Ubuntu vence concurso de segurança

A todos os que dizem que a culpa é da adobe:

Quando um programa é corrido por em modo não privilegiado e pede os privilégios ao SO, é o SO que os dá!

flash -> caro root (ou admin), não tenho privilégios mas... posso fazer malandrices???
root (ubuntu@contest) -> Não!
admin (Vista@contest) -> Cancel or Allow? Erh... pera, para ser "user friendly"... vá desta vez podes (mas não digas a ninguém)

Não estou a dizer que o Ubuntu seja perfeito, pois podia ter alguma falha que respondesse "com todo o gosto", só a mostrar que foram batidos e a culpa não é dos 3rd parties (se ainda tivesse sido por um driver de hw, provavelmente num ambiente Win, os únicos 3rd parties que _necessitariam_ correr em modo privilegiado).

NOTA: eu estou a admitir que a arquitectura do flash em Win e Linux são similares, i.e., não há nenhum serviço "flash" a correr, e que para implementar o cliente recorrem aos serviços/drivers do SO (em linux, eg, v4l,alsa,...; em win, directx)
 
Muitas das pessoas aqui falam que o Linux não é tão atacado, porque não é utilizado tanto como o Windows? Então e a maioria dos servidores da net correm o quê? Windows? Há quanto tempo está na internet, o linux em servidores?
Por isso essa desculpa de não ser tão conhecido logo não ser tão atacado não faz sentido nenhum.

E quanto à questão do concurso e da falha ser da Adobe ou da Microsoft, a questão é tão simples como eu explico ao meus alunos:

Imaginem um camião que vai contra uma bicicleta, o que acontece à bicicleta?
Fica toda destruída.
Isso é o Linux.

Agora imaginem a mesma situação mas onde uma bicicleta é capaz de destruir um camião.
Isso é o Windows.

Embora a vulnerabilidade, falha ou bug seja da Adobe, um bom sistema operativo tem que ter mecanismos, para que essa falha não se propague para além do espaço da aplicação.

OSX Leopard não é UNIX-compliant? Ahum.. pois..
 
Pelo que li da noticia em Inglês, os hackers dedicam-se logo à partida aos sistemas onde acham que vão ter uma taxa de sucesso mais elevada para ganharem os premios. Se eles proprios acham que o Ubuntu não vale muito a pena, por algum motivo será...
Eles fizeram os "trabalhos de casa" antes e o Ubuntu não foi o escolhido. Não quer dizer que não tenha falhas (tudo tem, acho eu), deve ter é bem menos....

:p:p
 
Nao é de valer a pena... eles " tentaram " e foi sem duvida o mais estavel ! e isso nao é assim como dizes q treinam ja em casa e n sei que... aquilo deve ter alguem a ver, e a " comandar " a ver s de facto esta a ser feito tudo aquilo para testar o sistema... nao s ganha assim o dinheiro sem mais nem menos, dcp la ! Mas vamos em frente, pq atraz vem gente ! Continuem a melhorar cada x mais o ubuntu, pq so tenho coisas boas a dizer !
 
nunca se pode dizer que um sistema é totalmente seguro, porque não é!
neste caso o resultado foi imparcial, porque, as máquinas deveriam ser iguais, o que não foi o caso (e quem é que não quer levar um MacBook Air para casa?)
 
nunca se pode dizer que um sistema é totalmente seguro, porque não é!
neste caso o resultado foi imparcial, porque, as máquinas deveriam ser iguais, o que não foi o caso (e quem é que não quer levar um MacBook Air para casa?)

Tipo sendo assim o ubuntu estaria prejudicado, visto k o Vaio em questão onde o ubuntu foi testado custa mais de 2000€ e o MacBook Air custa 1700€ (se for o 1.6) logo ganhavas mais pelo ubuntu :p


;)
 
Hey pessoal o/ Tirem as palas sff

Falam falam e... ninguém lê nada.

Ia agora mesmo postar essa regra, assim como o Vista caiu com esse bug do Flash o Ubuntu também cairia, se não existisse essa regra no concurso.

E depois OS X, não caiu em 2 minutos mas sim em 1 dia e 2 minutos, o primeiro dia era ataque puro e duro à máquina, invasão do sistema, TODOS os SO em concurso resistiram ao ataque, no segundo dia era ataque via web, teste aos browsers e programas de email, depois é que se testava outro tipo de aplicações. O OS X caiu devido a um bug no Safari, o Vista a um bug no Flash e como existe aquela regra o Ubuntu não caiu, porque senão era o próximo da lista.
 
Tuaregue:
assim como o Vista caiu com esse bug do Flash o Ubuntu também cairia, se não existisse essa regra no concurso.
Isso pode não ser verdade. Não conheces o bug em causa nem o impacto na segurança do sistema operativo. O Kernel do Windows não é igual ao Kernel do Linux.
 
Ia agora mesmo postar essa regra, assim como o Vista caiu com esse bug do Flash o Ubuntu também cairia, se não existisse essa regra no concurso.

E depois OS X, não caiu em 2 minutos mas sim em 1 dia e 2 minutos, o primeiro dia era ataque puro e duro à máquina, invasão do sistema, TODOS os SO em concurso resistiram ao ataque, no segundo dia era ataque via web, teste aos browsers e programas de email, depois é que se testava outro tipo de aplicações. O OS X caiu devido a um bug no Safari, o Vista a um bug no Flash e como existe aquela regra o Ubuntu não caiu, porque senão era o próximo da lista.

Yep, o Ubuntu caia logo a seguir, possivelmente ... Calhou bem, assim.
 
Se o Vista caiu com esse bug, era bem provável que o Ubuntu caísse também. Mas como já disseram têm Kernel's diferentes, logo não sabemos se cairia com o mesmo bug.
 
Isso pode não ser verdade. Não conheces o bug em causa nem o impacto na segurança do sistema operativo. O Kernel do Windows não é igual ao Kernel do Linux.
Da mesma maneira como pode ser verdade.

Falhas em aplicações 3rd party mainstream que comprometem o resto do sistema são o pão nosso de cada dia (vide firefox, etc).

A única coisa a retirar desta "prova" é que não existem SOs inerentemente inseguros.
 
Esta noticia só vem mais uma vez demonstrar que o Ubuntu tanto como outra qualquer distro Linux são sistemas estáveis e seguros. Não podemos dizer que o Ubuntu foi o único que resistiu porque é o menos conhecido, porque é mentira, é verdade que muita gente já conhece o Ubuntu, e além disso muitos dos servidores correm Linux, ou seja a maior parte dos ackers se interessa em ackear sistemas que não tem utilidade como o meu pc, e o teu. O sei objectivo é ackear um servidor de uma organização para lhe conseguir "roubar" dados. E colocando a notícia nestes pontos, é completamente diferente, porque entao afinal o LInux é um sistema dos mais usados...logo não se podem queixar de não conhecimento do Ubuntu.

Já agora fiquei decepcionado com o Leopard OS X 10.5.2, tinha uma idea que eram sistemas tambem muito seguros, afinal estava enganado....


Ps: Usem Linux.....
 
Mas é uma aplicação necessária (para muita gente), e que pelos vistos põe em causa a segurança do sistema.

Não é necessário, tens muita mais gente a usar o Firefox que o Safari em Mac, mas por outro lado o historial de falhas de segurança do Safari já vem de longe, e basta ver o exemplo do iPhone. Deviam rever isso urgentemente ...
 
Back
Topo