigabit Ethernet
    Bluetooth *Yes (BlueCore™4)

4. petersaints

petersaints Power Member

É normal... o meu TOSHIBA é o mesmo. Quer queiramos quer não o hardware do portátil está muito mais optimizado para Windows e o próprio Linux ainda não é tão optimizado para laptops. No meu caso noto também um aquecimento maior. Em idle no meu portátil sinto o portátil tão quente como meia hora a jogar UT2004 em Windows :P

5. neonl

neonl Banido

Este tópico é curioso. É a primeira vez que vejo este lado da questão. Costuma ser ao contrário. Por regra geral o computador aquece mais em Windows do que em GNU/Linux (essencialmente este não puxa tanto pelo processador [melhor gestão da RAM e outras coisas permitem isso]). No portátil cá de casa acho que aquecem mais ou menos o mesmo.

No entanto, é bem possível que seja problema da distro (as distros "fáceis" são propícias a estas coisas) e o Ubuntu Gutsy é famoso pelos seus problemas com laps.

Sinceramente se isto acontece eu recomendo (e eu nem costumo ligar muito a essas tretas) ter alguma "prudência" com a utilização, até porque pode não ser só o processador a ficar prejudicado. Se não conseguires arranjar mais informação sugiro que experimentes uma distro simple (:p) para ver se o resultado é o mesmo. Posso dizer que "suspeito" do Ubuntu, aqui.

6. m00s

m00s Power Member

vejam se conseguem alguma melhoria com isto:

Código:
    $ sudo powertop

a seguir usem as opçoes que lhes interessarem...

7. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Eu perguntei qual era o portatil porque eu também tenho problemas com isso, mas no meu caso é ligeiramente diferente.

Eu uso a ventoinha do portatil sempre ligada. E isto activa-se dentro de um programa da Acer e esse programa é exclusivo para windows.

O que acontece é que cada vez que retiro a bateria, esse setting fica "esquecido" e deixa de estar activo, ou seja, antes de ir para Ubuntu, tenho de iniciar o windows para activar essa opção para depois sim, entrar no Ubuntu e não ter problemas com temperaturas.

8. uterrorista

uterrorista Suspenso

alguem sabe interpretar o resultado:

Código:
    Cn                Avg residency       P-states (frequencies)
    C0 (cpu running)        (50.3%)         1.84 Ghz     4.9%
    C1                0.0ms ( 0.0%)         1333 Mhz     3.1%
    C2                0.1ms (49.7%)         1000 Mhz    92.0%

Wakeups-from-idle per second : 7140.6   interval: 10.0s
    no ACPI power usage estimate available

Top causes for wakeups:
      38.5% (250.0)          ifconfig : et131x_open (et131x_error_timer_handler) 
      21.8% (141.9)       <interrupt> : uhci_hcd:usb3 
      13.2% ( 85.8)       <interrupt> : ohci1394, yenta, sdhci:slot0, tifm_7xx1, i91
       6.2% ( 40.6)       <interrupt> : uhci_hcd:usb2, ipw3945 
       4.9% ( 32.1)            python : schedule_timeout (process_timeout) 
       3.8% ( 25.0)      S20powernowd : queue_delayed_work_on (delayed_work_timer_fn
    ) 
    Suggestion: Enable USB autosuspend by pressing the U key or adding
    usbcore.autosuspend=1 to the kernel command line in the grub config

seguindo o que apurei até agora, a minha placa de rede et131x parece não ser muito compatível com o último kernel (Gusty) :S

9. Kamipt

Kamipt Power Member

Tenho algo idêntico

Cn Avg residency P-states (frequencies)
    C0 (cpu running) (51.3%) 2.00 Ghz 22.3%
    C1 0.0ms ( 0.0%) 1.67 Ghz 2.9%
    C2 0.0ms ( 1.7%) 1333 Mhz 16.2%
    C3 1.4ms (47.0%) 1000 Mhz 58.7%

