1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu em Powerbook G3

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por The_Boss, 4 de Agosto de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1885)

1. Boas, ofereceram-me um MAC POWERBOOK G3 (233Mhz, 64Mb RAM, 2Gb disco), com o MAC OS 9.....mas como não percebo nem gosto do MAC OS, gostaria de instalar o UBUNTU no 'bicho', mas nem sei como se entra na bios (se é que tem...lol) para arrancar com o cd do ubuntu!!!!! será que alguém me pode dar umas dicas (passo a passo...se possível...lol) de como instalar o ubuntu neste computador!!!!!! desde já agradeço qualquer ajuda!!!! obrigado!

2. blastarr

blastarr Power Member

Última edição: 4 de Agosto de 2007
  3. boas blastarr, obrigado pela pronta ajuda!!! ja tentei a tecla 'c' e a combinação das teclas mas mesmo assim o portatil não arranca pelo cd!!!!! já estou a ficar farto deste mac!!!...mas vou tentar ler as instruções que mencionas-te a ver se consigo alguma coisa!!!! tnks!

4. hellaxe

hellaxe Power Member

Olha o blastarr por aqui:x2:

Pois com esse disco e esse processador vai ficar lento com o Ubuntu.
    Talvez com o xubuntu (que tem o xfce).
    Assim de repente não me lembro de nenhuma distro para powerpc (além do ubuntu e derivados) mas procura no distrowatch alguma distro que tenha compilação para estes pc e com um windowsmanager leve como o xfce ou o fluxbox, ou assim.

5. esquiso

esquiso Power Member

Oi? Debian, Gentoo.. net-install e instalar o xfce, nada de dificil.

Alem disso, nunca irias conseguir instalar Ubuntu ai, pouquissima ram e o disco é metade dos requesitos minimos.

Última edição: 4 de Agosto de 2007
  6. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Acho que mesmo o XFCE é demasiado pesado para o computador em questão, com essa configuração é bastante complicado, só mesmo com fluxbox ou algo do genero, mais pesado do que isso não te safas...

7. Fork

Fork What is folding?

Acho que nos antigos macs era na tecla D para arrancar cm o cd.

Not sure tho.

8. esquiso

esquiso Power Member

9. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Segundo este link parece que sim, no entanto não acredito que o consiga fazer com muita fluidez, mas só tentando é que se pode ter a certeza :), mas nada de Xubuntu, que esse é pesadito, no meu desktop o slackware com KDE é mais fluido que o Xubuntu, out-of-the-box, sem nada instalado, portanto se optares pelo XFCE fá-lo com Slackware, Gentoo ou Arch.

Um ambiente que me tem seduzido ultimamente é o Enlightment 17, bastante leve e bonito, tenho-o andado a testar com o Debian testing, ao inicio tinha alguns problemas de instabilidade, mas depois de umas quantas actualizações parece-me já estável o suficiente, mas como não o uso intensivamente não posso garantir nada.

No entanto para mim a solução ideal é Arch + fluxbox

10. boas, obrigado a todos pelas dicas....e pelo k parece pouco a fazer com este mac!...estava com ideias de tirar algum partido dele, por isso keria instalar o linux porque com o mac os nem vontade de o ligar tenho...lol...mas prontos vou tentar outras distros mais leves a ver se me safo...qualquer coisa conto com a vossa ajuda!!...lol...tnks!

11. zoidberg

zoidberg Folding Member

no meu ibook g3 333mhz com 320ram instalei o ubuntu 4.x há uns tempos, basicamente foi só meter o cd da versão PPC do ubuntu, pressionar a tecla c, e seguir os passos de instalação :)

ps: mais tarde tentei a versão 5.x e já n deu n sei pq!

Partilhar esta Página