Ubuntu ou Debian?!

De qualquer forma, recomendo qualquer que seja a distribuição que uses, não ignores as ferramentas pela linha de comandos, que te tornam muito mais ágil em caso de 'avarias'.

Ainda bem que mais de 60% do tempo que passo no computador é na linha de comandos. visto conseguir fazer practicamente tudo de lá (excepto para web-browsing. ler uns ebooks em .chm e usar o IDLE do Python e o Geany para escrever código (apesar de também saber usar o Vim). Ah, e ver emails (não consegui configurar o mutt para usar o mail por directórios em vez de ficheiros gigantes).

Música: Ncmpc / mpd
irc: Irssi
Newsgroups: Slrn
RSS: Snownews (é pena o Raggle não dar para caracteres nacionais :( )
File Browser: Comandos de Bash ou o Midnight Commander
Calculadora: Qalc, Orpie ou Python
Msn: centericq ou o gaim/pidgin em modo de texto (no gaim é "gaim-text", mas ele mudou de nome com a passagem para o Pidgin (Finch acho eu...))
Informação sobre os processos a correr no sistema: Htop
Informação sobre o computador: saidar
informação sobre a utilização de rede: ethstatus ou bmon
Web browsing (mas só de vez em quando): elinks ou w3m.
Edição de texto: Nano ou Vim.

Entre outros (sc, antoword, etc.)
:D

(Tenho de começar a usar mais o zsh :D)
 
A principal vantagem do Gentoo é que o software é todo compilado e como tal fica optimizado para O PC onde este é instalado tornando o PC mais rápido e mais estável.

Sim, é esse o grande argumento que me conquistou para usar gentoo. A comunidade também foi importante, mas o Ubuntu também tem uma comunidade enorme.

Mas o que mais me desmotivou no Ubuntu foi o fraco controlo sobre as opções de instalação.

Por exemplo, quis instalar o mplayer com todos os codecs possíveis. Em gentoo, bastava colocar as USE FLAGS correctamente, e o portage (semelhante ao apt-get) tratava de tudo. Em Ubuntu, pelo que na altura descobri em forums, tive que baixar as sources para a minha máquina, baixar as libs dos codecs e compilar tudo À MÃO! Assim que descobri que me tinha esquecido de por os WinCodecs, desinstalei logo o SO...


O sistema de pacotes do Ubuntu é exactamente igual ao Debian, quando desistalas um pacote podes optar por remoção total no Synaptic ou com o comando apt-get remove --purge, o pacote é removido assim como as suas dependencias desde que não sejam precisas para outro pacote. Assim as dependencias não ficam perdidas no sistema.

Não fazia ideia. Deve ser por não ter conseguido suportar o Ubuntu por mais do que 3 dias.

Para não falar do que aprendi de Linux (o que vocês chamam linha de comando) durante o processo de instalação (moroso, mas completamente guiado) de gentoo...


Não estou a tentar vender gentoo a ninguém, apenas pensei que o debian fosse mais semelhante a gentoo do que a Ubuntu... Mas também nunca usei debian...
 
Sim, é esse o grande argumento que me conquistou para usar gentoo. A comunidade também foi importante, mas o Ubuntu também tem uma comunidade enorme.

Mas o que mais me desmotivou no Ubuntu foi o fraco controlo sobre as opções de instalação.

Por exemplo, quis instalar o mplayer com todos os codecs possíveis. Em gentoo, bastava colocar as USE FLAGS correctamente, e o portage (semelhante ao apt-get) tratava de tudo. Em Ubuntu, pelo que na altura descobri em forums, tive que baixar as sources para a minha máquina, baixar as libs dos codecs e compilar tudo À MÃO! Assim que descobri que me tinha esquecido de por os WinCodecs, desinstalei logo o SO...

Não fazia ideia. Deve ser por não ter conseguido suportar o Ubuntu por mais do que 3 dias.

Para não falar do que aprendi de Linux (o que vocês chamam linha de comando) durante o processo de instalação (moroso, mas completamente guiado) de gentoo...


Não estou a tentar vender gentoo a ninguém, apenas pensei que o debian fosse mais semelhante a gentoo do que a Ubuntu... Mas também nunca usei debian...

Ah, mas então Gentoo não é baseado em Debian pois não?
 
Não estou a tentar vender gentoo a ninguém, apenas pensei que o debian fosse mais semelhante a gentoo do que a Ubuntu... Mas também nunca usei debian...

Debian em termos de install é Text Mode (ou seja tipo Windows XP :P) tal como o Ubuntu era até ao 6.06 (Dapper Drake) em que passou a ser possivel instalar do Live CD ou em alternativa do Alternate CD que é à moda antiga :P
 
Debian em termos de install é Text Mode (ou seja tipo Windows XP :P) tal como o Ubuntu era até ao 6.06 (Dapper Drake) em que passou a ser possivel instalar do Live CD ou em alternativa do Alternate CD que é à moda antiga :P

Também tem instalação gráfica, basta inserires "installgui" no 1º ecrã do boot prompt. Mas acho preferível o Text Mode.
 
