ubuntu lixou partição do windows

mytik

Power Member
Bons dias!
Este problema ocorreu ontem quando tentei instalar o ubuntu num computador com o windows xp. É um disco sata, das primeiras vezes houve uma certa dificuldade na instalação mas lá consegui. O ubuntu ficou a funcionar. Após isso quis ir ao windows ver uma coisa e já não arrancava mais essa partição...
Como já estava farto, apaguei a partição do ubuntu e meti o cd do xp para fazer fixboot e fixmbr que no entanto não fez efeito nenhum.
Assim que ligo o computador, ele pára na parte onde supostamente devia de iniciar o disco rígido, não dá qualquer tipo de erro nem algo parecido...
Estou a ficar desesperado!
 
Possivelmente o ubuntu instalou um bootloader como MBR na partição principal mas não adicionou a partição windows como opção de boot ou então adicionou a partição mal.

O que podes fazer:

Visto que o windows não arranca e o ubuntu nao arranca, tenta instalar o ubunto de novo, e verificar se a partição do windows esta como Fat32 ou NTFS, se não estiver a causa provavel é que o ubuntu tenha eliminado essa partição. e ai perdeste todos os dados da partição do windows.
Caso nao tenha acontecido issso, tenta instalar de novo o ubunto e istalar tambem um boot loader, como o grub, e por via das duvidas, coloca todas tuas partições com o boot activo no grub. No fim de instalar Reinicia o pc, e tenta menu de boot arrancar em uma de todas as partições que te aparecem. Se não der, reinicia e tenta arrancar em outra. Se não der...:

Tenta fazer um "Fix" no mbr atravez do fdisk, "fdisk /mbr" e reinicia,
se não der, é porque o caso é complicado, instala o ubuntu de novo. e vê como correm as coisas desta vez...

Em ultimo caso:
Faz outra partição (se tiveres espaço, senão eliminas a do ubuntu) atravez do cd do windows e instala o windows de novo nessa partição. isto se não quiseres perder os dados que tens na tua partição do windows.

Se ponderares em perder os dados do windows:
format :)
 
Scarecrow, já tentei isso e não deu resultado :S

msdevweb, foi por ter instalado o ubuntu que o windows deixou de iniciar, a partição está em ntfs e os ficheiros estão lá todos. Acho esquisito é nem mostrar um erro nem nada quando ligo o pc. fica apenas parado sem nada...
 
Última edição:
por acaso não instalaste o Ubuntu na mesma partição do Windows? é que na primeira vez que experimentei o Ubuntu, enganei-me na partição e fiquei com o mesmo problema.

tive de formatar tudo com o CD do Windows.
 
Tenta pegar no teu disco disco e levar a casa de uma amigo e vê o que tens na partição do windows.


Depois tenta fazer backup de tudo o que necessitas e formata o disco todo
 
Aprecio o vosso esforço por tentarem ajudar! Mas como passei a tarde toda a tentar meter aquilo a funcionar e não consegui, peguei no disco rígido e consegui fazer backup num outro pc e formatar o disco... não tinha mais ideias lol

mesmo assim obrigado ;)
 
Não terá sido o boot.ini que tenha sido alterado de forma a que nao te deixasse escolher os SO (o teu windows que dizes nao arrancar...)?
 
Back
Topo