Ubuntu: Starting a Revolution

Por mim acho que o installer de Debian/Ubuntu esta bem como esta. E simples, pratico e nao e nada complicado e so ler e ir dando "enters" :p

Ubuntu e realmente revolucionario, nunca me lembro de ter visto uma distro a crescer tao depressa e a conquistar tantos utilizadores... :)

E claro que no futuro seria muito bom poder-se comprar um pc numa loja ja montado com Ubuntu, nao faz sentido comprar um portatil (ou desktop) para por Linux e ser-se obrigado a pagar uma licença de um SO proprietario que nunca se vai utilizar...

Hoje em dia ate se ensina Linux nas TICs e ja muitas escolas em Portugal tem dual boot com Caixa Magica e Xp. No meu tempo para aprender Linux so tinhamos o Google... :D
 
Estou fartinho de dizer que a parte mais dificil do Linux é instalar

Instalar GNU/Linux é facil, qualquer pessoa consegue.



sim eu sei não dá para jogos. Chatos

Clarro que dá! Há milhares de jogos para GNU/Linux. Não há tantos, como há para window$, mas é falso dizer que não há, alias até é uma plataforma melhor para jogos em termos técnicos.




A palavra mágica é gratuito...

Erraste! A palavra mágica é livre, porque Ubuntu é Software Livre.
http://www.ansol.org/filosofia/softwarelivre.pt.html




Epa e sim, a palavra mágica do open-Source será sempre "Gratuito", por isso é que cada vez mais têm aderido pessoas ao Linux e Às aplicações Open-source.

Não é verdade! Até porque não há nada na definição de Software Livre ou de Open Source Software, que diga que é ou tem que ser gratuito. Alias o que não faltam são empresas a vender Software Livre e o próprio fundador do movimento de Software Livre já ganhou a vida a vender cópias de Software Livre.




Isso do goobuntu é treta! É aldrabisse.



Ah, outra coisa... O processo de instalação das distros de Linux é complicado (principalmente para newbs), isso ninguém duvida.

Não é verdade! A instalação é facilima. Não faltam casos de pessoas que não percebem nada de informática que instalam GNU/Linux sem qualquer dificuldade.



acho que bastava o ubuntu passar para anaconda e o processo ficava imensamente mais facil para noobs (lets face it, se ainda for interface de texto, assusta o pessoal).

A malta da Debian já está a acabar o desenvolvimento da interface em X/GTK do instalador, certamente que depois a malta do Ubuntu vai utilizar essa interface.


por acaso o ubuntu tem suporte para dual monitor? eu sei ke "ouvi" ke havia uma distro que tinha mas n me lembra qual....

Todas as distribuições têm! Isso tem a ver com o servidor X e não com as distribuições, é só instalares e configurares o xinerama, et voila.
 
Madril disse:
Blastarr ... o a instalação do windows tb é text based :rolleyes: pelo menos a primeira parte.

Marley, tens que editar o Xorg.conf, mas sim, tem. O Metro já mostrou uma imagem do desktpo dele com Dual Monitor.

Não, não é, caro Madril.

É VGA, mas aquilo é o micro-kernel onde se faz o load dos drivers SATA/RAID, por exemplo.
Não é a instalação do Windows.

Besides, já viste a instalação do Windows Vista Beta 1 e superior ? (havia uma versão prmitiva no LH 4074).

Instalar uns gigabytes de dados (SO) em meros 10 minutos é obra, sobretudo sendo completamente gráfico.


Bem, não é por nada, mas aínda acho aquela instalação do Ubuntu mal concebida e ultrapassada.
Quer dizer, já o velhinho Red Hat 5.1 me mostrava uma rotina de instalação quase igual, isto em 1996/97...
 
4 Minutos? A última vez que instalei foi rápido, mas acho 4 minutos um abuso, pelo menos 1 minuto no minimo leva ele a copiar os ficheiros necessários para a instalação... Ou tens o relógio estragado ou tens Drives ópticas bastante rápidas! :p

Mas como disse, não cronometrei o tempo que levou a instalar.
 
Madril disse:
Eu instalo o XP em 4 minutos sensivelmente ;)

Imagens em RAID 0/etc de Raptor's não é novidade.

