Ubuntu Touch

Sim, mas isso é para um mercado de entusiastas. Que percentagem de pessoas que compram telemoveis estão dispostas a flashar o dispositivo com outro sistema operativos?

Repara, eu se tivesse um telemovel onde pudesse instalar o ubuntu, com uma dock e ter um computador completo, eu fazia, mas sei que a grande parte do mercado não o vai fazer.

Não estou a ver as grandes marcas a apostarem muito no Ubuntu Mobile. Não digo que não apareçam telemoveis com ele, mas serão poucos e terá uma pequena quota de mercado.

Dito isto, espero que esteja completamente enganado e que seja um enorme sucesso. Eu gostei do que foi mostrado.
 
Published on 8 Jan 2013
Ubuntu Phone OS First Look (CES 2013)

Aaron hits the floor at Pepcom's Digital Experience to bring you details on the recently announced Ubuntu platform for smartphones. While it's a plus to have additional options in the smartphone marketplace, we have to wonder if there is enough room to support another mobile operating system.

http://www.youtube.com/watch?v=3YId_dwE99U
 
Última edição:
Sim, mas isso é para um mercado de entusiastas. Que percentagem de pessoas que compram telemoveis estão dispostas a flashar o dispositivo com outro sistema operativos?

Repara, eu se tivesse um telemovel onde pudesse instalar o ubuntu, com uma dock e ter um computador completo, eu fazia, mas sei que a grande parte do mercado não o vai fazer.

Não estou a ver as grandes marcas a apostarem muito no Ubuntu Mobile. Não digo que não apareçam telemoveis com ele, mas serão poucos e terá uma pequena quota de mercado.

Dito isto, espero que esteja completamente enganado e que seja um enorme sucesso. Eu gostei do que foi mostrado.

O grande sucesso acho que vai depender da tal dock. Se a canonical até ao final do ano conseguir mostrar que um telemóvel pode-se tornar num pc completo, poderá levar ao sucesso do ubuntu phone os
 
A única opção que vejo e que é uma vantagem sobre o Windows Phone é conseguir-se instalar em telemóveis android.

Estou a pensar no cenário de nos equipamentos mais antigos o pessoal começar a instalar o Ubuntu para brincar um bocado e depois até gostar.
Por esse ponto de vista acho, que para já, a ROM também devia dar para o Nexus S (sem breaks claro, para isso o pessoal tem android).

Depois deste dispositivo ser descontinuado era uma excelente forma de "tocar" a Google.
 
O grande sucesso acho que vai depender da tal dock. Se a canonical até ao final do ano conseguir mostrar que um telemóvel pode-se tornar num pc completo, poderá levar ao sucesso do ubuntu phone os

Não me parece por duas razões:

1 - Já saíram produtos com dock, por exemplo o Atrix, e não tiveram qualquer sucesso.
Aqui há duas hipóteses. Ou o mercado não se interessa por essa possibilidade ou foram mal executados.
Eu espero que seja a segunda hipótese, mas não tenho a certeza.

2 - Ninguém corre ou conhece Ubuntu. A quota de mercado mundial do Ubuntu é ridiculamente baixa.
Mesmo dentro do mundo Linux, o Ubuntu (com Unity) é muito controverso. Há mesmo muita gente que não gosta dele (incluo-me neste grupo).


Eu espero estar completamente errado.
Eu adorava ter um telemovel que quanto telemovel, se comportasse como tal. Que depois desse para transformar em tablet e se comportasse como tal. Que depois desse para transformar em portatil ou mesmo desktop e tivesse o mesmo sistema operativo, mas com um Gui que fosse diferente, adaptado a esse uso.

Eu acho que esta ideia tem um enorme potencial. Um dispositivo que faz todas as funções. Com os mesmos programas e com integração total. Onde os dados do utilizador podem ser usados tanto num dispositivo pequeno, como num grande.

Só espero que não seja o único a adorar esta ideia. Não sei é se o mercado quer tal coisa e se o hardware e software está neste momento pronto para tal coisa.
 
E chega um vídeo directamento do CES
A apresentação do Ubuntu Phone OS
http://www.youtube.com/watch?v=RO7QbCqFY7Y&feature=player_embedded

Segundo as palavras do Shuttleworth parece que isto vai passar para além do telefone. Vai ser também um tablet e com uma dock um PC completo.

O que será importante agora é saber como é que as coisas vão ser geridas.

De qualquer maneira não sei que smartphone era aquele porque não ando muito dentro das novidades mas pareceu-me correr com bastante fluidez, tendo a resalvar um ponto ou outro mas de forma geral muito fluido.
 
Última edição:
Eu tenho um Iphone e muitos também. isto é bonito mas onde poderia comprar um phone ubuntu? Com a Apple e a Microsoft a comandar vai ser muito difícil. Em Portugal para conseguir comprar um computador com Linux é um martírio. Tudo que está à venda tem lá o símbolo do Windows ou Mac mas Linux raramente vejo. Impressoras, discos, toda a espécie de material que se precise vem tudo com os símbolos WIn ou MAc. Quando comprei um disco há um tempo atrás e vinha lá o símbolo Windows e Mac perguntei ao funcionário da loja se era compatível com Linux e ele foi logo buscar o gerente da loja que por sua vez foi ligar a uma outra loja para obter a resposta. Estou mesmo a ver o phone ubuntu a ter muitos problemas na hora de estar nas lojas. Há uns tempos atrás quando uma conhecida rede de lojas vendeu um netbook com ubuntu os ditos netbooks estavam colocados no fundo depois de todos os outros com Windows. Mas aplaudo o phone ubuntu que parece prático mas vê-lo cá em PT acho que vai ser impossível.
 
