1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ubuntu pior que XP?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por J_M, 10 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 1078)

1. J_M

J_M Power Member

Sempre ouvi falar mal do windows e de como linux era uma alternativa mt boa, até os professores elogiavam o ubuntu. Pois bem, tenho a dizer que nunca tive problemas com o windows, pelo menos não tantos como no ubuntu. Tirando a complicação de instalar algumas coisas nao reconhecidas pensei em mudar-me para o ubuntu definitivamente mas só tenho encontrado problemas:
    -imenso software que ou congela ou crasha (firefox incluido).
    -imensos problemas no SO como por exemplo, ao arrastar um icone o rato ficar com a forma desse mesmo icone e não me permitir fazer ou clicar em mais nada.
    etc..etc

Lembro-me de ter sacado a versao anterior do ubuntu e nao ter encontrado problemas nenhums.

2. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

O ubuntu as vezes pode ser um pouco bleeding edge de mais... Aconselho-te a ler um pouco sobre Arch Linux ou Suse e ver se não são um pouco melhores para ti! As pessoas quando mudam para Linux por vezes pecam em não considerar muitas distros na escolha da melhor... Vai quase tudo para Ubuntu que está longe de ser a melhor das Distros!

3. J_M

J_M Power Member

Podiam indicar-me algum link ou livro onde possa aprender mais sobre o linux? Sempre que preciso de usar a consola sinto-me um bocado perdido, gostava de perceber o porque do que estou a fazer e nao apenas fazer "copy-paste" de um forum qualquer na net que tenha a solução.

4. Margrad

Margrad Power Member

5. firedrops

firedrops Power Member

eu nunca tive problemas de maior com ubuntu. se calhar sacaste uma versão do hardy heron (em desenvolvimento, logo instável).

em segundo lugar, vens com a atitude errada. ninguém te obriga a fazer copy/paste de nada nem tão pouco ir à consola. tens ferramentas gráficas para instalação de pacotes e para outras tarefas de configuração bem fáceis de usar. tens que te lembrar que so usa a consola quem quer, e o facto de poderes aprender mais sobre como as coisas funcionam não é um ponto negativo para com o XP, que não permite de todo esta abordagem.

em terceiro lugar, linux não é windows, e há uma curva de aprendizagem. imagina que toda a tua vida tinhas usado e linux e de repente mudavas para windows? há uma learning curve cada vez mais ténue contudo.

em quarto lugar, recomendo openSUSE se fores gui-dependente, e quiseres algo mais polido; penso contudo que para o utilizador curioso da informático, ubuntu é mais fácil.

basicamente irrita-me que falem mal do que não sabem só por ser diferente. gnu/linux não é windows e isso não é uma desvantagem!

6. J_M

J_M Power Member

Boas, apenas quis ouvir opiniões, pois ouço falar mt bem de linux mas encontrei muitos problemas, não estou a dizer que linux não presta, estou apenas a sondar e tentar perceber se estes problemas são só comigo ou com muitas mais pessoas. Quanto á versao saquei o Gutsy Gibbon claro. Quanto ao copy/paste sou obrigado, por exemplo, o meu ecra "piscava" a cada 30 segundos, tive que pesquisar na internet até que descobri a solução num forum, que era uma linha de comandos que tinha que introduzir na consola. Quanto á curva de aprendizagem é como ja referi, não me quero limitar a perguntar ou a pesquisar em forums, estou a ler sobre o linux para ser auto-suficiente.
    Quanto á tua irritação, respirar fundo ajuda imenso. :D

7. hellaxe

hellaxe Power Member

Por aqui tenho usado Ubuntu desde Novembro de 2006 no desktop e no portatil desde Novembro de 2005.
    Fora pequenas coisas que não me incomodam é sempre a rolar.
    Mas acredita que Opensuse é bem melhor que o Mandriva. Pelo menos é essa a minha opinião.
    Se quiseres distro portuguesa Alinex.

8. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Sinceramente acho piada a este tipo de tópicos.
    As pessoas não aprendem que Linux nao é um windows gratuito...

Mas enfim, linux é tão mau, que o meu desktop foi instalado à +3 anos, e só tive 1 problema à 2 anos (tinha gentoo, tdo costumizado) porque a board pifou e tive de reformular tudo. Mas desde aí não tive 1 unico problema do sistema em si, sempre a funcionar perfeitamente para o meu dia-a-dia. Ao contrario do portatil, que tinha xp e era reinstalado de 6meses a 1 ano...

E relembro que Gnu/Linux não é só Ubuntu...

Acerca de documentação, então sobre Ubuntu tens além de um fórum oficial com dicas, guias e ajuda, tem 1 comunidade nacional. Acho que documentação qb já que nem assim praticamente ninguém consulta. Desculpas.

Última edição: 10 de Fevereiro de 2008
  9. J_M

J_M Power Member

Ninguem disse que o linux era mau ou que era um windows gratuito. Apenas não percebo como encontro tantos problemas. Vou informar-me e testar outra distro. Obrigado

10. JTorres

JTorres Power Member

Cada um tem os seus gostos.... eu prefiro usar o ubuntu do que o xp por várias razoes.

Por ser mais rápido no arranque, ser LIVRE, ter o que preciso, nao dar o tal "ERRO FATAL", mas tambem por ser diferente

Última edição: 10 de Fevereiro de 2008
  11. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

A verdade é que, infelizmente nenhum SO é perfeito, nem Windows, nem MAC OS nem Linux, existem sempre problemas. A grande vantagem do linux é a escolha, não existe apenas uma distro, se não estás satisfeito com uma delas, optas por outra até encontrares a distro que melhor satisfaça as tuas necessidades, o que pode até nem acontecer :(

Uma coisa é certa o Linux tem evoluido bastante nos últimos anos, está cada vez mais user friendly e mais compativel, a 1ª vez que o usei há uns 8 anos, era praticamente inutilizavel, para um user comum, hoje em dia acho-o bem mais simples que o Windows, uso-o em todos os PC's que tenho, à excepção do PC do trabalho, mas ai não tenho escolha e estou extremamente satisfeito, é rápido seguro e estavel, faz tudo o que necessito e perco bem menos tempo a "preparar" o PC do que com Windows, claro que existem casos em que tal não acontece, ou porque uma determinada peça de hardware não funciona, ou porque precisam de um determinado programa que simplesmente não existe para Linux, ai a solução passa por dual boot ou virtualização ou por simplesmente voltar ao Windows. Não sou fundamentalista ao ponto de achar que toda a gente deva utilizar um determinada SO, cada pessoa deve utilizar o que melhor satisfaça as suas necessidades, alguns preferem Windows, outros Mac e outros Linux, o problema para mim é que as pessoas por vezes acomodam-se ao Windows e não procuram alternativas, o que não é o teu caso, felizmente, portanto o conselho que te dou é para testares outras distros, para além das que já te disseram podes também experimentar o Fedora e PCLinux OS.

Partilhar esta Página