1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu Touch

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por nerds, 2 de Janeiro de 2013. (Respostas: 121; Visualizações: 13927)

  1. nerds

    nerds Power Member

    Última edição pelo moderador: 2 de Janeiro de 2013
  2. ObscureAngel

    ObscureAngel I quit My Job for Folding

    Eu achei muito interessante o que vi, no entanto ainda me faz um bocado confusão essa UI
    Parece me muito dependente tambem de ligação de internet o que me assusta ainda mais!

    No entanto gostei muito do que vi, e acredito que o ubuntu tomou uma boa decisão.
    Outra coisa que me assusta é decerto que muitas apps android não vão ver a luz do dia no ubuntu.
    Eu quero o NAVIGATION :(
     
  3. Camuflage

    Camuflage Power Member

    Isto é para esquecer. Só no final de 2013 contam ter alguma coisa, nessa altura já toda a concorrência será melhor... lançaram foguetes antes do tempo.
    Quem é pequeno tem que lançar algo bombástico e isso seria já um tablet ou um smartphone para ser comercializado dentro de dias.
     
  4. ObscureAngel

    ObscureAngel I quit My Job for Folding

    Não sei até que ponto será para esquecer, o ubuntu tem um mercado muito mais empresarial do que o android.

    Android é muito focado no entretimento
    Ubuntu é muito focado em desenvolvimento.

    Ok uma pessoa com telemovel não procura propriamente desenvolver, mas, aparenta ter ferramentas muito interessantes para controlar servidores e etc que corram ubuntu ou linux, o que na maior parte dos casos são linux.

    Não vejo tambem a necessidade de lançarem qualquer produto associado ao ubuntu, (telemoveis ou tablets), se conseguirem fazer com que se possa instalar facilmente de uma maneira ou de outro como um sistema operativo de desktop já é mel!

    Além demais do android parece que estagnou um bocado no desenvolvimento.
    O que vemos é a sair cada vez mais hardware bom e melhor.

    Seria interessante ver uma lufada de ar fresco e o ubuntu pode trazer isso
     
  5. Camuflage

    Camuflage Power Member

    Mais rápido o android lança uma nova versão com ideias tiradas deste vídeo, do que o Ubuntu arranja uma parceria...
     
  6. ObscureAngel

    ObscureAngel I quit My Job for Folding

    E o performance por estar a correr directamente com hw do telemovel?
    É que o android infelizmente usa java machine
     
  7. petersaints

    petersaints Power Member

    Usa espera aí. Usa nas apps... o sistema em si corre em cima do hardware e a JVM do Android é bastante optimizada para o efeito, a Dalvik VM. Além disso é possível desenvolver para Android nativamente para o hardware com o Android NDK (http://developer.android.com/tools/sdk/ndk/index.html). Claro que é um desenvolvimento mais difícil e normalmente só é utilizado em apps ou partes de apps que necessitam de performance, por exemplo jogos e codecs de vídeo, mas o acesso não está vedado.
     
  8. ObscureAngel

    ObscureAngel I quit My Job for Folding

  9. joaoventura

    joaoventura Power Member

    Interessa saber é as ferramentas para quem desenvolve aplicações.. O grande problema do Android e do iOs do ponto de vista de quem desenvolve aplicações é estarem bastante limitados a linguagens de programação específicas, e muitos programadores (eu incluo-me nesse rol) não estão para portar aplicações de umas linguagens para outras.

    Se os gajos do Ubuntu resolverem esse problema, i.e., permitir a programação usando várias linguagens, julgo que terão uma boa comunidade a desenvolver aplicações para este OS..

    Já se sabe que apostam em Qt e QML (à semelhança do que a Nokia estava a seguir com o Meego), e existem muitos bindings destas ferramentas para várias linguagens de programação.
     
  10. sEnte!

    sEnte! Power Member

    Do que vi do vídeo achei bastante interessante. Vão continuar com o Unity lol
    Agora a sério. Acho que isto pode vir a ser um SO com potencialidade.

    Li aqui que isto ainda vai demorar.
    Sinceramente não sei se vai demorar porque da maneira como o mercado é e a demanda que tem algumas features poderiam ser aproveitado pelos outros OSs (tendo em conta as suas especificidades claro) e nesse caso este SO seria apenas mais um para juntar 3 já existentes.

    Em termos de interface causa estranhesa mas é mesmo isso que é preciso. Se for mais do mesmo já se sabe como vai ser.
     
  11. ravager

    ravager Suspenso

    Confesso já que não gosto do menu de apps posicionado numa das laterais.
     
  12. ObscureAngel

    ObscureAngel I quit My Job for Folding

    4 OS sff :P
    Acho que já existe o firefox OS :P
     
  13. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    O que dizes não é verdade. Tens actualmente o mono a suportar todas as plataformas principais (Android/iOS/wp7/8) e com suporte bem bom em todas elas.

