1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Ubuntu em computadores LG

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Aeliusmaximus, 20 de Outubro de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 919)

1. Aeliusmaximus

Aeliusmaximus Power Member

Olá a todos,

Comprei há 2 meses um computador lg s1-express que (como sempre) vinha com o XP instalado de origem. Não me preocupei muito porque tenho um outro computador só com Mandriva, mas qgora precisava de instalar uma distro de linux neste também e optei pela ultima versão do ubuntu. No entanto deparei-me com duas dificuldades para as quais pedia a vossa ajuda:

1 - A versão que instalei não tem a maior parte dos packages que por exemplo o mandriva tinha: editores de texto (kate) ou suporte para linguagens de programação (python/perl). Poderei sempre fazer o download e instalar manualmente mas existe a possibilidade de adicionar isso automaticamente através da net. Como posso fazer instalação de estes packages?

2 - O segundo problema está relacionado com o primeiro, uma vez que ao fazer a instalação verifiquei que o ubuntu não me detecta a placa de rede e como tal não consigo ligar à net. A placa é Agere Systems ET-131X PCI-E gigabit e ao que parece talvez seja necessário recompilar o kernel, algo que eu n faço ideia de como se faz...queria (e precisava) bastante utilizar o linux mas assim é impossível. Será que outra distribuição é compatível com a placa?

Já agora, apesar de o meu monitor ter uma boa resolução, mesmo no modo mais elevado de resolução do desktop, as coisas estão pouco definidas. Será dos controladores da placa (ATI)?

Obrigado a todos desde já, espero que me possam ajudar.

2. Uma instalação inicial de Ubuntu é algo minimalista (como deve ser), pois está orientada ao utilizador final e faltam-lhe obviamente pacotes de prorgamação, desenvolvimento, compiladores, etc. No ubuntu e em todas as variantes dessa familia nunca se instalam pacotes manualmente, a menos que saibas bem o que estás a fazer. Existe um mecanismo herdado de Debian, baseado em repositorios, chamado apt, que te permite com uma unica linha de comandos (ou interface grafico Synaptic) instalar qualquer pacote que necessites. Isso inclui obviamente o python, perl, e virtualmente qualquer linguagem existente. É apenas necessário activar os repositorios em /etc/apt/sources.list e fazer um update ao apt. Podes encontrar muitas informações uteis e guias aqui. Quanto ao Kate, é um programa KDE, e por isso não o vais encontrar por defeito em Ubuntu, visto que é baseado em gnome. A alternativa do Gnome chama-se GEdit. Procura que ele tá por aí. Se não encontrares, abres um terminal e escreves "gedit" que ele aparece. Mais tarde podes instalar o Kate, se preferires.

Muitas empresas não publicam os specs do seu hardware, muito menos drivers para linux. Para o ubuntu não a ter detectado provavelmente não consegue suportá-la out-of-the-box. A melhor hipotese que tens para a por a funcionar é descobrir qual o chipset que usa, e ver o seu estado em linux. O lspci diz-te isso:
    Código:
    sudo lspci
    Analisas o output, descobres qual deles é a placa de rede, e usas outro PC com net para googlar informações relativas a esse chipset em linux. Provavelmente encontrarás algum guia.

Dá um jeito no ficheiro de configuração do X, /etc/X11/xorg.conf. Na secção Screen tens uma subsecção Display com varios Modes. Podes especificar um maior leque de resoluções para ver qual te agrada mais. Pode também ter a ver com o facto do anti-aliasing de fonts ou "ClearType" não estar activado. É um LCD ou CRT?

3. Aeliusmaximus

Aeliusmaximus Power Member

Ecrã

Antes de mais obrigado! :)

Julgo que o monitor é um LCD...Estou com um certo receio de tudo isto ser demais para o meu grau de conhecimento, mas vou tentar. Obrigadão!

4. Se é dos fininhos, é LCD ou TFT LCD. Se é dos pesadões, é CRT. Se precisares de mais alguma ajuda não tenhas problemas em perguntar.

5. boas entao ja conseguiste por a dar a tua placa de rede...eu tb tenho um lg p1 e tenho o mesmo problema que tu e o som tambem nao funciona...se souberes alguma coisa ou quando conseguires por a dar avisa ta brigado

Partilhar esta Página