Ubuntu (picasa, openoffice, boot splash...)

andré ferrari

Power Member
Ora vivas!!

Mais ambientado em Ubuntu, e com quase tudo "prontinho direitinho" :D permitam-me algumas questões que para quem não é iniciado, devem ser relativamente fáceis de responder:

Instalei o Picasa do Google. Está operacional, mas como instalei por este método:

Código:
gksudo gedit /etc/apt/sources.list
* Add the following lines at the end of file

# Google Picasa for Linux repository
deb http://dl.google.com/linux/deb/ stable non-free

* Save the edited file

Código:
sudo apt-get update
sudo apt-get install picasa
Ficou obviamente na língua inglesa :lol: O que pretendo é remover esta versão e instalar a versão Portuguesa.

1)
Como faço para desinstalar esta versão (ou apenas é necessário instalar por cima)?

2)
Já agora como poderei aplicar isso ao OpenOffice? (o dapper vem com versão antiga - queria a portuguesa e 2.0.4) Se instalar com apt-get presumo que vá ficar "salgalhada" :D

3) Gostava de apagar o Evolution, porque uso o Thunderbird. Tentei pelo Synaptic, mas em avançado não sei que pacotes apagar :(

Por último relativamente ao boot splash - imagem de loading do ubuntu: consegui alterá-la, através do seguinte método:

Código:
wget -c http://www.users.on.net/~stubby/usplash-minimalistic_0.1.deb
sudo dpkg -i usplash-minimalistic_0.1.deb
sudo update-alternatives --config usplash-artwork.so


4)
Agora gostava mudar de imagem, mas não sei como, alguém tem ideia?

Sei que são bastantes questões, mas é mesmo por isso que achei que valia a pena abrir um tópico. E como não encontrei info acerca de nenhum destes assuntos, se alguém souber como resolver, nem que seja só num ponto, já fico desenrrascado ;)

Cumprimentos
|ferrari|
 
Tantas perguntas , aqui vai.

1)
Como faço para desinstalar esta versão (ou apenas é necessário instalar por cima)?

1) - para remover um programa instalado pelo gestor de pacotes : sudo apt-get remove programa

sudo apt-get remove picassa

2) Já agora como poderei aplicar isso ao OpenOffice? (o dapper vem com versão antiga - queria a portuguesa e 2.0.4) Se instalar com apt-get presumo que vá ficar "salgalhada" :D

2)- para meter o OpenOffice em PT :
Abrir o OpenOffice Writer, ir a :
  • File -> Wizards -> Install New Dictionaries;
  • Escolher Português; Premir o botão : Iniciar o DicOOo;
  • Escolha como linguagem da Interface Português se assim desejar;
  • Janela dos Dicionários de Correcção ortográfica: Premir em "Obter Lista", escolher "Portuguese (Portugal) e Próximo;
  • Janela dos Dicionários de Hifenização: Premir em "Obter Lista", escolher "Portuguese (Portugal) e Próximo;
  • Janela dos Dicionários de Sinónimos: Premir em "Obter Lista", escolher "Portuguese (Portugal) e Próximo;
  • Próximo e Terminar.
Para definir o Português nos documentos:
  • Ferramentas -> Opções -> Definições de Idiomas -> Ajudas de Escrita. Escolha os seus novos dicionários.
3) Gostava de apagar o Evolution, porque uso o Thunderbird. Tentei pelo Synaptic, mas em avançado não sei que pacotes apagar

3) - faz um search por Evolution ( e mete só para procurar pelo nome ) e vais encontrar.

4) Agora gostava mudar de imagem, mas não sei como, alguém tem ideia?

4) - quanto ao grub recomendo ler estas 2 páginas Adicionar_uma_imagem_Splash_ao_Grub e Grub GfxBoot

:)
 
Última edição:
Tantas perguntas , aqui vai.

1) - para remover um programa instalado pelo gestor de pacotes : sudo apt-get remove programa

sudo apt-get remove picassa

2)- para meter o OpenOffice em PT :
Abrir o OpenOffice Writer, ir a :

(...)Para definir o Português nos documentos:
  • Ferramentas -> Opções -> Definições de Idiomas -> Ajudas de Escrita. Escolha os seus novos dicionários.
Já tinha adicionado os dicionários. Mas a última parte desconhecia. Ainda assim, e depois de ter tudo em português, pergunto:

Haverá diferenças substanciais desta versão que acompanha o dapper drake - 2.0.2 para a nova versão?
(visto já existir a versão 2.0.4)
Se sim, terei de desinstalar: apt-get remove openoffice, ou há possibilidade de sobreposição?

