Ubuntu: Starting a Revolution

O ubuntu não é menos capaz, simplesmente tem um objectivo claro (pelo menos inicialmente).
É uma distro com um desktop simples e "amigável".
Não tenta ser tudo de uma vez.

Não é um debian, com dezenas de cds de instalação e suporte para não sei quantas arquitecturas.
Não é um Gentoo, que não deve haver uma instalação igual à outra.
Nem mesmo um Red Hat, com os seus 5 cd's, repositorios e suporte de software comercial.

Claro que com modificações o Ubuntu pode ser tudo isto, mas existindo o Debian em que ela é baseada, é daquelas coisas que é capaz de não fazer muito sentido.
 
blastarr disse:
Speaking of which, não me sabes dizer outro mirror nacional da versão DVD do Slackware 10.2 além dos dois links no site deles ?

É que aquilo não me faz o download em condições, por qualquer motivo...:(

Slackware e Dvd na mesma frase. Ena, o progresso já chegou ao slack. :p (joking)

Não sabia que existia uma versão Dvd.

Onde sacava mais rapido era do ftp da cprm, mas parece estar em baixo. Tenta os das universidades.
 
Nemesis11 disse:
Slackware e Dvd na mesma frase. Ena, o progresso já chegou ao slack. :p (joking)

Não sabia que existia uma versão Dvd.

Onde sacava mais rapido era do ftp da cprm, mas parece estar em baixo. Tenta os das universidades.

Foram esses os primeiros (um deles da Universidade Nova de Lisboa, creio), lá terei de ir tentar a outro sítio.
Thank you, anyway :D

BTW, a versão DVD é "unofficial", daí a dificuldade em encontrar esta coisa... ;)
 
Última edição:
blastarr disse:
Foram esses os primeiros (um deles da Universidade Nova de Lisboa, creio), lá terei de ir tentar a outro sítio.
Thank you, anyway :D

BTW, a versão DVD é "unofficial", daí a dificuldade em encontrar esta coisa... ;)

http://deinix.dei.uc.pt/mirror/, ou (#2) ftp://ftp.di.uminho.pt/, ou (#3) http://darkstar.ist.utl.pt/, ou (#4) ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/, ou (#5) ftp://ftp.ua.pt/pub/gentoo, ou (#6) http://mirror.ncc.up.pt/, ou (#7) ftp://ftp.linux.pt, ou (#8) ftp://ftp.telepac.pt/

Força nisso :) n garanto k todos tenham...
 
Boas

Já que para quem quer dar 1a espreitadela pela 1ª vez a Linux, este ubuntu será uma boa escolha...mas tenho algumas questões ao ppl mais entendido :

- Como é em relação a drivers p placa gráfica, modem etc...?!

- Que PC é necessário como requesito minimo...?!

- A instalação tem algo de especial ou é ir escolhendo as opções (ubuntu)... ?!

- Dual boot será a melhor opção para experimentar, certo?
 
falco existem vários mas se me arranjares equivalente para este fico feliz
PSS/E da Siemens (Power System Simulator for Engineering)
Actualmente só tem versão Windows e Solaris. As versões Tru64 e AIX estão a ser descontinuadas.
 
O problema de eu não gostar de dual boot é simples. Se há algum problema para noobs como eu ficas sem nenhum deles. A rapaziada que domina diz-te já que se repara o grub e tal. Eu tenho que ver isto sempre da perspectiva do noob sem o background de muitos users.

Esse risco não existe. Em primeiro lugar porque os bootloaders usados pelo GNU/Linux são fiáveis, sem segundo lugar porque é facilimo remove-los, em terceiro lugar não é de agora que é possível reparar problemas com bootloaders sempre foi possível.




Para instalar programas no Ubuntu tens o Automatix (atenção que é download internacional).

É uma asneira usar isso.
Não utilizem software que não é suportado oficialmente pela distribuição ou que não esteja nos repositórios da distribuição, para além disso utilizar front-ends como synaptic não tem qualquer dificuldade por isso não se justifica utilizar coisas dessas principalmente porque não há garantias de suporte do software.




É um facto que conheço muito mal o SO linux,

Linux é um kernel não um sistema operativo, o nome do sistema operativo é GNU/Linux.


especialmente o mais recente (a ultima vez que fiz uma instalação de linux foi RedHat 4.7)...

Que não tem nada a ver com a realidade tecnológica de à 5 anos quanto mais com a realidade actual.





Dizeres que o linux traz-me a mim algo de util que o windows não o faz, já roça o "fanatismo"...

Não é! O GNU/Linux pode fazer coisas que o window$ não faz, isso é um facto irrefutável. Se queres usar essas capacidade, ou não isso é outra coisa.