Mais difícil era conseguires quase o mesmo tempo a instalar de raíz o Windows (DVD) num disco 7200RPM... que foi o que aconteceu comigo no Windows Vista Beta 5270 :P

Bob, Raid 0, em teoria, é possível com um nº de drives par qualquer.
Mas acima de 3 drives, compensa mais o RAID 5, já que tem verdadeira Redundância.
 
Última edição:
Não, não é, caro Madril.

É VGA, mas aquilo é o micro-kernel onde se faz o load dos drivers SATA/RAID, por exemplo.
Não é a instalação do Windows.

Mas claro que é! Tudo isso bem como o particionamento e formatação do disco fazem parte do processo de instalação do window$.


Bem, não é por nada, mas aínda acho aquela instalação do Ubuntu mal concebida e ultrapassada.
Quer dizer, já o velhinho Red Hat 5.1 me mostrava uma rotina de instalação quase igual, isto em 1996/97...

Estás completamente errado!
Não é mal concebida e ultrapassada. É simples para os utilizadores que querem simplicidade, poderosa para os utilizadores avançados que quíserem utilizar opções avançadas, não requer muitos recursos o que é excelente para utilizar em máquinas mais velhas.
Para além disso o instalador é independente de interfaces, é modular, etc...
Por tudo isto não poderia estar mal concebida nem ultrapassada.

O Red Hat utiliza o instalador Anaconda, o instalador do Ubuntu é outro é o do Debian, que é muito recente, apenas utiliza as mesmas bibliotecas para gerar os gráficos na consola.

Não ter gráficos todos pipis não faz do instalador mal concebido, nem ultrapassado, isso é um disparate, que alias mostra que nem julgaste todos os aspectos como a arquitéctura do software em causa, a capacidade de fazer o que se propõem, etc...
 
Instalar Gentoo sim que é mais dificil, à que reconhecer, mas penso que qualquer user mesmo que n00b que tenha usado Linux alguma vez o consegue fazer. Mas quem consegue instalar o WinXP consegue instalar o Ubuntu.
 
blastarr disse:
(...)
Bob, Raid 0, em teoria, é possível com um nº de drives par qualquer.
Mas acima de 3 drives, compensa mais o RAID 5, já que tem verdadeira Redundância.

sim, eu sei... apenas disse akele tipo de raid, pk ha uns tempos atras o madril falou ke tinha feito um raid 0 com 4 discos (de 80Gb se n me engano), por isso é ke perguntei se seria isso...
 
[BoB]Marley disse:
por acaso o ubuntu tem suporte para dual monitor? eu sei ke "ouvi" ke havia uma distro que tinha mas n me lembra qual.... :rolleyes:


# /etc/X11/xorg.conf (xorg X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the /etc/X11/xorg.conf manual page.
# (Type "man /etc/X11/xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following commands:
#
# cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.custom
# sudo sh -c 'md5sum /etc/X11/xorg.conf >/var/lib/xfree86/xorg.conf.md5sum'
# sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Section "Files"
FontPath "unix/:7100" # local font server
# if the local font server has problems, we can fall back on these
FontPath "/usr/lib/X11/fonts/misc"
FontPath "/usr/lib/X11/fonts/cyrillic"
FontPath "/usr/lib/X11/fonts/100dpi/:unscaled"
FontPath "/usr/lib/X11/fonts/75dpi/:unscaled"
FontPath "/usr/lib/X11/fonts/Type1"
FontPath "/usr/lib/X11/fonts/CID"
FontPath "/usr/lib/X11/fonts/100dpi"
FontPath "/usr/lib/X11/fonts/75dpi"
# paths to defoma fonts
FontPath "/var/lib/defoma/x-ttcidfont-conf.d/dirs/TrueType"
FontPath "/var/lib/defoma/x-ttcidfont-conf.d/dirs/CID"
EndSection

Section "Module"
Load "bitmap"
Load "dbe"
Load "ddc"
Load "dri"
Load "extmod"
Load "freetype"
Load "glx"
Load "int10"
Load "record"
Load "type1"
Load "vbe"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Generic Keyboard"
Driver "keyboard"
Option "CoreKeyboard"
Option "XkbRules" "xorg"
Option "XkbModel" "pc105"
Option "XkbLayout" "pt"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
Option "Device" "/dev/input/mice"
Option "Protocol" "ImPS/2"
Option "Emulate3Buttons" "true"
Option "ZAxisMapping" "4 5"
EndSection

