Ubuntu: Starting a Revolution

Oh madril, mas o facto de teres RAID influencia assim tanto a velocidade de instalação? Imagina, com RAID de 2 discos IDEs fazem decrescer o tempo?

Acerca dos linuxs... Um dos maiores problemas é: "Agora quero fazer X e onde vou arranjar o programa? Xi, agora é a parte de po-lo a trabalhar... Porra que esta trampa não funciona!! Lá vou eu ter que ir ler e ler e ler..."

Depois disto tudo, ou se consegue e fica-se contente ou não se consegue e desiste... Mas e o tempo que perdeste no acto? Coisa que no windows é praticamente tudo on-the-fly!!

Se disserem que linux (qualquer um que seja) é facil de instalar num computador virgem, têm razão, agora num PC onde queiram ter um dual-boot, torna-se muito mais complicado, dai às reticencias de muita gente em aderir ao linux (nem que seja experimentar)!

Eu lá vou testando os livecds, pouco mais! O windows serve-me para aquilo que eu quero, não me dá mtos problemas, a maior parte dos problemas são conhecidos e a sua resolução é facil de achar, etc...

Neste momento o linux para mim não me trás nada que o windows já não faça!
 
SwimmerBoy disse:
Oh madril, mas o facto de teres RAID influencia assim tanto a velocidade de instalação? Imagina, com RAID de 2 discos IDEs fazem decrescer o tempo?

Acerca dos linuxs... Um dos maiores problemas é: "Agora quero fazer X e onde vou arranjar o programa? Xi, agora é a parte de po-lo a trabalhar... Porra que esta trampa não funciona!! Lá vou eu ter que ir ler e ler e ler..."

Depois disto tudo, ou se consegue e fica-se contente ou não se consegue e desiste... Mas e o tempo que perdeste no acto? Coisa que no windows é praticamente tudo on-the-fly!!

Se disserem que linux (qualquer um que seja) é facil de instalar num computador virgem, têm razão, agora num PC onde queiram ter um dual-boot, torna-se muito mais complicado, dai às reticencias de muita gente em aderir ao linux (nem que seja experimentar)!

Eu lá vou testando os livecds, pouco mais! O windows serve-me para aquilo que eu quero, não me dá mtos problemas, a maior parte dos problemas são conhecidos e a sua resolução é facil de achar, etc...

Neste momento o linux para mim não me trás nada que o windows já não faça!

2 discos demoras uns 12 minutos.

No windows é on-the-fly pq estás habituado. Eu tb já vou fazendo coisas no Linux on-the-fly. Não estás a contabilizar os anos que tens de background de Windows.

As pessoas não mudam para Linux porque conseguem piratear o Windows e tudo o que é programas. Duvido que 90% das pessoas conseguissem ter no PC todo o software que actualmente têm.
Tb é verdade dizer que o Linux faz tudo o que o Windows faz. Depois uns dirão que o Linux tem a vantagem de não ter virus, outros dirão que têm muito mais jogos para Windows.

Vai haver sempre opiniões diferentes e ainda bem:)
 
Metro disse:
2 discos demoras uns 12 minutos.

No windows é on-the-fly pq estás habituado. Eu tb já vou fazendo coisas no Linux on-the-fly. Não estás a contabilizar os anos que tens de background de Windows.

As pessoas não mudam para Linux porque conseguem piratear o Windows e tudo o que é programas. Duvido que 90% das pessoas conseguissem ter no PC todo o software que actualmente têm.
Tb é verdade dizer que o Linux faz tudo o que o Windows faz. Depois uns dirão que o Linux tem a vantagem de não ter virus, outros dirão que têm muito mais jogos para Windows.

Vai haver sempre opiniões diferentes e ainda bem:)

Metro, eu gosto de Linux e uso-o diáriamente.
Agora dizeres que o Linux dá para fazer tudo o que Windows faz, não é bem assim.
Se pudesse usar o StudioTools em Linux como uso o Maya, nem hesitava, mas não há para Linux, e até a versão Irix (Unix da SGI) está prestes a ser descontinuada.
Assim, só dá Windows 2000/XP Pro :)
 
