ubuntu vs debian

grafo

Folding Member
olá de novo. desculpem o tópico, parece um bocado tótó, mas eu nunca chegei bem a perceber a diferença do ubuntu para o debian. o debian já não é user-friendly que chegue? há sites que dizem o ubuntu é mais rápido - nao so no boot - que o debian... vale a pena instalar o debian? ou vale mais a pena instalar o ubuntu e remover o que não se quer? porque é que nao e compactiveis o debian - é o que diz aqui http://polishlinux.org/linux/ubuntu/ -, apesar de ambos usarem o synaptic?
será o debian mais configuravel e optimizavel?
já agora, ate que ponto é o ubuntu baseado no debian?
obrigado
 
Última edição:
olá de novo. desculpem o tópico, parece um bocado tótó, mas eu nunca chegei bem a perceber a diferença do ubuntu para o debian. o debian já não é user-friendly que chegue? há sites que dizem o ubuntu é mais rápido - nao so no boot - que o debian... vale a pena instalar o debian? ou vale mais a pena instalar o ubuntu e remover o que não se quer? porque é que nao e compactiveis o debian - é o que diz aqui http://polishlinux.org/linux/ubuntu/ -, apesar de ambos usarem o synaptic?
será o debian mais configuravel e optimizavel?
já agora, ate que ponto é o ubuntu baseado no debian?
obrigado

O ubuntu é o debian, mas actualizado e com montes de patches ... Simples ...
 
é preciso perceber que por baixo do capot debian, ubuntu, slackware, suse, etc, etc é tudo a mesma coisa..... gnu/linux.

as diferenças que existem podem existir a dois niveis:

i) nos patches e modificações do kernel;
ii) nos pacotes de software (programas) que acompanham cada distro;

a selecçao é feita por quem desenvolve a distro e que a procura adaptar a um fim especifico (correr num servidor, correr num desktop, correr em live cd, correr em sistemas antigos, etc, etc).

tecnicamente, é possivel a cada utilizador transformar uma distro noutra.... nada o impede.

no caso do debian e ubuntu há q perceber q a filosofia dos desenvolvedores da debian permite, encoraja e facilita que outros, não so contribuam para a distro, como desenvolvam distros diferentes baseadas no trabalho feito pela debian. nao é por acaso q existem tantas distros baseadas na debian (ubuntu, mepis, kurumin, etc).

a questão da incompatibilidade em alguns pacotes tem a ver com a utilização, pelo ubuntu, de algumas bibliotecas (dependencias) modificadas relativamente às utilizadas pela debian. isto faz com que os pacotes que utilizam essas bibliotecas tenham de ser tambem diferentes. por vezes essa diferença é tal que origina incompatibilidades.

o que é melhor? debian ou ubuntu?

isso depende de cada caso.
eu utilizo ubuntu no meu laptop e no meu desktop.
já no servidor ca de casa corro debian.

por uma razao muito simples.... preguiça. axo mais facil configurar um desktop ao meu gosto a partir do ubuntu e um servidor ao meu gosto a partir de um debian. obviamente nada impede o debian de ser utilizado em desktops e o ubuntu em servidores.
 
desculpem la, mas so uma coisa, como é que se formata um dvdrw no windows? eu formatei com o cd burner xp pro 3 - os nomes dos progs para linux sao bem melhores - e isto diz que o disco nao ta vazio com o mesmo programa qd tento gravar a imagem do ubuntu... :S
o que faço? :O
 
Olá! Sem querer fugir muito ao tema principal, Sabayon não é baseado em debian pois não ? Tenho ideia que seja Gentoo ... Se for, qual o melhor: Ubuntu ou Sabayon ? Nada de servidor... só um SO para correr vários apps ao mesmo tempo e que tenha a linha da net sempre puxada ao máximo .... vai ser esse o uso que vou dar a este PC. Obrigado e peço desculpa por fugir um bocado ao tema.
Cumps.
 
e vale a pena instalar ubuntu em vez do debian?
quando sai a versao estavel do 7.0.4?

