[Ubuntu] From 6.06 to 7.04...

Gunn3r

Power Member
Boas a todos.
Utilizo o ubuntu 6.06 sem problemas até hoje desde que o instalei em Julho de 06.
O sistema funciona bem, não tenho problemas absolutamente nenhuns excepto o XMMS que de vez em quando apetece-lhe bloquear... mas nada que um kill não resolva.

Ora, com o advento da nova versão 7.04 e as muitas melhorias que a mesma trará (não fiz upgrade pro 6.10 porque achei que não valia a pena e acho o 6.06 mais estável) estou a pensar seriamente em fazer backup das minhas cenas, jogos e afins e instalar a dita cuja.

O meu setup é : Disco de 80GB com 2 partiçoes para WinXp e Disco de 160GB para Ubuntu.

Como tenho-o em dual-boot (embora praticamente não use o winXp muito) a minha duvida está em se a nova versão do GRUB do Feisty irá reescrever sem problemas a versão do 6.06 aquando da formatação + particionamento do disco.

Se não estou em erro, o grub está na MBR do disco de 80GB, pelo que não sei se deverei devolver a MBR ao Windows 1º e só depois instalar ou se deverei mesmo formatar e instalar e o novo GRUB rescreve por cima do antigo...

Obrigado pela ajuda.
 
Apenas os 1º's stages do Grub ficam no MBR...

As definições e configurações ficam na pasta /boot ou seja, no teu caso presumo que estejam na partição do Ubuntu...

E como tal, quando re-instalares o Ubuntu será re-escrito o Grub...


Mas já agora, porque não usas as maravilhas do apt-get e fazes um upgrade?
 
Porque para fazer upgrade tinha de fazer 6.06 > 6.10 > 7.04 o que na minha opinião demora mais tempo, é mais trabalhoso e provavelmente terei problemas de certeza (fartei-me de ver pessoal com queixas nos fóruns com So's "partidos"). Essa foi uma das razões porque me levou a ficar com o 6.06 e a não fazer o dist-upgrade.

Prefiro mesmo uma instalação limpa que, depois mesmo a instalar os pacotes que necessito, com a minha ligação é rapido e eficaz.

Sim, o grub.conf fica dentro do /boot no disco de 160... Portanto em principio o novo 7.04 rescreverá o GRUB sem problemas não é ? Naisse :D

thanx
 
Acho que não tens de fazer o update para 6.10. Poes as sources do 7.04 e fazes apt-get update apt-get dist-upgrade.
A minha experiência de edgy para feisty que uso desde o herd 3 foi excelente.
O mirror pt do ubuntu e a universidade de coimbra,as velocidades sao excelentes e ja tens os repositorios do feisty online ;)
Cumps
 
Sinceramente a instalaçao fresca do sistema é sempre melhor. Agora corrijam-me se estou errado, mas se fizermos duas partiçoes, uma para o sistema(/) e a outra para o home(/home), se formatar-mos a /, e de seguida instalar o sistema de novo, sem formatar a /home, nao se perdem as configuraçoes dos programas, nem os nossos ficheiros pessoais. Agora sera que ha problemas de compatiblidade? Eu pessoalmente nunca fiz isso, embora tenha as partiçoes, mas ja ouvi pessoal em foruns a dizer isso...
 
Eu infelizmente tive de formatar o disco '/', após um erro na instalação do Feisty.
Formatei e instalei a partir do live cd.
Fiquei com tudo guardado na 'home'. Até o rato e sons ficaram guardados.. Claro que os programas vão à vida, mas se os voltares a instalar, estes ficam com as definições anteriores.
O Grub ficou correcto..(Feisty + XP)
 
Kronos, acho que está no site oficial que os dist-upgrade têm de ser feitos de modo incremental, ou seja 6.06 > 6.10 > 7.04.

Ah. aqui está...

https://help.ubuntu.com/community/UpgradeNotes

bem, é possível mas não aconselhado. Vou fazer uma instalação limpa... também preciso de particionar o disco e colocar uma partição só pra /home pois o meu sistema foi o 1º de Linux que montei e só criei a / e o swap. coisas de n00b :D

Thx a todos pelas dicas.
 
Back
Topo