Tens jogos (nunca disse que não tinha) mas os jogos do momento só tens em windows mesmo (ou nalguma consola)!

E os outros não prestam? Francamente... Mentalidade tipica dos gamers; só os jogos e o hardware mais recentes e com gráficos mais evoluidos é que prestam o resto é lixo. Desprezo essa mentalidade. Até parece que à anos atraz a malta não se divertia com outros tipos de jogos.




Já agora, se puderes, indica-me onde posso encontrar um software de mapas/itenerários com funcionamento de GPS para correr no linux... De preferencia de host nacional!

gpsbabel
gpstrans
gtktrain
routeplanner
gpsdrive
gpsman
etc...


Se por acaso alguem souber, se pudesse dizer como se repara o grub (presuponho k seja o selector do SO), que post aqui qualquer coisa...

Se tiver instalado na MBR (o que é o comportamente mais frequente), basta limpar a mbr, e instalar de novo (muito simples).
Para limpares a MBR podes usar o fdisk (comando: "fdisk /mbr") do DOS/window$, o dd para escrever a MBR com zeros (normalmente tem a consequência desagradável de perder a tabela de partições), ou usar o ms-sys (que é uma aplicação para GNU/Linux que escreve a MBR como se fosse o comando: fdisk /mbr). Claro que normalmente isto envolve utlizar uma diskete de arranque de DOS/window$, ou cd de instação do window$, ou um live cd de GNU/Linux, ou uma diskete de arranque de GNU/Linux. Parece complicado, mas é facil.




Já agora, se eu quiser k o windows arranque por default, como faço?

Simples! Ou utilizas um programa gráfico de configuração do GRUB, ou alteras a linha do ficheiro de configuração que define qual o sistema operativo que arranca por omissão (é só alterar o numero da entrada no ficheiro e não te esqueças que ele começa a contar no 0).





Mas tentares vir com essa da alternativa em Linux (ou outro software em qualquer plataforma) para Industrial Design, pá, revela alguma ignorância, sinceramente.

Talvez, mas provavelmente é tua. Se calhar és tu que não conheces as ferramentas que existem. Porque existem e são bons.



O Alias StudioTools é O standard em Design Industrial.

Não é um standard, porque standards são especificações definidas em documentos de entidades independentes.
Lá por ser muito usado, não prova que seja o melhor, ou que não hajam outros que possam fazer o mesmo. Por exemplo a BMW e a divisão de tecnologias espaciais da Alcatel, usam OpenCascade, em Portugal há mais de uma empresa que desenvolve soluções do genero (e se existem é porque alguém lhes paga). Por isso ao contrário do que estás a querer implicar com isso, é possível trabalhar utilizando outros softwares.

Já agora quanto custa isso mesmo? Achas mesmo que a maior parte das pequenas e médias empresas de pode dar ao luxo de comprar isso?





Quanto ao Ubuntu, é bem porreiro. Não tem a flexibilidade de outras distros, mas não é isso que muita gente procura num SO.

Não tem flexibilidade? Dá um exemplo.



Não é um debian, com dezenas de cds de instalação e suporte para não sei quantas arquitecturas.

Por acaso Ubuntu é Debian! Alias o repositório universe são os repositórios do Debian Sid na altura do lançamento da versão de Ubuntu em causa, ou seja, tem repositórios com mais de 16000 pacotes de software.

Não é um Gentoo, que não deve haver uma instalação igual à outra.

E o que é que te falta conseguir fazer no Ubuntu, que faças em Gentoo?


Nem mesmo um Red Hat, com os seus 5 cd's, repositorios e suporte de software comercial.
O que queres dizer com software comercial? Qualquer software que possa ser vendido, ou em relação ao qual se possa prestar serviços é comercial!




- Como é em relação a drivers p placa gráfica, modem etc...?!

A maior parte do hardware funciona sem problemas, mas depende do teu hardware especifico. Por isso sem mais informação não te podemos responder.



Que PC é necessário como requesito minimo...?!

Uma máquina com 128 MB corre a coisa, mas o melhor é mesmo 256 ou mais.


- A instalação tem algo de especial ou é ir escolhendo as opções (ubuntu)... ?!

Que queres dizer com algo de especial? Quais são os teus requesitos para a instalação?



- Dual boot será a melhor opção para experimentar, certo?

Para os primeiros contactos um live-cd chega, mas tem limitações porque não podes gravar configurações, etc... A instalação em dual boot é o melhor para experimentar e para te acostumares aos poucos às diferenças.




existem vários mas se me arranjares equivalente para este fico feliz
PSS/E da Siemens (Power System Simulator for Engineering)
Actualmente só tem versão Windows e Solaris. As versões Tru64 e AIX estão a ser descontinuadas.

