1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu server + crontab = nada

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Armadillo, 22 de Setembro de 2008. (Respostas: 2; Visualizações: 1460)

1. Armadillo

Armadillo Folding Member

Pois é, meu amigos...
    O crontab não corre nem um simples "touch".
    Já andei a googlar por umas largas horas e nada de conclusivo.
    Alguns conselhos aqui para o noob?

cumps

2. Boas.

A crontab por vezes necessita de mais informação, nomeadamente interpretador na variável SHELL do ambiente e definição da PATH.

Também será importante por exemplo perceber como farás a chamada ao touch.

Se for:
    Código:
    touch nome_ficheiro
    poderá não resultar devido à falta de PATH definido e/ou SHELL

Mas se for:
    Código:
    touch /home/user/nome_ficheiro
    então poderás reunir todos os requisitos para uma execução com sucesso, nomeadamente permissões de escrita do ficheiro.

Uma simples crontab poderá ser:

Código:
    SHELL=/bin/sh
    PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin

#Echo do comando date a cada minuto
    * * * * * date >> /home/$USER/logFile

Já agora uma outra dica util, no teu ENV, o campo EDITOR indica o editor por omissão usado na edição da crontab. Para quem gosta mais do nano por exemplo, se fizer:

Código:
    export EDITOR=nano
    fará com que o comando crontab -e seja executado no nano em vez do vi.

Outra dica muito util é que o serviço cron revê as alterações na crontab a cada minuto, portano se a alteração for realizada às 22:11.45, a crontab será lida às 22:12:00 e a primeira execução (no caso acima) decorrerá apenas às 22:13:00.

Cumprimentos,

3. Armadillo

Armadillo Folding Member

agradeço as explicaçoes ;)

já ficou resolvido o problema. Simplesmente mudei as minhas entradas na crontab para as 1as linhas, salvei, e voltei depois a colocar nas ultimas linhas as minhas entradas.
    O porquê desta actuaçao do cron? desconheço por total. mas o que interessa é que já está tudo a funcionar 5*****.

cumps

Partilhar esta Página