3) - faz um search por Evolution ( e mete só para procurar pelo nome ) e vais encontrar.

4) - quanto ao grub recomendo ler estas 2 páginas Adicionar_uma_imagem_Splash_ao_Grub e Grub GfxBoot

:)

Os links que indicaste parece ser mesmo o que precisava ;) Só fico reticente pelo facto de já ter instalado qualquer coisa, que alterou grub e não saber bem o que :lol:


Obrigado
Cumprimentos
|ferrari|
 
Adiciona os repositórios Proposed:

## Proposed Repository ( Repositório com pacotes propostos para o Ubuntu pela comunidade )
## Descomentar se quiser usar
deb http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu dapper-proposed main restricted universe multiverse
deb-src http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu dapper-proposed main restricted universe multiverse

Estes repositórios já têm a versão 2.0.3 para o dapper.

Aconselho a actualização, fica mais rápido o OO. É só preciso fazer:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

e ele actualiza.
 
Adiciona os repositórios Proposed:



Estes repositórios já têm a versão 2.0.3 para o dapper.

Aconselho a actualização, fica mais rápido o OO. É só preciso fazer:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

e ele actualiza.

Picasa em Português, boot splash funcional, e por fim open office 2.0.3 :D Confesso que sabia que iria ser difícil a migração total para Ubuntu, mas no final de pouco mais de 2 semanas, pude livrar-me do windows de vez ;)

Obrigado pela ajuda
Cumprimentos
|ferrari|
 
Picasa em Português, boot splash funcional, e por fim open office 2.0.3 :D Confesso que sabia que iria ser difícil a migração total para Ubuntu, mas no final de pouco mais de 2 semanas, pude livrar-me do windows de vez ;)

Obrigado pela ajuda
Cumprimentos
|ferrari|

Vai dando feedback. É sempre interessante ver estas mudanças.
Eu continuo com 2 programas que não consigo resolver.

1º Editar PDFs.
Hoje tentei instalar o Adobe Pro via wine sem grande sucesso. Instalou até quase ao fim deu um erro que não percebi. E não o consigo colocar a correr (se é que se chegou instalar.)

2º Abrir documentos feitos no office mas protegidos apenas para leitura. O oOO não consegue abrir.

3º Sinto necessidade de uma base de dados simples tipo Filemaker.
 
Vai dando feedback. É sempre interessante ver estas mudanças.
Eu continuo com 2 programas que não consigo resolver.

1º Editar PDFs.
Hoje tentei instalar o Adobe Pro via wine sem grande sucesso. Instalou até quase ao fim deu um erro que não percebi. E não o consigo colocar a correr (se é que se chegou instalar.)

2º Abrir documentos feitos no office mas protegidos apenas para leitura. O oOO não consegue abrir.

3º Sinto necessidade de uma base de dados simples tipo Filemaker.

É interessante porque sempre trabalhei com windows, um pouco por desconhecimento (e também por esterótipo) de outros sistemas operativos.
Comecei com Ubuntu e na minha opinião acho que está muito bem organizado e bastante intuitivo. Está desenhado com uma arquitectura tão diferente e funcional que me leva a pensar, o que porquê da Microsoft não ter pensado em determinados pormenores existentes em Linux e que realmente fazem a diferença.

Não trabalho muito com base de dados, daí não ter tido essa dificuldade. Relativamente ao Open Office tem as suas lacunas, obviamente. Mas talvez no próximo lançamento tenham isso em atenção. E já agora, também aquela misteriosa desorganização quando abrimos o mesmo documento em word (MS) e word (OO.o) :rolleyes:

Para já o unico senão, é não ter o flash instalado no FF2.0. Que me leva a recorrer ao FF que já vinha integrado no sistema para visualizar swf, e videos!

Com esta mudança pude perceber que há muitas alternativas bastante razoáveis e algumas até melhores às existentes para a plataforma win32 ;)

"so far so good"
Cumprimentos
|ferrari|
 
Back
Topo