Não estou a tentar vender gentoo a ninguém, apenas pensei que o debian fosse mais semelhante a gentoo do que a Ubuntu... Mas também nunca usei debian...


Em termos estruturais: Ubuntu == Debian

O que difere são as versões dos pacotes (incluindo kernel), os pacotes instalados por defeito, etc...

Qualquer pacote pode ser instalado como tu o fazes no gentoo! Podes fazer 'stage1 install' (coisa que só fiz em gentoo), etc... É claro que o emerge vem melhor preparado para isso mas não é impossivel! mais info: http://julien.danjou.info/article-apt-build.html

Eu prefiro o apt por ter **todos** os pacotes pre-compilados. Até porque não vim um único artigo (credivel ou não) sobre ganhos de performance com optimização p/ i686. Por exemplo, na minha máquina actual é natural que a arquitectura amd64 nativa tenha melhores performance que a emulação i386, mas o campeonato é outro, não são meras extensões cujos programadores podem ou não fazer uso...
 
Hmm... Tenho que ter mais cuidado quando leio coisas da net sem serem oficiais :X Peço desculpa pelo erro...

Eu prefiro o apt por ter **todos** os pacotes pre-compilados. Até porque não vim um único artigo (credivel ou não) sobre ganhos de performance com optimização p/ i686. Por exemplo, na minha máquina actual é natural que a arquitectura amd64 nativa tenha melhores performance que a emulação i386, mas o campeonato é outro, não são meras extensões cujos programadores podem ou não fazer uso...

Sim, mas há certas opções de compilação em que não podes mexer quando tens tudo pré-compilado. Para mim, essa flexibilidade é que me leva a preferir gentoo.
 
Sim, mas há certas opções de compilação em que não podes mexer quando tens tudo pré-compilado. Para mim, essa flexibilidade é que me leva a preferir gentoo.


Tens toda a razão. Por isso é que o Debian permite os dois modos. Eu tenho um amigo que desistiu do gentoo pela temperatura do processador: de tanto compilar dava para fritar ovos de vez em quando (e disse-me que havia relatos de portáteis que avariaram)... mas isto está a transformar-se num gentoo vs Debian e são ambas excelentes distros que permitem aprender muito! ;) Já chega de gentoo vs Debian.
 
Porque é que vocês não instalam os diversos sistemas operativos e verificam por vocês mesmos? Podem até fazer um tri-boot.
  • Windowze XP/Vista;
  • Ubuntu;
  • Debian/Gentoo/Slackware...
Comecem por instalar uma distribuição mais "user-friendly" e logo passam para uma complicada se quiserem (ab)usar da linha de comandos. Se nenhuma das opções vos agradar, podem sempre voltar para o Windowze.

Para quem tiver com receios de "partir" o computador, deixo uns links.

Correr Knoppix a partir de uma pen USB de 1GB (é o que estou a fazer actualmente)
Instalar Ubuntu num disco externo

Em algumas semanas rapidamente saberão qual é a distribuição predilecta.

Tenho gajos do meu curso (Engenharia de Informática) que dizem que Ubuntu é para meninas, que só somos verdadeiros informáticos se usarmos as distribuições mais complexas como Slackware, Debian e afins.

O pessoal mais casual opta pelo o Ubuntu, simplesmente porque não está com paciência para andar a reparar coisas, especialmente via linha de comandos.
Já anda tudo sobre-carregado com os estudos universitários, a última coisa que querem antes de durmirem é queimarem os restantes neurónios a tentar perceber porque é que não conseguem colocar uma determinada aplicação a funcionar, especialmente quando estamos a fazer relatórios ou programas.
 
EuCoRi disse:
Tenho gajos do meu curso (Engenharia de Informática) que dizem que Ubuntu é para meninas, que só somos verdadeiros informáticos se usarmos as distribuições mais complexas como Slackware, Debian e afins.

Eu cá por mim prefiro ser condutor a ser mecânico, ou seja não tenho pachorra para andar ás turras com dependências em falta e com compilações ainda mais depois de um dia de trabalho em que uma pessoa chega a casa e quer é paz e sossego.
Esses teus colegas que dizem que o Ubuntu é para meninas sofrem de uma grande dose de ignorância e falta de senso, pois os próprios programadores tem lutado para que o Linux se torne acessível á maioria do utilizador comum e só assim é que se pode combater o imperialismo da micro$oft.
Sinceramente não percebo essa gente, primeiro reclamam que o Linux é para meia dúzia de entendidos devido a ser demasiado complicado, agora que vão surgindo distros que descomplicam e tornam o Linux mais prático e acessível reclamam que este é demasiado fácil.
Isto é tipico dos portugueses só sabem reclamar do trabalho dos outros e nada fazem.
O Ubuntu é uma grande distribuição que tem contribuido para o significativo aumento dos utilizadores Linux e pode ser difícil ou fácil depende de como queremos fazer as coisas.
 
