[Ubuntu] Uns Problemaszinhos

PTByter

Power Member
Boas.
Tive o seguinte problema. Reiniciei o Computador a Balda, e agora diz me que tem de checkar o pc em linha de comandos e que preciso da password de root. Mas eu não sei qual é.
O que faço?

Outro Problema.
Tenho o Grub Bootloader como predefenido, mas gostava que fosse o do Windows XP, com o Ubuntu por baixo.

Que faço?


Ainda outro problema:
Bem...
http://winehq.org/site/download-deb
Eu faço todos os comandos na consola que ele diz, mas quandofaço o ultimo na consola ou no gestor de pacotes, aparece isto:

wine:
Depende: binfmt-support (>=1.1.2) but it is not installable
Depende: libaudio2 but it is not installable

O que é isto?

E Ainda outro...
Quando instalo plugins no firefox aparece:
"Cannot find Mozzila Plugin Gnash..."
Outra:
A instalar os codecs e o mesmo...
Que se passa?
 
Boas.

Indo por partes:

1) Esse teu problema de checar o PC em linha de comandos é no mínimo estranho. Usas o Festy ou o Gusty (se não percebes, 7.04 ou 7.10)?

2) Para usar o Windows como opção por defeito. Quando ele está a mostrar a lista de opções do GRUB conta começando por zero, tipo "zero, um, dois, três..." a opção do Windows. Esse número é para substituir <nº de opção> na instrução seguinte
Código:
gksu gedit /boot/grub/menu.lst
deves ter algo como isto:
Código:
# menu.lst - See: grub(8), info grub, update-grub(8)
#            grub-install(8), grub-floppy(8),
#            grub-md5-crypt, /usr/share/doc/grub
#            and /usr/share/doc/grub-doc/.

## default num
# Set the default entry to the entry number NUM. Numbering starts from 0, and
# the entry number 0 is the default if the command is not used.
#
# You can specify 'saved' instead of a number. In this case, the default entry
# is the entry saved with the command 'savedefault'.
# WARNING: If you are using dmraid do not use 'savedefault' or your
# array will desync and will not let you boot your system.
default       [COLOR=Red][B] <nº da opção>
[/B][/COLOR] 
## timeout sec
# Set a timeout, in SEC seconds, before automatically booting the default entry
# (normally the first entry defined).
timeout        10

## hiddenmenu
# Hides the menu by default (press ESC to see the menu)
#hiddenmenu
(...)
Fazes sair do gedit e dizes que queres gravar.

3) Já experimentaste fazer só
Código:
sudo aptitude install wine
? Comigo dá.

4) Esses teus últimos problemas devem ter todos algo em comum. Actualiza a árvore do apt:
Código:
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
. Se isto tiver algum problema ou tens algum problema com o APT ou os servers nacionais estão em baixo (no momento que eu estou a escrever este post não estão). Se derem erro, posta o output exacto do comando (copy + paste) com tags "code".
 
Última edição:
Mas pa fazer isso tenho de o iniciar certo?
7.10

Isso do wine nao deu, deu aquele erro que te disse!

Disseram me pa ver as tarefas e killar uma tal de gtranslate mas n havia.
Depois dissseram me que o meu Ubuntu tava passado e pa instalar outra vez :S
Que é isto?
 
Eu tambem tenho um problema com GRUB do meu ubuntu 7.10 ficou muito lento... como é que eu resolvo o problema...

Li algures que o pessoal que se queixa do GRUB lento é devido ao facto de ter dois sistemas de ficheiros diferentes (por exemplo, no home ter ext3 e no root ter reiserfs). Poderá ser disso.

De qualquer das maneiras, experimenta com o LILO.
 
Andas-te a instalar pacotes de debian?
Provavelmente o problema do Wine é esse mesmo. Desinsta-la o wine que instalas-te e instála-o pelo Synaptic ou mesmo na consola.
Quanto aos outros problemas são demasiado estranhos. Não andas-te a fazer asneira da grande com o sistema nem nada?
 
A conta de root no Ubuntu vem desabilitada/desactivada/lacrada dentro de um tumulo sagrado.
O que tu provavelmente queres é a pass para o sudo, que como disse o nuno_nunes, é igual à do utilizador. Sudo e Su são coisas diferentes :)
 
sistema - administração - utilizadores e grupo. Depois tens de escolher para lá o root e clicar em propriedades. Depois defines a password manualmente, apagas o que la esta e escreves a tua. Agora não sei ao certo porque estou num pc com ubuntu mas como é na faculdade não temos acesso a essas coisas.
 
eu tenho o ubuntu 6.10 e ao tentar instalar o g++ pede me o CD,apesar que eu estou ligado a net.Alguma maneira de o instalar sem isso acontecer?
 
Usares o search.
Curiosamente, ele diz para editares o /etc/apt.sources.list e comentares (#) das primeiras linhas que lá constam, e que referem o CD.
 
Antes do pc tar marado eu fiz isto:
sistema - administração - utilizadores e grupo. Depois tens de escolher para lá o root e clicar em propriedades. Depois defines a password manualmente, apagas o que la esta e escreves a tua. Agora não sei ao certo porque estou num pc com ubuntu mas como é na faculdade não temos acesso a essas coisas.

Mas dizia incorret login...
E se entrasse com a do admin dizia q o admin n dava pa entrar mas em modo Grafico.
 
Back
Topo