Ubuntu is an ancient African word meaning "I can't configure Debian" :D

Falando a sério, acho que o lothar_m já disse tudo. Eu prefiro o Debian pois é mais flexível e entendo-me melhor com ele mas é uma questão de preferência. Experimenta um e outro e vê qual gostas mais, é a melhor maneira :)
 
Olá! Sem querer fugir muito ao tema principal, Sabayon não é baseado em debian pois não ? Tenho ideia que seja Gentoo ... Se for, qual o melhor: Ubuntu ou Sabayon ? Nada de servidor... só um SO para correr vários apps ao mesmo tempo e que tenha a linha da net sempre puxada ao máximo .... vai ser esse o uso que vou dar a este PC. Obrigado e peço desculpa por fugir um bocado ao tema.
Cumps.

tens aki perto 1 topico que diz claramente Sabayon = gentoo based. :zzz:

Já pouco tenho a acrescentar ao já bem referido pelo lothar_m, debian é o código mais puro possivel (explicando d1 maneira grossa) e com montes de ferramentas, mas sem ambiente X :)
A melhor base, e isto se vê pelo sucesso das baseadas nesta.
É tdo 1 questão de gostos, conhecimentos e disponibilidade.
 
pa, eu tenho aqui o sabayon linux instalado.. vale a pena tentares.. eu pessoalmente achei que tinha mt software instalado e, logo nao se pode usar o emerge para qz nada que te vai demorar anos... mas se qiseres instalar com o dvd e correr e mexer em nada tá optimo.
 
Esta partiu td... LOLAO... os patches antes de chegarem ao ubunto já andaram q tempos pelo debian unstable

Deves estar a gozar, só pode ... Ou então fizes-te de conta que não percebes-te ... Isso são os patches óbvios, dude, que vêm do Debian, mas e as centenas (milhares?) de patches e drivers que são metidos em cima pela equipa do Ubuntu?

Segundo a tua lógica, o Ubuntu e o Debian não tinham diferença absolutamente nenhuma, e tu sabes que isso é mentira. O Debian não vem com uma única linha de código que não seja livre, o Ubuntu vem carregadinho delas ...

Palavras de alguém que por acaso é o responsável pelo Ubuntu:
We try to merge with Debian Unstable (a.k.a. Sid) every six months

Palavras ainda mais relevantes de que não entendes-te bem a coisa:
For example, we have an automatic patch publisher that shows Debian maintainers what patches for their packages are available for Ubuntu. It couldn't be easier for DDs to decide which patches they want, and which they don't. And frankly, it's a lot easier for us if they DO take them, but we can't force that. Many of the patches only make sense in Ubuntu. As a side benefit, these patches are also available for Gentoo, Red Hat, Linspire (yes, really) and Suse. And we know they check 'em out and use some of them, which is cool.

E não é ubunto, é UbuntU ;)
 
Última edição:
Deves estar a gozar, só pode ... Ou então fizes-te de conta que não percebes-te ... Isso são os patches óbvios, dude, que vêm do Debian, mas e as centenas (milhares?) de patches e drivers que são metidos em cima pela equipa do Ubuntu?

Segundo a tua lógica, o Ubuntu e o Debian não tinham diferença absolutamente nenhuma, e tu sabes que isso é mentira. O Debian não vem com uma única linha de código que não seja livre, o Ubuntu vem carregadinho delas ...

Palavras de alguém que por acaso é o responsável pelo Ubuntu:


Palavras ainda mais relevantes de que não entendes-te bem a coisa:


E não é ubunto, é UbuntU ;)

O ubuntu é um bastardo de uma coisa chamada progeny que existiu durante o boom das .com... procura na net e ves que tenho razão no que digo :)
 
1) openSUSE usa RPMs, que sao uma bela bosta.
2) não gosto de usar coisas que sei que apenas são usadas para desenvolver coisas pagas, pois é obvio que o trabalho vai todo para as versoes pagas.
 
não, pela minha lógica, o que é bom é o que é opensource, grátis, e cujas pessoas que desenvolvem não tão apenas interessadas nos outros projectos para ganhar dinheiro :)
ex: debian - é de borla e não há nenhum debian versao paga, logo quem o desenvolve está totalmente virado para o sistema que queremos usar...
 
1) openSUSE usa RPMs, que sao uma bela bosta.
2) não gosto de usar coisas que sei que apenas são usadas para desenvolver coisas pagas, pois é obvio que o trabalho vai todo para as versoes pagas.

rpm's são tão bons ou tão más (dependendo do ponto de vista e objectivo final) como qualquer outro sistema baseado em binarios pré-compilados (como debian).
 
regra geral, os sistemas com RPMs têm todos problemas com o package managemente, e os outros não... a excepcao de um ou outro - PLD é dos únicos.
 
Back
Topo