1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu vence concurso de segurança

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por InforMed, 31 de Março de 2008. (Respostas: 70; Visualizações: 4555)

  1. InforMed

    InforMed Power Member

    "Ubuntu vence concurso de segurança
    Num concurso de segurança no Canadá, um computador com o sistema operativo Ubuntu foi o único que conseguiu resistir aos ataques de hackers.

    O Ubuntu 7.10 foi o único sistema operativo que não foi “quebrado” ao longo dos três dias da competição realizada no Canadá. Vários especialistas de segurança informática tentaram ao longo de três dias descobrir falhas no Leopard, Vista e Ubuntu.

    Como noticiado aqui, um MacBook Air, com o Leopard OS X 10.5.2 instalado, foi o primeiro a “cair” nas mãos dos especialistas de segurança que participaram no concurso que se realizou em paralelo com a conferência CanSecWest.

    No dia seguinte, uma falha no Adobe Flash permitiu a Shane Macaulay explorar o Windows Vista Ultimate SP1. O hacker levou para casa um prémio de cinco mil dólares (cerca 3750 euros) e o portátil Fujitsu onde o Vista estava instalado."

    in Exame Informática Online

    http://exameinformatica.clix.pt/noticias/software/996829.html
     
  2. xupetas

    xupetas Banido

    :) LOL... *bsd :003:
     
  3. Morphine0225

    Morphine0225 Power Member

    Normalmente nesses concursos Linux destaca-se sempre... ;)

    Já á uns tempos houve um concurso para invadir um server e foi um gajo com um portátil que conseguiu invadir...O pessoal que tava com w1ndºws não teve sorte nenhuma!

    Cumps,
    Morphine0225
     
  4. Favas

    Favas Power Member

    A Microsoft comprou a Adobe? Não? Então porque é a Microsoft responsável pela vulnerabilidade, se fosse, seria ela a corrigir o problema.
    Acho estranho, pois segundo dizem só foi o Windows porque não há interesse em ser Linux, pois é provável o exploit ser bem sucedido correr nos 3.
    É esta avaliação que faço, com a info que tenho.


    @
     
  5. Snowman005

    Snowman005 I quit my job for Folding

    A minha questão é a seguinte.. O sistema operativo Ubuntu não terá sido o unico a resistir aos ataques por ser o "menos utilizado" digo eu.. e consequentemente o com menos falhas reconhecidas por parte destes hackers/especialistas de segurança informática .. ?!

    Isto poderá fazer algum sentido?
     
  6. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Não conheço as formas utilizadas nem os resultados de tal concurso.
    Mas deixa-me que te diga que para uma aplicação como o Adobe Flash 'estoirar' de tal forma que ganhas privilégios de administrador é porque o SO tem algum 'problema'. Ainda há pouco tempo se falou disso acerca de um bug no Kernel do Linux.

    Se as aplicações têm bugs, a responsabilidade é de quem as fabrica. Mas se esses bugs dão origem a falhas na segurança do sistema operativo, o problema é mais 'profundo'.
     
  7. bows

    bows Power Member

    Opah acho q isso q disses te nao faz mt sentido mas quem sou eu para " julgar " opah penso q foram testes feitos e c pessoas presentes a verificar, vem publicado numa revista, o ubuntu começa a ser das distros mais utilizadas se nao a mais...
    Na minha opiniao adqua se a imensos utilizadores, esses testes devem ter sido feitos a varios sistemas operativos, qt a segurança n sei, pq infelizmente n percebo mt disso.
    Mas fico satisfeito por esta noticia so vem realçar mais uma x o " poderoso " ubuntu :)
    Eu uso o 8.04 estou a espera da versao final, espero q a segurança seja a mm...
    Com esta noticia vai crescer imenso os utilizadores d ubuntu, q ja nao sao poucos.
     
  8. JTorres

    JTorres Power Member

    Ouvi agora mesmo na rádio sobre este concurso e que a apple tinha sido a 1ª a falhar em segurança.

    só nao falou foi da quebra na segurança no windows, pk a microsoft lhes deve ter pago.

    Ao menos podiam ter falado no ubuntu ou Linux que se aguentou até ao fim (segundo ja ouvi aqui falar). Já estou mesmo a ver que quem nao paga nao direito aparecer nas noticias (pelo lado positivo).

    Acho que se fosse a microsoft a ganhar passaria muitas vezes nas noticias.

    Nota: nao tenho nada contra esta empresa nem a quem usa os produtos desta.
     
    Última edição: 31 de Março de 2008
  9. Favas

    Favas Power Member

    Não tens mais nada em que pensar pois não?
    Se a Microsoft pagasse era para ter ficado em 1º, ainda por cima a Microsoft é patrocinadora da CanSecWest, que lançou este mesmo contest.

    Quanto ao contest, pronto, não à nada a dizer mais, Ubuntu FTW, só acho que os OS's deviam ser instalados out-of-box e assim postos à prova, sem programas adicionais, para as responsabilidades, como aconteceu, não serem para outras empresas, neste caso a Adobe.
    Para tudo ser mais justo as regras deveriam de ser outras, porque instalar um software que não faz parte do pacote do OS, que vem por ActiveX da net, que requer Admin Rights, bom.. acho é demais, e qualquer administrador sabe a responsabilidade desse disso.
    Entretanto o slack_guy got a good point e era o que devia acontecer.
     
