Ubuntu - primeira utilizaçaõ so SO

exxtreme

Power Member
Boas

Eu tou a fazer uns testes com uns programas, só que esses programas são para linux.

Tudo bem, instalei o VMware, corri o ubuntu 7.10, só que não sei como instalar o raio dos programas.
Tive a ver na net e vi um tipo a afirmar que instalar um programa no linux é mais facil que no windows, pois ainda gostava de ver isso.

Já agora não há maneira de mudar esta as fontes (letra) do linux, para umas iguais ás do windows é que nao me consigo habituar a estas nem por nada.

Desculpem lá a ignorancia amantes de linux, mas é que eu sou da área de hardware e redes, e a parte de redes é toda em ambiente windows.

E também tentei reproduzir um mp3 e ele quando vai buscar os codecs não faz nada. carrego no confirmar e no reload mas ele não instala os codecs.

Obrigado.
 
Boas

Eu tou a fazer uns testes com uns programas, só que esses programas são para linux.

Tudo bem, instalei o VMware, corri o ubuntu 7.10, só que não sei como instalar o raio dos programas.
Tive a ver na net e vi um tipo a afirmar que instalar um programa no linux é mais facil que no windows, pois ainda gostava de ver isso.

Já agora não há maneira de mudar esta as fontes (letra) do linux, para umas iguais ás do windows é que nao me consigo habituar a estas nem por nada.

Desculpem lá a ignorancia amantes de linux, mas é que eu sou da área de hardware e redes, e a parte de redes é toda em ambiente windows.

E também tentei reproduzir um mp3 e ele quando vai buscar os codecs não faz nada. carrego no confirmar e no reload mas ele não instala os codecs.

Obrigado.

Instalar programas em linux é mais fácil que no windows se este houver nos repositórios, ou fôr uma package (.deb, .rpm, etc).

Qual os prograsma que estás a instalar? Estão em que formato? (deb, rpm, tar.gz, etc.)

Quantos aos codecs, estás a correr qual programa?
 
os programas vêm em tar.gz, e o programa que está a abrir os ficheiros é o TOTEM movie player.

Atenção que estou a utilizar linux há 10 minutos.
 
Não sei como é que estás a instalar os programas. Se é por *.run, *tar.*, etc compreendo que seja difícil para um Linux n00b (eu também passei por isso). Mas primeiro tenta ver se arranjas em pacote específico Debian/Ubuntu (*.deb) ou nos repositórios. Procura no Synaptic/Aplet.

Enquanto aos codecs: usa o VLC
Código:
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
sudo apt-get install vlc vlc-plugin-esd mozilla-plugin-vlc
este resolve todos os teus problemas (seja com áudio ou com som) :).

Cumps
 
os programas vêm em tar.gz, e o programa que está a abrir os ficheiros é o TOTEM movie player.

Atenção que estou a utilizar linux há 10 minutos.

Isso é um ficheiro comprimido, o mais certo é lá dentro ter o source code que vais ter de compilar, faz:
tar xvfz <nome o ficheiro>

E depois lá dentro deve ter um ficheiro chamado INSTALL ou README que tem as instruções para instalar, provavelmente será algo do gênero:
./configure
make && sudo make install
 
eu para instalar tentei utilizar o tar -xzvf, mas nada, mas é uma questão de procurar melhor na net, eu ainda só não fiz isso porque não queria tar a sair do VMware, e queria ver se era uma coisa simples, mas estou a ver que não, amanha vejo isso na net, senão pergunto ao meu prof de arquitectura de computadores.

É verdade, não há maneira de mudar as fontes, é que eu tive que minimizar o VMware e entrar no firefox do windows, porque as letras do linux são baças e dificultam muito mais a leitura especialmente quando são letras pequenas.

Cump´s

EDIT: o comando tar xzvf n funciona porque me dá erro de ficheiro. Mas eu vou exprimentar com outros porque pode ser mesmo do ficheiro tar danificadp
 
Última edição:
eu para instalar tentei utilizar o tar -xzvf, mas nada, mas é uma questão de procurar melhor na net, eu ainda só não fiz isso porque não queria tar a sair do VMware, e queria ver se era uma coisa simples, mas estou a ver que não, amanha vejo isso na net, senão pergunto ao meu prof de arquitectura de computadores.


O tar serve para extraíres o ficheiro.

Depois tens de entrar na directoria para onde extraíste o ficheiro e então lá dentro fazes os tais

Código:
./configure
make && sudo make install

Ou então talvez tenha um script de instalação que basta executar. Vê o README como disse o Heron.
 
O pior é que o meu ubuntou nem o vlc istala, Acham isto normal:

andre@ubuntu-desktop:~$ sudo apt-get update
Ign cdrom://Ubuntu 7.10 _Gutsy Gibbon_ - Release i386 (20071016) gutsy/main Translation-en_US
Ign cdrom://Ubuntu 7.10 _Gutsy Gibbon_ - Release i386 (20071016) gutsy/restricted Translation-en_US
Reading package lists... Done
andre@ubuntu-desktop:~$ sudo apt-get upgrade
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
0 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
andre@ubuntu-desktop:~$ sudo apt-get install vlc vlc-plugin-esd mozilla-plugin-vlc
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
E: Couldn't find package vlc
andre@ubuntu-desktop:~$

não consigo fazer actualizaçoes, istalar programas pela net, nem codecs.
Não pode ser problema da net porque neste momento eu tou a escrever no ubuntu.
 
Código:
apt-cache show vlc
Package: vlc
Priority: optional
Section: universe/graphics
System -> Administration -> Software Sources -> "Community-maintained Open Source software"
 
HAAA, já podiam ter dito que o ubuntu tinha um filtro de software, eu não ia advinhar.

Agora já me desenrrasco sozinho, já tá tudo a funcionar.

Obrigado pela ajuda.

P.S. - já tenho o S.O. há 25 min.:)
 
Back
Topo