Por acaso antigamente havia uma tradição do software de engenharia correr em estações UNIX (por isso é que havia ali um sítio com uns DEC não sei o quê). Depois passou a haver versões Windows a partir do NT e actualmente as versões UNIX estão a desaparecer e os programas estão a tornar-se 100% Windows (à excepção de interfaces que não lembram ao ninguém... mas pronto eles vão lá)
Nesse campo por mais estranho que pareça o Linux não está a conseguir substituir as antigas versões UNIX. Não sei... parece-me que o Linux estagnou um bocado. Quando comecei a usar a coisa parecia mais lançada (e era bem mais dificil de instalar que agora... o YAST era o supra sumo da facilidade). Talvez com estes novos ambientes gráficos a coisa lá vá.
Continuo a ahcar que um dos grandes defeitos do Linux é a balbúrdia total. No entanto também é de facto uma das suas grandes vantagens
 
timber disse:
Por acaso antigamente havia uma tradição do software de engenharia correr em estações UNIX (por isso é que havia ali um sítio com uns DEC não sei o quê). Depois passou a haver versões Windows a partir do NT e actualmente as versões UNIX estão a desaparecer e os programas estão a tornar-se 100% Windows (à excepção de interfaces que não lembram ao ninguém... mas pronto eles vão lá)
Nesse campo por mais estranho que pareça o Linux não está a conseguir substituir as antigas versões UNIX. Não sei... parece-me que o Linux estagnou um bocado. Quando comecei a usar a coisa parecia mais lançada (e era bem mais dificil de instalar que agora... o YAST era o supra sumo da facilidade). Talvez com estes novos ambientes gráficos a coisa lá vá.
Continuo a ahcar que um dos grandes defeitos do Linux é a balbúrdia total. No entanto também é de facto uma das suas grandes vantagens

Pela minha experiência como user de 3D e CAD, quer em SGI's Irix e HP UX's, quer em Windows/Linux, a razão dessa decadência não está apenas na base instalada dos utilizadores de Windows.

É o hardware dos PC's, nomeadamente as CPU's, quantidade de RAM e as placas gráficas que os estão a fazer ganhar a corrida.

No tempo da SGI Onyx2 e O2, aquilo era o supra-sumo, não havia melhor porque 3D em PC's com aquela qualidade, só em sonhos.

Quando os engenheiros da SGI começaram a fugir para as 3Dfx's, Nvidia's e ATI's, o hardware/preço da empresa começou a estagnar, enquanto a performance dos PC's sofreu um aumento dramático.
Associa isso aos biliões de users de Windows e, mais recentemente, de Linux, e é a morte das workstations com hardware e gráficas dedicadas.

Até empresas emblemáticas como a ILM e a Weta já mudaram para renderfarms com Opteron's dual-core e QuadroFX/FireGL, simplesmente é mais barato e faz o mesmo.
 
Esse efeito vê-se em todo o lado
Hoje em dia numa garagem na esquina mesmo que estejam já uns tipos do mais esperto que há simplesmente não se conseguem desenhar soluções de topo. Mesmo nos PCs isso se viu. Cheguei a ter um PC da Compaq que tinha chipset e gráfica da Compaq e na altura aquilo era do melhor. Batia os equivalentes (com o mesmo processador). Hoje em dia em dia ninguém desenha nada.
Os super computadores são clusters, a Apple muda para x86... Enfim os mesmo sinais por todo o lado além desses que falas
A arquitectura mais mal amada e desenrascada da história vai limpando um a um.
 
Metro disse:
2 discos demoras uns 12 minutos.

No windows é on-the-fly pq estás habituado. Eu tb já vou fazendo coisas no Linux on-the-fly. Não estás a contabilizar os anos que tens de background de Windows.

As pessoas não mudam para Linux porque conseguem piratear o Windows e tudo o que é programas. Duvido que 90% das pessoas conseguissem ter no PC todo o software que actualmente têm.
Tb é verdade dizer que o Linux faz tudo o que o Windows faz. Depois uns dirão que o Linux tem a vantagem de não ter virus, outros dirão que têm muito mais jogos para Windows.

Vai haver sempre opiniões diferentes e ainda bem:)

12minutos? Bem interessante...não fazia ideia que os ganhos a nivel de velocidade eram tantos!! É necessário os discos serem exactamente iguais ou mesma marca e mesma capacidade servem?

É verdade a parte da habituação mas tenho a sensação que em linux, por muito rápido que faças, demoras mais tempo (isto a pensar que os programas se instalam a nivel de consola e por comandos).
Num computador diário (net, aplicações de office e messengers) chega perfeitamente o linux, mas quando se pede por exemplo um joguito ou um software mais "estranho" (um auto-route ou um route66) é mais dificil (não faço ideia se existem programas deste tipo)!

No teu tutorial de ubuntu, tens aquilo defenido para dual boot (win+linux) ou tens só por vmware? Tou tentado a experimentar ubuntu no portatil...tenho curiosidade em ver a velocidade de arranque entre outros!
 