Isso faz oquê? Porque pode não haver esse mas haver um que faça o mesmo.
 
Faz Power Flow, OPF (Optimum PF), análise de incidentes sejam equilibrados ou não, simulação dinâmica, cálculo de capacidade de trocas, equivalências de circuitos epá...
Tás a ver listar as funções do Photoshop?
O formato de dados do PSS/E é mais universal que o formato do IEEE portanto isso diz qq coisa acerca da quantidade de gente que usa o programa
O programa substituto também tem de ter uma função para usar scripts (o PSS/E actualmente usa Python) porque quando se trabalha com centenas de casos convém não dar em doido
Tb não pode ser um programa qualquer porque a qualidade dos algortimos de cálculo númerico é importante. Eu próprio programei um mini (mais micro) programa destes no técnico e se comesse com uma rede duns 6000 barramentos simpelsmente morria
 
falco, por favor, pára com estes testamentos :( Faz um quote a uma pessoa e responde a essa pessoa e ai por diante... Assim é muito cansativo ler!!!

falco disse:
...
Não é! O GNU/Linux pode fazer coisas que o window$ não faz, isso é um facto irrefutável. Se queres usar essas capacidade, ou não isso é outra coisa.
...
E os outros não prestam? Francamente... Mentalidade tipica dos gamers; só os jogos e o hardware mais recentes e com gráficos mais evoluidos é que prestam o resto é lixo. Desprezo essa mentalidade. Até parece que à anos atraz a malta não se divertia com outros tipos de jogos.
...
gpsbabel
gpstrans
gtktrain
routeplanner
gpsdrive
gpsman
etc...
...
Se tiver instalado na MBR (o que é o comportamente mais frequente), basta limpar a mbr, e instalar de novo (muito simples).
Para limpares a MBR podes usar o fdisk (comando: "fdisk /mbr") do DOS/window$, o dd para escrever a MBR com zeros (normalmente tem a consequência desagradável de perder a tabela de partições), ou usar o ms-sys (que é uma aplicação para GNU/Linux que escreve a MBR como se fosse o comando: fdisk /mbr). Claro que normalmente isto envolve utlizar uma diskete de arranque de DOS/window$, ou cd de instação do window$, ou um live cd de GNU/Linux, ou uma diskete de arranque de GNU/Linux. Parece complicado, mas é facil.

falco, desculpa lá, mas tu instalas software no teu PC que não utilizes? Lá porque pode fazer, não quer dizer que para mim o linux faça mais ou menos que o windows... Se o windows me faz aquilo que quero sem perder muito tempo, só uso linux sobre uma prespectiva de aprendizagem, curiosidade e conhecimento porque se posso fazer as coisas em 5m, não vou faze-las em 10m (tu possivelmente funcionarias ao contrário...)!

Ouviste-me a dizer que os outros jogos não prestam? Tu estás com uma mentalidade "one-way-only"... Se eu quero jogar 1 determinado jogo, não vou jogar outro :( Se me apetecer um café, não vou comer um gelado :confused:

Obrigado pelos nomes...tinha-te pedido também para me indicares sites nacionais onde pudesse reconher esse tipo de software...

Ou seja, com o CD do WinXP consigo fazer "fdisk /mbr" e assim apagar qualquer tipo de selector de arrranque e ficar com a minha instalação do windows intacta?
 
falco disse:
É uma asneira usar isso.
Não utilizem software que não é suportado oficialmente pela distribuição ou que não esteja nos repositórios da distribuição, para além disso utilizar front-ends como synaptic não tem qualquer dificuldade por isso não se justifica utilizar coisas dessas principalmente porque não há garantias de suporte do software.

E os outros não prestam? Francamente... Mentalidade tipica dos gamers; só os jogos e o hardware mais recentes e com gráficos mais evoluidos é que prestam o resto é lixo. Desprezo essa mentalidade. Até parece que à anos atraz a malta não se divertia com outros tipos de jogos.

Desculpa la mas nao posso concordar contigo nestes dois pontos...

O automatix e simplesmente um script que facilita a instalacao de certos programas. Nao ha garantias porque? :confused: O software vem todo do mesmo sitio excepto libraries e programas que o Ubuntu nao pode trazer nem no cd nem no repositorio oficial, tal como codecs da Microsoft, libraries para descodificacao CSS dos dvds, entre outros...

E se me apetecer compilar qualquer coisa que nao se encontra no repositorio? O aMSN, por exemplo, a ultima vez que vi nao tinha binarios recentes para Ubuntu/Debian... :)

O 2º ponto e pura questao de gosto como disse o Swimmer, e ha muito bons jogos recentes que correm em GNU/Linux apesar de serem a minoria.

