1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ubuntu vs debian

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por grafo, 10 de Abril de 2007. (Respostas: 105; Visualizações: 9987)

  1. grafo

    grafo Folding Member

    olá de novo. desculpem o tópico, parece um bocado tótó, mas eu nunca chegei bem a perceber a diferença do ubuntu para o debian. o debian já não é user-friendly que chegue? há sites que dizem o ubuntu é mais rápido - nao so no boot - que o debian... vale a pena instalar o debian? ou vale mais a pena instalar o ubuntu e remover o que não se quer? porque é que nao e compactiveis o debian - é o que diz aqui http://polishlinux.org/linux/ubuntu/ -, apesar de ambos usarem o synaptic?
    será o debian mais configuravel e optimizavel?
    já agora, ate que ponto é o ubuntu baseado no debian?
    obrigado
     
    Última edição: 10 de Abril de 2007
  2. ruimoura

    ruimoura Power Member

    O ubuntu é o debian, mas actualizado e com montes de patches ... Simples ...
     
  3. grafo

    grafo Folding Member

    e vale a pena instalar ubuntu em vez do debian?
    quando sai a versao estavel do 7.0.4?
     
  4. lothar_m

    lothar_m Power Member

    é preciso perceber que por baixo do capot debian, ubuntu, slackware, suse, etc, etc é tudo a mesma coisa..... gnu/linux.

    as diferenças que existem podem existir a dois niveis:

    i) nos patches e modificações do kernel;
    ii) nos pacotes de software (programas) que acompanham cada distro;

    a selecçao é feita por quem desenvolve a distro e que a procura adaptar a um fim especifico (correr num servidor, correr num desktop, correr em live cd, correr em sistemas antigos, etc, etc).

    tecnicamente, é possivel a cada utilizador transformar uma distro noutra.... nada o impede.

    no caso do debian e ubuntu há q perceber q a filosofia dos desenvolvedores da debian permite, encoraja e facilita que outros, não so contribuam para a distro, como desenvolvam distros diferentes baseadas no trabalho feito pela debian. nao é por acaso q existem tantas distros baseadas na debian (ubuntu, mepis, kurumin, etc).

    a questão da incompatibilidade em alguns pacotes tem a ver com a utilização, pelo ubuntu, de algumas bibliotecas (dependencias) modificadas relativamente às utilizadas pela debian. isto faz com que os pacotes que utilizam essas bibliotecas tenham de ser tambem diferentes. por vezes essa diferença é tal que origina incompatibilidades.

    o que é melhor? debian ou ubuntu?

    isso depende de cada caso.
    eu utilizo ubuntu no meu laptop e no meu desktop.
    já no servidor ca de casa corro debian.

    por uma razao muito simples.... preguiça. axo mais facil configurar um desktop ao meu gosto a partir do ubuntu e um servidor ao meu gosto a partir de um debian. obviamente nada impede o debian de ser utilizado em desktops e o ubuntu em servidores.
     
  5. grafo

    grafo Folding Member

    desculpem la, mas so uma coisa, como é que se formata um dvdrw no windows? eu formatei com o cd burner xp pro 3 - os nomes dos progs para linux sao bem melhores - e isto diz que o disco nao ta vazio com o mesmo programa qd tento gravar a imagem do ubuntu... :S
    o que faço? :O
     
  6. DanK

    DanK Power Member

    Olá! Sem querer fugir muito ao tema principal, Sabayon não é baseado em debian pois não ? Tenho ideia que seja Gentoo ... Se for, qual o melhor: Ubuntu ou Sabayon ? Nada de servidor... só um SO para correr vários apps ao mesmo tempo e que tenha a linha da net sempre puxada ao máximo .... vai ser esse o uso que vou dar a este PC. Obrigado e peço desculpa por fugir um bocado ao tema.
    Cumps.
     
  7. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Ubuntu is an ancient African word meaning "I can't configure Debian" :D

    Falando a sério, acho que o lothar_m já disse tudo. Eu prefiro o Debian pois é mais flexível e entendo-me melhor com ele mas é uma questão de preferência. Experimenta um e outro e vê qual gostas mais, é a melhor maneira :)
     
  8. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    tens aki perto 1 topico que diz claramente Sabayon = gentoo based. :zzz:

    Já pouco tenho a acrescentar ao já bem referido pelo lothar_m, debian é o código mais puro possivel (explicando d1 maneira grossa) e com montes de ferramentas, mas sem ambiente X :)
    A melhor base, e isto se vê pelo sucesso das baseadas nesta.
    É tdo 1 questão de gostos, conhecimentos e disponibilidade.
     
  9. Barata

    Barata I folded Myself

    Oh malta, o Ubuntu 6.10 é boa escolha?

    Obrigado.
     
  10. grafo

    grafo Folding Member

    pa, eu tenho aqui o sabayon linux instalado.. vale a pena tentares.. eu pessoalmente achei que tinha mt software instalado e, logo nao se pode usar o emerge para qz nada que te vai demorar anos... mas se qiseres instalar com o dvd e correr e mexer em nada tá optimo.
     
  11. xupetas

    xupetas Banido

    Esta partiu td... LOLAO... os patches antes de chegarem ao ubunto já andaram q tempos pelo debian unstable
     
  12. xupetas

    xupetas Banido

    gosto mais do suse
     
  13. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Deves estar a gozar, só pode ... Ou então fizes-te de conta que não percebes-te ... Isso são os patches óbvios, dude, que vêm do Debian, mas e as centenas (milhares?) de patches e drivers que são metidos em cima pela equipa do Ubuntu?

    Segundo a tua lógica, o Ubuntu e o Debian não tinham diferença absolutamente nenhuma, e tu sabes que isso é mentira. O Debian não vem com uma única linha de código que não seja livre, o Ubuntu vem carregadinho delas ...

    Palavras de alguém que por acaso é o responsável pelo Ubuntu:
    Palavras ainda mais relevantes de que não entendes-te bem a coisa:
    E não é ubunto, é UbuntU ;)
     
    Última edição: 11 de Abril de 2007
  14. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Mais uma vez, testa e ve se gostas :007: O linux é isso mesmo, a distro à necessidade do user.
     
  15. xupetas

    xupetas Banido

    O ubuntu é um bastardo de uma coisa chamada progeny que existiu durante o boom das .com... procura na net e ves que tenho razão no que digo :)
     
  16. grafo

    grafo Folding Member

    1) openSUSE usa RPMs, que sao uma bela bosta.
    2) não gosto de usar coisas que sei que apenas são usadas para desenvolver coisas pagas, pois é obvio que o trabalho vai todo para as versoes pagas.
     
  17. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Então pela tua lógica, só é bom o que é pago?
     
  18. grafo

    grafo Folding Member

    não, pela minha lógica, o que é bom é o que é opensource, grátis, e cujas pessoas que desenvolvem não tão apenas interessadas nos outros projectos para ganhar dinheiro :)
    ex: debian - é de borla e não há nenhum debian versao paga, logo quem o desenvolve está totalmente virado para o sistema que queremos usar...
     
  19. spastikman

    spastikman Banido

    rpm's são tão bons ou tão más (dependendo do ponto de vista e objectivo final) como qualquer outro sistema baseado em binarios pré-compilados (como debian).
     
  20. grafo

    grafo Folding Member

    regra geral, os sistemas com RPMs têm todos problemas com o package managemente, e os outros não... a excepcao de um ou outro - PLD é dos únicos.
     

Partilhar esta Página