    Depois para coisas mais específicas tens por exemplo para jogos alguns engines multi-plataforma como unity, unigine, unreal engine, e afins.

    Depois tens sempre a alternativas html5 com o sencha e outros.

    Sinceramente actualmente já se está relativamente bem servido a esse nível. O problema aumenta mais com a entrada destes novos players no mercado que até estas ferramentas os suportarem vai levar tempo. Para além disso por norma só iniciam o desenvolvimento do suporte quando determinada plataforma começa a ser rentável - ou por patrocínio do promotor da plataforma ou por elevado número de users. Aqui entra-se um pouco na situação de pescada de rabo na boca e daí estar um pouco reticente do sucesso desta nova plataforma.
     
  14. sEnte!

    sEnte! Power Member

    Esqueci-me desse lol realmente já ouvi falar mas muito mas mesmo muito por alto.
    também não me parece que teve grande divulgação, mas posso estar enganado.


    Isto vai ser maioritariamente com Web apps? Se for assim é uma treta
     
  15. McFreak

    McFreak Banido

    Fundo branco, gajo a falar de forma pausada..... :facepalm: Parecia que estava a ver um video do Youtube a gozar com o Jony Ive.
    De resto, espero que seja um sucesso, quanto mais alternativas melhor.


    Está bem melhor no JB mas ainda no ICS era uma verdadeira miséria, com o GC a ser responsável por grande parte dos breaks que vemos nas aplicações
    (não sei como é que alguém conseguia usar um telemóvel pré-gingerbread onde nem havia GC parcial). Só a fazer debug é percebi de onde vinha tanto break nas aplicações....


    Se aplicação tiver relativamente bem feita não é dificil. Já migrei aplicações de iOS para Android e foi relativamente rápido, só havendo mais complexidade das migrações de UI que são mesmo MUITO diferentes. O "back-end" é como traduzir de português para espanhol.

    Linguagens são faceis de aprender, o problema são as frameworks.

    PS: Ok, o "back-end" não é só traduzir porque o iOS tem o CoreData que o Android não tem, o que torna a vida no Android bem mais complicada.
     
    Última edição: 2 de Janeiro de 2013
  16. Rexobias

    Rexobias Power Member

    “Different faces for the same environment (…)”

    Esta questão e aquela história dos Swipes para mudar de App já as vi algures ...

    Gostei bastante de quase tudo, mas houve algumas frases ditas de uma maneira bem discutível. Pessoalmente acho que é um risco usar frequentemente palavras como “First” e outros termos meio revolucionários … aos olhos de alguns pode ter o desejado efeito UAU, a outros pode descredibilizar totalmente o discurso.

    De qualquer maneira, é óptimo a presença de mais um player!

    Quanto às Apps, estou convencido que o futuro será todo Web. Desenvolve-se a App em tecnologias Web e depois é convertida para uma Hybrid App. Penso que é uma questão de tempo até isto se tornar cada vez mais frequente, e o aparecimento de cada vez mais sistemas diferentes justifica cada vez mais 1 desenvolvimento, várias plataformas.

    P.S: Coloquei aqui o mesmo comentário que tinha colocado na secção Telemóveis. Qual dos tópicos é o "oficial"?
     
  17. bseixas

    bseixas Power Member

    Na teoria achei quase tudo muito interessante (o interface lembra o Meego que a Nokia conseguiu enterrar antes de lançar o N9 sequer) excepto os requisitos em que ainda tinha esperança de ver um port para o Samsung H1 (800Mhz/256Mb RAM), na prática é esperar para ver.


    EDIT:



    @Rexobias

    Concordo contigo quando referes a forma como foi apresentado como sendo algo revolucionário/first é discutível, especialmente em relação ao Swipe e o ecossistema com interface idêntico entre as várias plataformas, mas é a forma como a coisa funciona e o melhor exemplo que me ocorre nessa prática são as apresantações da Apple. :D
     
    Última edição: 3 de Janeiro de 2013
  18. pack21

    pack21 Power Member

    Engraçado , sem ler os posts acima , quqndo olhei ontem para a UI do ubuntu, fez-me logo pensar no Meego que a Nokia deitou fora e que poderia estar neste momento bem implantado no mercado.


    Espero que corra bem.
     
  19. Excelente, peca por tardio !!!! Mas agora sim acho que temos um sistema à maneira! Já esperava por isto à muito tempo, para quem trabalha em redes isto é muito interessante mesmo. Venham eles!
     
  20. Gaugamela

    Gaugamela Power Member

    Vai ser um flop.
    Nada de parceiros, lançado no final do ano (dando imenso tempo á concorrência mais bem estabelecida de roubar as melhores ideias) e infelizmente o Jolla OS e principalmente o Tizen vão sair para o mercado primeiro.
    Até teria piada ver devices com isto mas se não têm nenhum aparelho nem parceiros estabelecidos não faz sentido uma apresentação com esta fanfarra para o público em geral.
     

Partilhar esta Página