Swimmer,

Raid - Sim, notas a diferença. CONVEM serem do mesmo modelo ...

Programas em linux. Em vez de ires ao site sacar o programa e instalar e dar 5 nexts podes fazer por exemplo apt-get install <nome do programa> ou ir ao Synaptic > Search do programa > Escolher programa > Apply e o gajo saca e instala o programa.
Isso de ter que fazer tudo ah pata já era (em mais de 90% dos casos, nos outros 10% ninguém morre de fazer "./configure && make && make install" :D
 
Nem imaginam qd comecei a benchar e a usar mais windows ultimamente, as saudades que tive do apt-get ou do emerge...

Queres o winamp ? Abres a página sacas e instalas... Queres o Xmms (Ekivalente ao winamp em linux) escreves apt-get install xmms, ele saca e instala e até configura algumas coisas k sejam precisas...

Queres o BSPlayer ? Vais à procura no google, encontras numa página "obscura" sacas e instalas... Em Linux queres o Mplayer escreves apt-get install mplayer...

Epah eu axo é k Windows é que é complicado... Principalmente pra quem vem habituado de Linux... N usava Windows desde as Betas do XP, há uns bons anitos... Qd voltei a meter Windows já havia o SP2, epah andei à nora montes de tempo pra fazer as mesmas coisas que fazia em Linux... Por sorte a Maria desenrascava-se bem com isto, senão tava lixado !
 
Tou a ver que muita gente domina isto com fartura!! Assim até parece facil...

Ninguem quer fazer um tutorialzito de instalação de dual-boot e configuração de algumas cenas (tipo, como instalar um programa ou outro, codec, etc...)?
 
Para ti o mais facil deve ser o Ubuntu. O Metro fez um tutorial muito bom. Acho que o devias consultar. Se tiveres duvidas apita.

Podes usar o partition magic por exemplo para reduzir a tua partição de windows. 10 Gb chegam perfeitamente ;)
 
Já andei a espreitar os vários tutotiais do metro ;) O unico senão deles é a instalação nunca é feita em conjunto com uma de windows!!

Então dizes que com 10Gb consigo colocar o "main" e as partições extras (swap....)?
 
Acerca dos linuxs... Um dos maiores problemas é: "Agora quero fazer X e onde vou arranjar o programa? Xi, agora é a parte de po-lo a trabalhar... Porra que esta trampa não funciona!! Lá vou eu ter que ir ler e ler e ler..."

Depois disto tudo, ou se consegue e fica-se contente ou não se consegue e desiste... Mas e o tempo que perdeste no acto? Coisa que no windows é praticamente tudo on-the-fly!!

Não é verdade!

Em primeiro lugar, com uma distribuição de GNU/Linux moderna não há o problema de andar à procura de programas. A razão para isso não ser um problema é a utilização de repositórios de software centralizados para as distribuições, e de gestores de pacotes com interfaces que fazem com que não se ande a procurar software, apenas se abre a interface do gestor de pacotes, escolhe o software numa lista de software que contém descrições e está dividida por secções que facilitam a escolha, etc...

Mais ainda com meia duzia de clicks sempre na interface do gestor de pacotes, é feito o download do software, e a sua instalação, resolução de conflitos e na maior parte dos casos a configuração automática (ou semi-automática).

Não é preciso andar a procurar software, não é complicado configurar o software (das vezes em que o utilizador o tem que fazer), nem andar a ler. Pelo menos não é mais preciso do que é em windows.

Eu diria que isso que tiveste a dizer é o que acontece em window$ e não em GNU/Linux com uma distribuição de GNU/Linux moderna.



Se disserem que linux (qualquer um que seja) é facil de instalar num computador virgem, têm razão, agora num PC onde queiram ter um dual-boot, torna-se muito mais complicado, dai às reticencias de muita gente em aderir ao linux (nem que seja experimentar)!

Não é mais complicado que o inverso, muito pelo contrário, até porque o window$ limpa a MBR, fazendo com que seja impossível conviver em dual boot, para além de a home edition do window$ (que é o que as pessoas usam na maioria), não instala sem ser na primeira partição do disco primário, porque o instalador do window$, não tem qualquer tipo de flexibilidade, etc...

Alias a instalação de GNU/Linux em dual boot, não é complicada, é diferente do que os utilizadores de window$ estão acostumados, mas isso não significa que seja complicado.




Neste momento o linux para mim não me trás nada que o windows já não faça!