EuCoRi disse:


Eu cá por mim prefiro ser condutor a ser mecânico, ou seja não tenho pachorra para andar ás turras com dependências em falta e com compilações ainda mais depois de um dia de trabalho em que uma pessoa chega a casa e quer é paz e sossego.
Esses teus colegas que dizem que o Ubuntu é para meninas sofrem de uma grande dose de ignorância e falta de senso, pois os próprios programadores tem lutado para que o Linux se torne acessível á maioria do utilizador comum e só assim é que se pode combater o imperialismo da micro$oft.
Sinceramente não percebo essa gente, primeiro reclamam que o Linux é para meia dúzia de entendidos devido a ser demasiado complicado, agora que vão surgindo distros que descomplicam e tornam o Linux mais prático e acessível reclamam que este é demasiado fácil.
Isto é tipico dos portugueses só sabem reclamar do trabalho dos outros e nada fazem.
O Ubuntu é uma grande distribuição que tem contribuido para o significativo aumento dos utilizadores Linux e pode ser difícil ou fácil depende de como queremos fazer as coisas.

É isso mesmo. Estou FARTO de dizer que Ubuntu não é uma distro para Newbies!!!

É isso sim User-friendly, mas não tens problemas nenhuns é de vez enquando sujar as mãos.
 
I beg to differ. Ubuntu é uma distro direccionada a newbs. Toda a orientação da distro, com todos os gui's, todos os facilitismos e todo o eye candy faz com que seja uma distro para newbs. Period.
Agora, é possivel eu avançar? É, claro, aquilo, no fundo, é GNU/Linux.

Mas a verdade, é esta: com tanto GUI, com tanto facilitismo, quem é que realmente vai, por vontado propria, andar a brincar com o terminal, descobrir coisas novas no bash, começar a usar a consola? Pouca gente. Ou seriam raros os problemas que aparecem por ai com coisinhas simples, que bastavam um bocadinho de exploração na consola ou na internet pelo assunto para ficarem rapidamente resolvidos.

Ubuntu tem todo o merito de atrair users de Windows para GNU/Linux, mas a verdade é para isso, é preciso facilitar demais.
 
I beg to differ. Ubuntu é uma distro direccionada a newbs. Toda a orientação da distro, com todos os gui's, todos os facilitismos e todo o eye candy faz com que seja uma distro para newbs. Period.
Agora, é possivel eu avançar? É, claro, aquilo, no fundo, é GNU/Linux.

Mas a verdade, é esta: com tanto GUI, com tanto facilitismo, quem é que realmente vai, por vontado propria, andar a brincar com o terminal, descobrir coisas novas no bash, começar a usar a consola? Pouca gente. Ou seriam raros os problemas que aparecem por ai com coisinhas simples, que bastavam um bocadinho de exploração na consola ou na internet pelo assunto para ficarem rapidamente resolvidos.

Ubuntu tem todo o merito de atrair users de Windows para GNU/Linux, mas a verdade é para isso, é preciso facilitar demais.

I beg to differ, conheço um gajo, por exemplo, que estuda física é programador avançado de C++ e outras coisas que usou Gentoo tendo uma participação activa no fórum desta distro para assistência de muita gente usou ainda há mais tempo debian e agora usa ubuntu.

Eu, sou incapaz de usar mandriva e fedora though, uso ubuntu e já não me considero nenhum novato.
 
Sim, há casos desses, não disse o contrario. Disse que havia pouca gente. Quanta gente que usa Ubuntu e que anda por ai a brincar com a consola, por vontade propria? ;)
Ubuntu é uma distro direccionada para newbs. "Linux for humam beigns", remember? Mas isso é impeditivo de gente mais rodada usar? Não, de maneira nenhuma. Debaixo do capot, é tudo o mesmo motor :)
 
Sim, há casos desses, não disse o contrario. Disse que havia pouca gente. Quanta gente que usa Ubuntu e que anda por ai a brincar com a consola, por vontade propria? ;)
Ubuntu é uma distro direccionada para newbs. "Linux for humam beigns", remember? Mas isso é impeditivo de gente mais rodada usar? Não, de maneira nenhuma. Debaixo do capot, é tudo o mesmo motor :)

Sim és capaz de ter razão. De qualquer maneira estou a tentar habituar-me a Debian, ver se isso que se diz é verdade mas uns problemas imbecis com o sevidor X (http://forums.debian.net/viewtopic.php?t=19515) estão a deixar-me irritado.

Cumps.
 
Back
Topo