"Canonical releasing an Ubuntu Tablet preview image for the Google Nexus tablet or similar hardware. This wouldn't be a huge surprise sincethey've been working on it for months" lol sim relamente à semelhança do Ubuntu Phone OS, se este for lançado para um Nexus não será de estranhar. Pode até ser coincidência mas se uma release destas ajude a melhorar o ubuntu desktop melhor ainda
Sim possivelmente será uma versão modificada do Ubuntu Touch (aka Ubuntu PhoneOS) para tablets do mesmo modo que o Android é ligeiramente diferente num tablet para um smarthphone, diferenças só visuais claro. Eles tem o 12.10 a correr num Nexus 7 e já mostraram como instalar nos Nexus do pessoal e até foi devido a isso que o 13.04 ficou com o boost de performance, mas sinceramente não acho que seja por ai que eles vão. Vocês estão sempre em cima do acontecimento! Vinha eu postar isto aqui e já estava aqui a noticia xD Cumps
Vamos lá ver o que sai daqui. O Unity já é relativamente touch friendly, mas também me parece que vão usar algo mais dedicado derivado do Ubuntu Phone. Já agora um vídeo antigo do Ubuntu num tablet da Dell: http://www.youtube.com/watch?v=nn3m09zkcbo
Já agora deixo aqui um filme do 13.04 a correr um PC com touchscreen. https://www.youtube.com/watch?v=Vp8_jetKEu8
Para quem tem dedos largos/grossos vai ser um martitio fechar janelas ou tabs lol, mas mesmo assim parece ser muito bacano. Eu não desgosto do Unity mas acho que é mais touch friendly que desktop friendly
Ai está ele: http://www.ubuntu.com/devices/tablet Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=h384z7Ph0gU&hd=1
Press: Phoronix - Ubuntu For Tablets Announcement A Let Down Engadget - Ubuntu for tablets revealed with split screen multi-tasking, preview for Nexus slates coming this week
Não percebi bem porque é que consideram isto um let down, até que tem bom aspecto. Se conseguir ser um OS estável e smooth, parece-me uma alternativa capaz.
Se leres o artigo com atenção vês que o que eles se queixaram foi do anúncio em si e não do que foi anunciado Basicamente não foi mostrado nada de importante e nem existem imagens disponíveis para testar.
É basicamente um anúncio no papel. Se lançarem na MWC compreende-se, se adiam mais tempo ai passa a lançamento no papel e isso não é muito bom.
Acho que a parte mais importante do video é a final. A de ter um telemóvel, que se transforma num tablet, que se pode transformar num PC. Isto é, acho que pode ser o primeiro sistema operativo que, num sistema único, faça a bridge entre estes três dispositivos. A microsoft tem o Windows 8, RT e phone. São os 3 diferentes. A apple, o IOS e o OSX. A Google, o Android e o ChromeOS. A Canonical pode ter apenas o Ubuntu para os três dispositivos, com interfaces diferentes em cada um, mas em que o sistema é único. Falta que apareça hardware para isso (imaginem um Padfone da Asus com Ubuntu....) e aceitação por parte dos consumidores para tal unificação. Continuo a achar que o futuro é a integração destes três dispositivos num só, com um sistema operativo único. Acho que o Ubuntu é a primeira a conseguir isso, mas isso não quer dizer que será a que terá maior sucesso.
A windows tem o 8 e o RT mas a diferença é que no RT apenas podes correr apps da store , no Unbutu tb so podes correr as apps de phone e as de desktop que forem convertidas para ARM (o que acaba por ser equivalente á store da windows) E fala-se que o windws blue poss vir a fazer a unificação. Mas está fixe ,tem varias influencias da Modern UI do windows a nivel de funcionalidades.. Era fixe que aparecesse uma versão para o meu BQ Edison...
O Windows RT é mais limitado a nível de apps que o Ubuntu ARM. Além disso, o Windows Phone é diferentes do Windows 8 e do RT. No Ubuntu tens o repositório igual ou quase igual ao x86 e podes compilar aplicações, além de poderes instalar uma aplicação que não esteja no repositório.
A parte final do vídeo é sinceramente a parte que abre mais água na boca. Apesar do OS em si ter um look bastante moderno e com bom gosto. No entanto, se virem bem o look do modo Desktop parece algo datado/diferente do modo Phone e Tablet. A Canonical tem que dar uma revisão no Desktop do Ubuntu para fazer um match mais perfeito com ambientes Phone e Tablet.