Isso é porque obviamente não o conheces, como demonstraste com esse post.




Agora dizeres que o Linux dá para fazer tudo o que Windows faz, não é bem assim.

Claro que não é, porque faz muito mais!
Não é por não correr a ferramenta x que não se pode fazer algo, porque certamente que existe outra ferramenta desse tipo que corre e por isso sempre pode desempenhar essa função.




Nesse campo por mais estranho que pareça o Linux não está a conseguir substituir as antigas versões UNIX. Não sei... parece-me que o Linux estagnou um bocado.

Ou então estás a ver a coisa mal. Porque não sabes onde procurar. Dá lá exemplos desses softwares...



Continuo a ahcar que um dos grandes defeitos do Linux é a balbúrdia total. No entanto também é de facto uma das suas grandes vantagens

Não existe balbúrdia no GNU/Linux, nem no Software Livre. Existe um modo de agir diferente, mais livre, mas liberdade não significa balburdia.




A arquitectura mais mal amada e desenrascada da história vai limpando um a um.

Mal amada só pelos geeks, os outros nem sabem da existência de outras arquitecturas, ou mesmo que existe tal coisa como arquitecturas de micro-processadores.




É verdade a parte da habituação mas tenho a sensação que em linux, por muito rápido que faças, demoras mais tempo (isto a pensar que os programas se instalam a nivel de consola e por comandos).

Quando comparas coisas tens as fazer com lógica, por exemplo existem dois metodos para instalar software, um compilando-o antes e outro instalando binários. Se quiseres viciar a comparação comparas a instalação binária num sistema com a instação compilando em outro, mas a única comparação com pés e cabeça é comparar os instalação de binários, com instalação de binários, e a instação com compilação, com a instalação com compilação. Porque uma coisa é compara sistemas operativos, outra coisa é comparar metodos de instalação.

Isto sim é uma comparação com pés e cabeça:
A instalação de binários em GNU/Linux é mais simples, mais rápida e mais comoda, do que a instalação de binários em window$, e a prova disso é que a m$ está aos poucos a imitar os metodos utilizados em GNU/Linux. E a instação de programas a partir do código fonte é quase impossível em window$ e por isso ninguém excepto programadores a usa.

Se não compilas software em window$, porque é que raio insistes em faze-lo em GNU/Linux? É masoquismo?




Num computador diário (net, aplicações de office e messengers) chega perfeitamente o linux, mas quando se pede por exemplo um joguito ou um software mais "estranho" (um auto-route ou um route66) é mais dificil (não faço ideia se existem programas deste tipo)!

Existem jogos em GNU/Linux e existe software equivalente ao route66, alias há mesmo fabricantes de apliances para automóveis que vendem computadores de bordo para automóveis em GNU/Linux, com GPS, e software desse tipo. Talvez o teu problema seja desconhecimento da realidade do GNU/Linux, o que é normal porque os media só falam de window$ e a maior parte das pessoas também não conhece o GNU/Linux e o seu mundo, mesmo muitos dos seus utilizadores.
 
blastarr disse:
Metro, eu gosto de Linux e uso-o diáriamente.
Agora dizeres que o Linux dá para fazer tudo o que Windows faz, não é bem assim.
Se pudesse usar o StudioTools em Linux como uso o Maya, nem hesitava, mas não há para Linux, e até a versão Irix (Unix da SGI) está prestes a ser descontinuada.
Assim, só dá Windows 2000/XP Pro :)

Busted. Ok. Quase todos os programas têm um equivalente em linux. A apple tb tem software muito bom para determinadas áreas. Não domino isso como sabes.
Haverá sempre alguma plataforma mais adequada para algumas pessoas mas ai entramos nos nichos.
Mas tens razão obviamente:)

SwimmerBoy disse:
Tou a ver que muita gente domina isto com fartura!! Assim até parece facil...

Ninguem quer fazer um tutorialzito de instalação de dual-boot e configuração de algumas cenas (tipo, como instalar um programa ou outro, codec, etc...)?

Atençãoq ue não podes fazer dual-boot com discos em RAID (pelo menos RAID onde já tenhas o XP. Raid em linux tb dá para fazer mas não domino.
Mas estava a dizer. Instalas o XP normalmente deixando um bocado do disco não aprticionado. 10GB chega perfeitamente.
A seguir cd do Ubuntu. A instalação é igualzinha ao que tenho nos tutoriais. No final aparece no inicio do arranque do PC o Grub a perguntar qual o SO que queres arrancar, sendo que, se não disseres nada ele arranca no Ubuntu.