E sim sei que ha alternativas e eu conheço-as, se quiser jogar Broken Sword corro o Scummvm em Linux, se quiser jogar Enemy Territory tenho um port nativo para Linux, se quiser jogar WoW tenho o cedega mas se quiser jogar Pro Evolution Soccer...boot para o windows. E como este dou-te N exemplos :P
 
souto disse:
com o cd do xp fazes FIXMBR e FIXBOOT e ta a andar.
com DOS fazes fdisk /mbr e ta novo.

cumps.

Desculpem lá tantas perguntas mas como rookie que sou em linux, não quero meter o pé na argola antes de tentar!!

Vou tentar colocar o linux (ubuntu 5.10) no portatil... para voltar ao velho windows, coloco o CD do windows em autorun no boot do pc? mas isso não me vai tentar reinstalar o windows?
 
SwimmerBoy disse:
Desculpem lá tantas perguntas mas como rookie que sou em linux, não quero meter o pé na argola antes de tentar!!

Vou tentar colocar o linux (ubuntu 5.10) no portatil... para voltar ao velho windows, coloco o CD do windows em autorun no boot do pc? mas isso não me vai tentar reinstalar o windows?

Nao, se arracares com o cd do Xp tens que ir depois a recovery console e metes la FIXMBR e FIXBOOT (acho eu)

Eu para fazer isso uso sempre uma disquete de arranque do velhinho win98 e depois fdisk /mbr ;)

Depois e so apagares a particao do Linux e esta pronto a receber windows outra vez
 
Última edição:
El_UnO disse:
Nao, se arracares com o cd do Xp tens que ir depois a recovery console e metes la FIXMBR e FIXBOOT (acho eu)

Eu para fazer isso uso sempre uma disquete de arranque do velhinho win98 e depois fdisk /mbr ;)

Pois, se alguem me conseguisse confirmar o que o El_UnO me disse, agradecia uma vez que o meu portatil não tem disquetes :(
 
falco:

Sabes o que é o Automatix?Não me parece.

Swimmer:
depois coloco aqui um link de como instalar em dual boot que encontrei ontem.
Penso que é exactamente como o El_Uno disse.
 
O software vem todo do mesmo sitio excepto libraries e programas que o Ubuntu nao pode trazer nem no cd nem no repositorio oficial, tal como codecs da Microsoft, libraries para descodificacao CSS dos dvds, entre outros...

Não se deve instalar nada que não esteja nos repositórios oficiais, é um risco, podes quebrar funcionamento do software ou mesmo do gestor de pacotes.


E se me apetecer compilar qualquer coisa que nao se encontra no repositorio? O aMSN, por exemplo, a ultima vez que vi nao tinha binarios recentes para Ubuntu/Debian...

Não o deves fazer! Não se deve utilizar software de fora dos repositórios oficiais.




E sim sei que ha alternativas e eu conheço-as, se quiser jogar Broken Sword corro o Scummvm em Linux, se quiser jogar Enemy Territory tenho um port nativo para Linux, se quiser jogar WoW tenho o cedega mas se quiser jogar Pro Evolution Soccer...boot para o windows. E como este dou-te N exemplos

Podem sempre jogar outros jogos.




Vou tentar colocar o linux (ubuntu 5.10) no portatil... para voltar ao velho windows, coloco o CD do windows em autorun no boot do pc? mas isso não me vai tentar reinstalar o windows?

Isso não é para voltar ao window$! É a apenas para remover o boot loader no caso de ele ter algum problema. Se não tiver problema podes sempre escolher entre um sistema e outro nas opções que o boot loader te mostra.



Isso vai contra o conceito de gestão de pacotes.
O gestor de pacotes não é apenas um software utilizado para facilitar a instalação de software, ele também serve para gerir dependências e evitar conflitos. No entanto o gestor de pacotes não é à prova de tudo, pacotes mal preparados podem causar problemas, a instalação de software a partir do código fonte inutiliza completamente a utilidade do gestor de pacotes para impedir conflitos. Por isso é preciso realizar certos processos na criação e testes dos pacotes, e quando falamos de pacotes criados por outros que não a distribuição não temos garantia que tenham sido realizados e por isso não temos garantia da estabilidade do software, nem da qualidade dos seus pacotes, nem da aplicação de patchs, nem que esses pacotes não entrem em conflito com futuras actualizações da distribuição, nem de outros problemas.

Há releases de Ubuntu de 6 em 6 meses, o que significa que se quisérem têm sempre software suficientemente actual. Se isso não vos chega então se calhar Ubuntu não é a distribuição para vocês, se calhar querem é um Debian Unstable, ou um Gentoo.
 
Back
Topo