Ubuntu em Powerbook G3

The_Boss

Membro
Boas, ofereceram-me um MAC POWERBOOK G3 (233Mhz, 64Mb RAM, 2Gb disco), com o MAC OS 9.....mas como não percebo nem gosto do MAC OS, gostaria de instalar o UBUNTU no 'bicho', mas nem sei como se entra na bios (se é que tem...lol) para arrancar com o cd do ubuntu!!!!! será que alguém me pode dar umas dicas (passo a passo...se possível...lol) de como instalar o ubuntu neste computador!!!!!! desde já agradeço qualquer ajuda!!!! obrigado!
 
Download: http://cdimage.ubuntu.com/ports/releases/feisty/release/ubuntu-7.04-desktop-*****.iso

Instruções: https://help.ubuntu.com/7.04/installation-guide/*****/

Para fazer boot pelo CD-ROM, manténs a tecla "c" pressionada durante o boot, ou então a combinação de teclas "Command + Option + Shift + Delete".
 
Última edição:
boas blastarr, obrigado pela pronta ajuda!!! ja tentei a tecla 'c' e a combinação das teclas mas mesmo assim o portatil não arranca pelo cd!!!!! já estou a ficar farto deste mac!!!...mas vou tentar ler as instruções que mencionas-te a ver se consigo alguma coisa!!!! tnks!
 
Olha o blastarr por aqui:x2:

Pois com esse disco e esse processador vai ficar lento com o Ubuntu.
Talvez com o xubuntu (que tem o xfce).
Assim de repente não me lembro de nenhuma distro para ***** (além do ubuntu e derivados) mas procura no distrowatch alguma distro que tenha compilação para estes pc e com um windowsmanager leve como o xfce ou o fluxbox, ou assim.
 
Assim de repente não me lembro de nenhuma distro para ***** (além do ubuntu e derivados) mas procura no distrowatch alguma distro que tenha compilação para estes pc e com um windowsmanager leve como o xfce ou o fluxbox, ou assim.

Oi? Debian, Gentoo.. net-install e instalar o xfce, nada de dificil.

Alem disso, nunca irias conseguir instalar Ubuntu ai, pouquissima ram e o disco é metade dos requesitos minimos.
 
Última edição:
Acho que mesmo o XFCE é demasiado pesado para o computador em questão, com essa configuração é bastante complicado, só mesmo com fluxbox ou algo do genero, mais pesado do que isso não te safas...
 

Segundo este link parece que sim, no entanto não acredito que o consiga fazer com muita fluidez, mas só tentando é que se pode ter a certeza :), mas nada de Xubuntu, que esse é pesadito, no meu desktop o slackware com KDE é mais fluido que o Xubuntu, out-of-the-box, sem nada instalado, portanto se optares pelo XFCE fá-lo com Slackware, Gentoo ou Arch.

Um ambiente que me tem seduzido ultimamente é o Enlightment 17, bastante leve e bonito, tenho-o andado a testar com o Debian testing, ao inicio tinha alguns problemas de instabilidade, mas depois de umas quantas actualizações parece-me já estável o suficiente, mas como não o uso intensivamente não posso garantir nada.

No entanto para mim a solução ideal é Arch + fluxbox
 
boas, obrigado a todos pelas dicas....e pelo k parece pouco a fazer com este mac!...estava com ideias de tirar algum partido dele, por isso keria instalar o linux porque com o mac os nem vontade de o ligar tenho...lol...mas prontos vou tentar outras distros mais leves a ver se me safo...qualquer coisa conto com a vossa ajuda!!...lol...tnks!
 
no meu ibook g3 333mhz com 320ram instalei o ubuntu 4.x há uns tempos, basicamente foi só meter o cd da versão PPC do ubuntu, pressionar a tecla c, e seguir os passos de instalação :)

ps: mais tarde tentei a versão 5.x e já n deu n sei pq!
 
Back
Topo