O problema de eu não gostar de dual boot é simples. Se há algum problema para noobs como eu ficas sem nenhum deles. A rapaziada que domina diz-te já que se repara o grub e tal. Eu tenho que ver isto sempre da perspectiva do noob sem o background de muitos users.

Para instalar programas no Ubuntu tens o Automatix (atenção que é download internacional).
Lê muito bem o posts completo do arniboy.
Aquilo em 99% das vezes faz tudo direitinho.

Ficas com tudo direitinho e a funcar.

Se puderes arranja um disco para brincares com Linux ou então VMware se tiveres RAM para isso. São os meus conselhos para quem quer experimentar. pede ajuda ai á rapaziada. O Heckel sabe de certeza dar uma ajuda.
 
É um facto que conheço muito mal o SO linux, especialmente o mais recente (a ultima vez que fiz uma instalação de linux foi RedHat 4.7)...

Agora é assim, eu sou fan de software livre e gratuito e com as potêncialidades que o linux tem mas dai a dizeres que o linux não faz o que o windows faz, é estranho para mim...

Dizeres que o linux traz-me a mim algo de util que o windows não o faz, já roça o "fanatismo"... Eu gosto de linux, mas olhemos as coisas como elas são, para mim o linux não me trás nada de novo! Tens jogos (nunca disse que não tinha) mas os jogos do momento só tens em windows mesmo (ou nalguma consola)!

Já agora, se puderes, indica-me onde posso encontrar um software de mapas/itenerários com funcionamento de GPS para correr no linux... De preferencia de host nacional!

@Metro
Quero colocar isso no portail (no raid) mas tenho medo de me arrepender e perder a partição de windows!! Acerca dos downloads internacionais, ai está uma coisa k é pena... Sabes se existe algum spot tuga que tenha algumas aplicações (não distros)?

Se por acaso alguem souber, se pudesse dizer como se repara o grub (presuponho k seja o selector do SO), que post aqui qualquer coisa...

Já agora, se eu quiser k o windows arranque por default, como faço?
 
Última edição:
falco disse:
Claro que não é, porque faz muito mais!
Não é por não correr a ferramenta x que não se pode fazer algo, porque certamente que existe outra ferramenta desse tipo que corre e por isso sempre pode desempenhar essa função.


Pá, tu podes até perceber de Linux, tudo bem.

Mas tentares vir com essa da alternativa em Linux (ou outro software em qualquer plataforma) para Industrial Design, pá, revela alguma ignorância, sinceramente.

O Alias StudioTools é O standard em Design Industrial.
Todas as marcas de automóveis o usam, tudo o que é desenhado para a electrónica de consumo e telemóveis é desenhado para isso, todas as marcas de elctrodomésticos, etc, etc, etc.

Não há alternativas à altura, simplesmente.
E o StudioTools não é uma aplicação só como o Maya, mas sim uma suite de software, que engloba o DesignStudio, o AutoStudio, o Studio, o ImageStudio e várias outras aplicações cuja profundidade e complexidade rivalizam por si só com qualquer app mínimamente semelhante da concorrência.

Aliás, o Imagestudio é uma front-end gráfica do Mental Ray que também suporta ficheiros do Maya, Solidworks, e outros.

Os ficheiros .wire (extensão do StudioTools) estão para o mundo do design industrial profissional como os .doc ou .pdf estão para os documentos de escritório.
 
Última edição:
Ena, ena. No que esta thread se transformou.

Custa-me um pouco a dizer isto, mas a ultima release do Fedora está bastante boa e a beta do 5 vai no bom caminho. É provavel que quando sair, vá parar ao meu computador principal.
Provavelmente vou ser flamado por dizer isto.

Quanto ao Ubuntu, é bem porreiro. Não tem a flexibilidade de outras distros, mas não é isso que muita gente procura num SO.
 
Nemesis11 disse:
Ena, ena. No que esta thread se transformou.

Custa-me um pouco a dizer isto, mas a ultima release do Fedora está bastante boa e a beta do 5 vai no bom caminho. É provavel que quando sair, vá parar ao meu computador principal.
Provavelmente vou ser flamado por dizer isto.

Quanto ao Ubuntu, é bem porreiro. Não tem a flexibilidade de outras distros, mas não é isso que muita gente procura num SO.


Speaking of which, não me sabes dizer outro mirror nacional da versão DVD do Slackware 10.2 além dos dois links no site deles ?

É que aquilo não me faz o download em condições, por qualquer motivo...:(
 
Back
Topo