Wakeups-from-idle per second : 879.2 interval: 3.0s
    no ACPI power usage estimate available

Top causes for wakeups:
    50.8% (250.3) ifconfig : et131x_open (et131x_error_timer_handler)
    14.7% ( 72.3) <interrupt> : ohci1394, yenta, tifm_7xx1, sdhci:slot0, eth0, fglrx
    10.1% ( 50.0) Xorg : do_setitimer (it_real_fn)
    10.1% ( 50.0) syndaemon : do_nanosleep (hrtimer_wakeup)
    4.6% ( 22.7) firefox-bin : futex_wait (hrtimer_wakeup)
    2.6% ( 12.7) S20powernowd : queue_delayed_work_on (delayed_work_timer_fn)

Ontem acabei por desactivar o compiz fusion mas não deu para notar alguma melhoria o portátil manteve a temperatura alta, hoje o CPU ronda os 40ºc menos 20 que ontem, ainda suspeitei de aquecimentos mais no GPU porque há uns tempos com apenas a instalação básica do Ubuntu sem drivers proprietarios etc não tive estes problemas.

Vou continuar a pesquisar, obrigado pelas respostas.

10. m00s

m00s Power Member

o powertop é apenas para verificar o consumo...o que produz energia/calor

aparecem opçoes como U, T, A, etc... que vos sao dadas durante a analise ao sistema.
    isso vai obrigar o sistema a colocar algumas coisas em "suspended" pois nao estao a ser usadas enquanto consomem.

depois de tudo analisado e terem tomado as opçoes podem ficar com uma ideia do melhor comportamento/aquecimento que conseguem no vosso sistema.

caso queiram que algumas opçoes de gestao dos componentes seja permanente entao tem de procurar pois o powertop nao faz isso.

devem existir, obviamente, outros programas que fazem isto e muito mais
    ...basta procurar.

PS: o uso de drivers proprietários podem nem sempre ser o melhor.

11. uterrorista

uterrorista Suspenso

Parece que este Gusty, com o suporte que trás de default não é muito bom para esta placa:
    Vai a http://linuxinside.blogspot.com/2007/03/tuning-lg-p1.html e instala os drivers para a placa de Rede (os comandos que derem erro, passa à frente..)..

(Era o que eu usava no Feisty pois este não tinha suporte...)

Reiniciando o Pc depois, volta ao normal, ou seja a et131x já não está tão activa! Experimenta...

12. Kamipt

Kamipt Power Member

ok, thanks vou ver se faço isso.

13. Kamipt

Kamipt Power Member

Fiz isso mas estou seriamente a comprar uma "bancada" com fans para apenas o ubuntu, ainda há pouco com a fan a full tinha 68ºc e no vista após isso estou com 43ºc.

14. uterrorista

uterrorista Suspenso

isso é estranho mesmo.
    as minhas temperaturas costumas rondar os 40ºC.. mas se começar a ver vídeos o processador começa a puxar muito..

o que tens feito para temperatura chegar aos 60ºC ??

15. Kamipt

Kamipt Power Member

Nada, posso dizer-te que deixei o portatil bloqueado no ubuntu fui ao café e 10 min depois estava bem quente e pelo sensor do linux mostrava uns 69ºc.
    Andei a seguir os passos deste tópico http://www.uluga.ubuntuforums.org/showthread.php?t=539365&page=1 mas ainda não consegui resolver o problema.

Num compaq velhote não parece aquecer mas neste LG fica com temps elevadas demais em IDLE, no top apenas aparece um processo a ocupar 15% de cpu.
    Para já deixei o ubuntu de lado, quem sabe tento instalar outra distro e ver o comportamento.

16. uterrorista

uterrorista Suspenso

O meu só sobreaquece é com o maldito Flash ou vídeos!
    Podes sempre tentar compilar um kernel mais recente. pois este parece que tens algumas falhas..

Partilhar esta Página