Section "ServerFlags"
Option "Xinerama" "false"
EndSection

Section "Device"
Identifier "NVIDIA Corporation NV43 [GeForce 6600 GT]"
Driver "nvidia"
BusID "PCI:1:0:0"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Generic Monitor"
Option "DPMS"
HorizSync 30-65
VertRefresh 50-75
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Device "NVIDIA Corporation NV43 [GeForce 6600 GT]"
Monitor "Generic Monitor"
DefaultDepth 24

Option "TwinView" "true"
Option "SecondMonitorHorizSync" "30.0-110.0"
Option "SecondMonitorVertRefresh" "50.0-160.0"
Option "MetaModes" "1280x1024, 1280x1024; 1280x1024, 1280x1024;"
Option "TwinViewOrientation" "RightOf"
Option "Xinerama" "on"

Option "NoLogo" "true"

Option "RenderAccel"
Option "HWcursor"
Option "CursorShadow"
Option "CursorShadowAlpha" "32"
Option "CursorShadowXOffset" "3"
Option "CursorShadowYOffset" "3"

Option "AllowGLXWithComposite"

SubSection "Display"
Depth 24
Modes "1280x1024" "1024x768" "800x600" "640x480"
ViewPort 0 0
EndSubSection
EndSection

Section "ServerLayout"
Identifier "Default Layout"
Screen "Default Screen"
InputDevice "Generic Keyboard"
InputDevice "Configured Mouse"
EndSection

Section "DRI"
Mode 0666
EndSection

Bob:

Este é o meu xorg para dual monitor em que o 1º é um TFT 190S e o 2º é um CRT Samsung 900NF
A placa grafica é uma 6600GT Se isto ajudar optimo:)

falco disse:
Instalar GNU/Linux é facil, qualquer pessoa consegue.

Isto não é verdade. Há pessoas que não sabem qual é o browser. Só sabem se virem um e azul.
Antes fosse. Como nem toda a gente sabe instaçar o XP.

Madril disse:
Ou Raid0 de 4 discos :D

1/3 do tempo que eu demoro com RAID 0 com 2 discos. Não sabiam estar calados. Ai o meu pipi.
Calem-se lá pq não tenho dinheiro:)

blastarr disse:
Imagens em RAID 0/etc de Raptor's não é novidade.

Mais difícil era conseguires quase o mesmo tempo a instalar de raíz o Windows (DVD) num disco 7200RPM... que foi o que aconteceu comigo no Windows Vista Beta 5270 :P

Bob, Raid 0, em teoria, é possível com um nº de drives par qualquer.
Mas acima de 3 drives, compensa mais o RAID 5, já que tem verdadeira Redundância.

A parte do RAID 5 é realmente interessante. Mas mais lento claro. Mais um que me deixou a pensar.
 
Isto não é verdade. Há pessoas que não sabem qual é o browser. Só sabem se virem um e azul.
Antes fosse. Como nem toda a gente sabe instaçar o XP.

É verdade é! Podem não ter coragem para o fazer mas acredita que conseguem.
 
falco disse:
É verdade é! Podem não ter coragem para o fazer mas acredita que conseguem.

Ainda ontem tive que explicar a uma pessoa que os mails e contactos que tem no Thunderbird estão no PC e não aparecem qd acede ao mail via browser.

Vou-te dar o meu exemplo. Não consegui instalar o Windows 98 no outro dia:)
Tb não consigo instalar todas as distros que passam cá por casa.
 
Ainda ontem tive que explicar a uma pessoa que os mails e contactos que tem no Thunderbird estão no PC e não aparecem qd acede ao mail via browser.

Instalar uma distribuição de GNU/Linux pode ser muito mais simples que isso. Principalmente se não quiseres que ele faça dual boot.



Vou-te dar o meu exemplo. Não consegui instalar o Windows 98 no outro dia

Não é de espantar. É mais complicado do que instalar uma distribuição de GNU/Linux.



Tb não consigo instalar todas as distros que passam cá por casa.

Isso não quer dizer que não consigas instalar GNU/Linux.
Por exemplo instalar Ubuntu com a instalação default é facil, é só carregar no enter, uma data de vezes, meter o user name e password e pouco mais. Qualquer pessoa consegue fazer isso. E basta conseguir fazer com uma distribuição para conseguir instalar GNU/Linux.
 
Back
Topo