Ubuntu Touch

Isto está a ser feito para um nicho muito pequeno, tal como o Linux OS e as suas distros. Não é nenhuma novidade.

Hoje em dia (tem vindo a ser assim) o que torna um sistema operativo móvel forte é o número de apps conhecidas, de jogos, enfim, aquilo que cada um de nós consegue fazer com o smartphone. Por outras palavras, é a sua loja (store). Não penso que seja para esse campo, e para se bater com o Android e o Iphone que este Ubuntu OS phone esteja virado. A MS e a BB estão a fazê-lo e cada uma no seu nível de comprometimento, estão a ter as suas dificuldades.

Portanto, para aquelas pessoas que fazem questão de que o seu smartphone tenha as "melhores" apps e os "melhores" jogos (ou os mais comerciais) este Ubuntu OS Phone deve ser para esquecer. A grande vantagem, e pelo pouco interesse que vai despertar, comparando com os restantes SOs móveis (sobretudo Android e iOs), o Ubuntu OS phone vai certamente conseguir gabar-se de vir a ser o único sem receber vírus. E já não é nada mau... :D
 
Não concordo, não deve tardar muito a aparecerem milhares de aplicações para este sistema operativo, pelo menos se tivermos em conta o tamanho da comunidade linux.
 
Não concordo, não deve tardar muito a aparecerem milhares de aplicações para este sistema operativo, pelo menos se tivermos em conta o tamanho da comunidade linux.

Sim, milhares de aplicações. Quantos programas têm o Linux (repositório Debian/Ubuntu). Chega aos 40 mil? Sabes quantos apps/jogos tem a Google Play Store ou preciso de dizer-te?
Já ultrapassou 1 milhão. Nem vale a pena falar da store da Apple que já começa a perder distância para o Android, apesar de estar acima das 750 mil, se não me engano.

Será que existe comparação? E não esquecer que existe grande fragmentação na comunidade Linux, até o Ubuntu já anda a perder terreno. Existem centenas de distros de sabores diferentes baseadas em debian, Arch Linux, Gento, Mandriva, Slackware, etc

Se estiveres por dentro do "mundo" Linux não devo estar a dar-te nenhuma novidade.
 
Sim, milhares de aplicações. Quantos programas têm o Linux (repositório Debian/Ubuntu). Chega aos 40 mil? Sabes quantos apps/jogos tem a Google Play Store ou preciso de dizer-te?
Já ultrapassou 1 milhão. Nem vale a pena falar da store da Apple que já começa a perder distância para o Android, apesar de estar acima das 750 mil, se não me engano.

Será que existe comparação? E não esquecer que existe grande fragmentação na comunidade Linux, até o Ubuntu já anda a perder terreno. Existem centenas de distros de sabores diferentes baseadas em debian, Arch Linux, Gento, Mandriva, Slackware, etc

Se estiveres por dentro do "mundo" Linux não devo estar a dar-te nenhuma novidade.

sim mas isso é para o pc. Para telemóveis não tens essa fragmentação
 
sim mas isso é para o pc. Para telemóveis não tens essa fragmentação

Não sabemos isso ainda. Aliás. nem vale a pena estar aqui a tentar meter o Ubuntu OS Phone num pedestal que não lhe pertence e nem é a intenção dos seus autores que venha a pertencer. Dito por eles, nem foi por mim. O campeonato deste SO não é bater-se com o Android, Ios, whatever, estar a perder tempo com sistemas móveis que já levam anos e já têm mercados e utilizadores bem cimentados.

Este SO móvel visa a todos aqueles que não apreciam Android nem Ios, não precisam de stores imensas mas ao que mesmo tempo gostam da liberdade da customização (mexer ao gosto pessoal) que o SO Linux permite, tal como o Ubuntu OS Phone vai permitir.
 
Tambem não digo que vá ultrapassar os SO existentes mas para os entusiastas pode vir a ser um excelente SO temos de esperar para ver, agora condenar apartida acho precipitado, especialmente tratando-se de um SO que tem uma enorme comunidade por trás.

Com ou sem fragmentação "LINUX" veio para ficar, sempre achei que tendo em conta as capacidades dos smartphones actuais e dos tablets uma distro linux orientada para o universo móvel era ouro sobre azul e ai temos...
 
Última edição:
Este SO móvel visa a todos aqueles que não apreciam Android nem Ios, não precisam de stores imensas mas ao que mesmo tempo gostam da liberdade da customização (mexer ao gosto pessoal) que o SO Linux permite, tal como o Ubuntu OS Phone vai permitir.

O Ubuntu com o Unity, e provavelmente esta interface móvel, não é o melhor exemplo de customização. Se no Ubuntu Desktop ainda tens ambientes alternativos, no Ubuntu Phone acho que não vais ver shells alternativas à default durante muito tempo.

Por isso, pelo menos para mim, essa ideia de ser muito mais flexível e alterável do que o Android não pega.
 
Nao sei se alguém faz dual boot para isto depressa mas faz falta :-)

Estou curiosíssimo em experimentar mas nao quero abdicar do Android :-)
 
Canonical posting daily builds for plenty more Ubuntu Touch devices

After letting us lay our hands on Ubuntu Touch for the Nexus 10, Canonical is now providing daily builds for its mobile OS on a variety of flagship devices. At this point in its gestation, the software is strictly developer-only, but people are beavering away on getting it running on smartphones like the Galaxy S III, One X and Galaxy Nexus, as well as tablets like the Transformer Pad Infinity, Galaxy Tab 2 and Kindle Fire HD. If that doesn't make you wish that you'd paid more attention to that early programming class, then perhaps you haven't seen this clip from Bill'n'Mark.
http://www.engadget.com/2013/02/27/ubuntu-touch-daily-builds/

(o título do tópico entretando pode ser actualizado para Ubuntu Touch)
 
Boas,

Segundo percebi dos requisitos do ubuntu phone, um sony xpheria J não terá capacidade para o sistema operativo.
O xpheria j tráz um processador 1 Gz Cortex A5 e o requisito mínimo é um Cortex A9....

Gostava muito de poder instalar o ubuntu phone no meu futuro telemóvel por isso não queria comprar um com os requisitos errados.

Cumprimentos.
 
Boas,

Segundo percebi dos requisitos do ubuntu phone, um sony xpheria J não terá capacidade para o sistema operativo.
O xpheria j tráz um processador 1 Gz Cortex A5 e o requisito mínimo é um Cortex A9....

Gostava muito de poder instalar o ubuntu phone no meu futuro telemóvel por isso não queria comprar um com os requisitos errados.

Cumprimentos.

Não dá para esperares até o ubuntu phone sair? Assim tinhas a certeza que funcionaria
 
Já vi algumas versões para outros telemóveis e não são telemóveis de topo. Um exemplo disso é o Zte Blade 3, que já tem um port do Ubuntu do mesmo bacano que portou CM10 e CM10.1 para o Blade 3, coisa que também fez para o Blade 1 (vulgo Sapo a5/Optimus San Francisco).

Mas o melhor é mesmo esperares pois por agora ainda está muito verde!

Cumps
 
Back
Topo