1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu no portatil Asus com windows inserido !

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por bows, 24 de Setembro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 698)

1. bows

bows Power Member

Boas malta, queria instalar ubuntu num portatil em que ja tem inserido num disco unico o windows e os seus drivers todos...
    Ao instalar o ubuntu irei ter algum problema ? ou mesmo se depois quiser remove lo posso remover sem querer esse mesmo espaço reservado para armazenar o windows q o portatil tem ?

Abracos

2. Stlkr

Stlkr Power Member

sim podes fazer isso é simples se tens já o disco particionado para o efeito podes fazê-lo

3. bows

bows Power Member

Nao, o q eu faço é colocar o cd ubuntu e fazer de forma automatica e escolho o tamanho q quero e aumenta de um lado ( e diminui do outro ).
    Sabes a q me refiro ? mas neste asus tenho receio de depois apagar a partiçao e ficar sem tudo.

4. van_Zeller

van_Zeller Power Member

O que estás a falar é redimensionar as partições. Antes de mais deixa que te avise que essa operação não é como uma simples formatação: demora muuuuito mais. Tipo uma noite inteira. Uma tarde inteira pelo menos. (a mim demorou 8h).

Para isso, sim podes usar o cd do ubuntu. Claro que se vieste aqui pedir ajuda, provavelmente não sabes bem o que estás a fazer, por isso antes de começares certifica-te que tens todos os teus dados em lugar segur (backup!).

Não disseste que windows tens. Ouvi dizer que redimensionar a partição onde está instalado o XP não tem problema nenhum, mas nunca experimentei. Quanto ao Vista, sei de experiencia que depois de redimesionares a partição onde este está instalado tens que reparar o sistema operativo. Parece complexo, mas na realidade só tens que introduzir o CD do Vista e seguir as instrucções que aparecem no ecran. Se não tens um CD do Vista, não te vou dizer onde arranjar.

Mais alguma dúvida volta.

Abraço

5. bows

bows Power Member

boas, nao é isso pois eu instalo no outro e é mt rapido mm ! so tenho receio de instalar neste pq depois posso ficar sem o windows ( xp ) que vem ja inserido no disco do pc.

6. Skyflier

Skyflier Power Member

O Ubuntu tem uma opção própria para dividir o disco ao meio, ficando de um lado o Windows e do outro o Ubuntu. Essa operação é totalmente segura e não demora quase tempo nenhum. Podes fazer isso á vontade, durante a instalação isso é-te pedido.

7. bows

bows Power Member

Sim é isso eu faço dessa forma no meu portatil, mas a questao é um dia quando quiser formatar o outro portatil q tem no disco o windows ja incorporado n havera problemas ? devia trazer um cd para se eu sem querer apagar isso n ?

8. Skyflier

Skyflier Power Member

Sim deveriam vir os CD's com o windows para o instalares no caso de o desinstalares. Se não os tens deve haver uma opção no portátil para os gravares.

9. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Ou uma partição oculta. Mas como a instalação só usa o espaço livre, quando de forma automática...

Partilhar esta Página