Acho que as pessoas mesmo assim têm mais abertura a sistemas operativos móveis novos do que a Desktop. Isto porque Desktop são usados para trabalhar e se a coisa não tem tudo como já conhecem começam a "panicar". Nos móveis até à bem pouco tempo cada marca tinha o seu OS e ninguém se queixava. O Android também surgiu do nada e é Linux based e conseguiu uma enorme quota de mercado. A questão é que agora já há alguma saturação e a Android já é famoso... e a maioria das pessoas hoje em dia quando pensa em smartphone ou é iPhone con iOS ou alguma outra marca com Android. No entanto, se a Canonical conseguir algumas boas parcerias e mostrar que o seus sistema é bem capaz e que oferece algo superior ao Android, até é capaz de se safar. Mas não vai ser fácil...
 
Eu tenho um Iphone e muitos também. isto é bonito mas onde poderia comprar um phone ubuntu? Com a Apple e a Microsoft a comandar vai ser muito difícil. Em Portugal para conseguir comprar um computador com Linux é um martírio. Tudo que está à venda tem lá o símbolo do Windows ou Mac mas Linux raramente vejo. Impressoras, discos, toda a espécie de material que se precise vem tudo com os símbolos WIn ou MAc. Quando comprei um disco há um tempo atrás e vinha lá o símbolo Windows e Mac perguntei ao funcionário da loja se era compatível com Linux e ele foi logo buscar o gerente da loja que por sua vez foi ligar a uma outra loja para obter a resposta. Estou mesmo a ver o phone ubuntu a ter muitos problemas na hora de estar nas lojas. Há uns tempos atrás quando uma conhecida rede de lojas vendeu um netbook com ubuntu os ditos netbooks estavam colocados no fundo depois de todos os outros com Windows. Mas aplaudo o phone ubuntu que parece prático mas vê-lo cá em PT acho que vai ser impossível.

A partir do momento em que o Linux é um S.O. livre, que qualquer um pode escolher a versão que quiser, e ter essa versão no seu pc, isso torna-se um não problema.
Isso só seria um problema a partir do momento em que o Linux passasse a ser um S.O. com fins comerciais. Não é, nunca foi e não é essa a linha de base que o sustenta.
 
A partir do momento em que o Linux é um S.O. livre, que qualquer um pode escolher a versão que quiser, e ter essa versão no seu pc, isso torna-se um não problema.
Isso só seria um problema a partir do momento em que o Linux passasse a ser um S.O. com fins comerciais. Não é, nunca foi e não é essa a linha de base que o sustenta.

sim, podes instalar posteriormente o linux em qualquer pc, mas estás a pagar desnecessariamente uma licença de windows que nunca vais usar
 
sim, podes instalar posteriormente o linux em qualquer pc, mas estás a pagar desnecessariamente uma licença de windows que nunca vais usar

Posso meter em dual-boot e usar os dois S.O.
Eu por acaso sei fazer isso mas mesmo que não soubesse, há quase sempre alguém nosso amigo ou conhecido que o sabe fazer. :)
 
Re: Ubuntu Phone OS

Posso meter em dual-boot e usar os dois S.O.
Eu por acaso sei fazer isso mas mesmo que não soubesse, há quase sempre alguém nosso amigo ou conhecido que o sabe fazer. :)

Hoje em dia toda a gente sabe fazer isso. O próprio menu de instalação de muitas distribuições faz isso quase automaticamente.

O que disseste até tem alguma razão de ser... então mas e se eu não quiser mesmo utilizar Windows? Se eu quiser apenas Linux? Vou pagar uma licença de Windows para não o usar e perder dinheiro com isso?
 
Hoje em dia toda a gente sabe fazer isso. O próprio menu de instalação de muitas distribuições faz isso quase automaticamente. O que disseste até tem alguma razão de ser... então mas e se eu não quiser mesmo utilizar Windows? Se eu quiser apenas Linux? Vou pagar uma licença de Windows para não o usar e perder dinheiro com isso?
Microsoft adora copiar o Linux em tudo . Daqui a uns tempos vai usar as ideias do ubuntu Phone mascaradas de Windows apps. Interessante a assinatura Avast. Há uns anos largos utilizei isso. Nos tempos em que ainda usava o Ruindows.
 
Re: Ubuntu Phone OS

Infelizmente a Adobe ainda não me fez o favor de criar uma Creative Suite para Linux, pelo que tenho que me sujeitar a ir ao Windows de vez em quando. E sejamos sinceros (e falo do meu computador) relativamente à performance de alguns programas da Adobe no Wine. É de fugir.
 
Microsoft adora copiar o Linux em tudo . Daqui a uns tempos vai usar as ideias do ubuntu Phone mascaradas de Windows apps. Interessante a assinatura Avast. Há uns anos largos utilizei isso. Nos tempos em que ainda usava o Ruindows.
vamos nao ser tapadinhos.. os swipe gestures do Ubuntu OS tb me pareces extremamente semelhante aos do Windows 8.. isto aqui funciona desta maneira: Funciona? Então usa!

se não só 1 sistema operativo podia funcionar com janelas por exemplo... ;)
 
Back
Topo