  10. InforMed

    InforMed Power Member

    Em relação às dúvidas só digo uma coisa: Não me acredito que alguém soubesse como invadir o e não o tivesse feito! 5000 dólares dão jeito a qualquer um
     
  11. rj.rodrigues

    rj.rodrigues Power Member

    Noticia em inglês, mais completa

    @link
     
  12. bows

    bows Power Member

    Pessoal mas afinal, uma pergunta simples, é mais seguro o ubuntu ( linux ), ou qq outro sistema operativo da microsoft... Vista, xp etc
     
  13. esquiso

    esquiso Power Member

    Por favor, não comecem esta discussão.
    A thread é para comentar o facto do Ubuntu ter ganho o concurso de segurança, não para criar mais uma (já de si) infértil discussão Windows vs Linux vs Apple vs BSD vs whatever.

    Aviso dado.
     
  14. arpinacio

    arpinacio Power Member

    Também há que ter em conta o factor nome!

    É óbvio que num concurso onde se quer invadir algo ataca-se logo os grandes... daí que pense que se calhar o Ubuntu foi deixado assim um pouco de lado... digo eu...
     
  15. neonl

    neonl Banido

    A única coisa aqui em causa é que o Ubuntu, apesar de ser uma distro já com alguns facilitismos que podem (...) ser - eles próprios - falhas de segurança, é desses "participantes" no teste o mais fiel a um princípio que efectivamente o torna muito menos vulnerável.

    Não é, portanto, relevante se algum outro SO poderia eventualmente ter tido ainda melhor performance. Ainda que, provavelmente, pudesse acontecer.

    O que isto prova realmente é que (e eles só puseram sistemas user-friendly para poder tocar na sensibilidade das pessoas com menos conhecimento na matéria) se pode ter um sistema muito fácil de usar com "segurança à prova de bala". E isso é muito importante porque desperta o interesse das pessoas em ter sem pagar antivírus (nem quase nada, posto que o Ubuntu é um SO livre, gratuito e muito completo) e cenas do género os seus dados, e o funcionamento da máquina, muito seguros.
     
  16. jmpub

    jmpub Power Member

    Eu só aceito testes se fossem feitos assim:

    Entregavam um fresh instal de cada um, sem nada mais.. e testavam

    E depois entregavam tipo durantes uma mes ou ano, a pessoas "normais" para um uso diario em que tivessem de instalar as mesmas coisas (com as devidas diferenças) para uso pessoal, aqueles programas que muita gente instala..

    Depois testavam-nos novamente nesse estado, já de uso..

    Porque considero o seguinte:

    - eu uso o Mandriva Linux 2008.1, Vista Ultimate e Xp pro.. Gosto de todos e todos são bons. Mas venha quem vier, tem de se medir, tanto a facilidade de uso, como a percentagem de uso global, bem como então a segurança!
    Pois, um linux é seguro porque pouca gente "normal" o uso, e só uma minoria de mais experts ou entusiastas da informatica o usam..
    Basta ver que um considerado uma maravilha, mal começou a ter mais um pouco de espaço no mercado, o MacOx, apareceram logo uns virus.
    e neste caso afinal foi o pior.. Depois o vista foi atacado devido a uma falha de uma empresa que não a microsoft.. Se lá não estivesse o adobe não o teria sido devido àquela falha..

    Mas acho piada cairem logo em cima da microsoft, lol, é demais,..
     
  17. arconada

    arconada Power Member

    Ah ganda Ubuntu!!!
     
  18. firedrops

    firedrops Power Member

    sou só eu que acho que o Vista foi bastante robusto tendo em conta que se aguentou tanto tempo e só foi "vergado" com uma aplicação externa? fiquei surpreendido. não estou a ser apologista da Microsoft mas .....fica no ar :)
     
  19. rj.rodrigues

    rj.rodrigues Power Member

    Quem achar que o teste não é justo, está mt enganado, pois todos tiveram o mesmo tempo (o ubuntu até teve mais, pk ficou sozinho no final, por pouco tempo mas ficou).
    Quanto ao facto de as pessoas estarem menos familiarizados com o ubuntu tb é um pensamento errado, pois as pessoas que testaram neste concurso, eram de topo e certamente estavam familiarizadas com ele (provavelmente até é o de uso diario).
    O facto de ser o programa da adobe abrir uma fissura na segurança do windows tb n é desculpa, pois o SO é k devia estar prevenido para este problema, ou seja de facto há uma falha na segurança do SO.


    E + 1 coisa O Vista tinha a ultima actualização fresquinha de à poucas semanas enquanto que os outros não, e sendo assim até estava em vantagem.


    Portanto na minha opinião este teste é mais que válido

    ;)
     
    Última edição: 31 de Março de 2008
  20. LnxSlck

    LnxSlck Power Member

    Muitas das pessoas aqui falam que o Linux não é tão atacado, porque não é utilizado tanto como o Windows? Então e a maioria dos servidores da net correm o quê? Windows? Há quanto tempo está na internet, o linux em servidores?
    Por isso essa desculpa de não ser tão conhecido logo não ser tão atacado não faz sentido nenhum.

    E quanto à questão do concurso e da falha ser da Adobe ou da Microsoft, a questão é tão simples como eu explico ao meus alunos:

    Imaginem um camião que vai contra uma bicicleta, o que acontece à bicicleta?
    Fica toda destruída.
    Isso é o Linux.

    Agora imaginem a mesma situação mas onde uma bicicleta é capaz de destruir um camião.
    Isso é o Windows.

    Embora a vulnerabilidade, falha ou bug seja da Adobe, um bom sistema operativo tem que ter mecanismos, para que essa falha não se propague para além do espaço da aplicação.
     

Partilhar esta Página